Sobre tocar musicas eruditas =)

    Autor Mensagem
    Mulambojr.
    Veterano
    # mai/12


    Galera =D
    Eu estou com algumas dúvidas aqui, e queria que, por favor, alguem me ajudasse com elas :), la vai:

    1ª Para tocar violão clássico o que é necessário saber? A pergunta é meio vaga, então falarei o que eu sei: Campo Harmônico, Escala Maior e Menor, Postura do violão e da mão direita, Formula de Compasso, e Leitura da pauta. Isso eu aprendi com um professor, porem agora não posso mais seguir com as aulas, então, o que mais eu preciso saber, que eu consiga aprender pela net (ja tenho noção clara de intervalos) para conseguir tocar musicas desse estilo?

    2ª As músicas eruditas, num geral, seguem algum padrão de harmonia? Quero dizer... hm... Vivaldi, por exemplo, e compositores como ele, pensavam em Campo Harmônico Maior, Menor, em suas composições? Ou era modal? (Se sim, terei que aprender modos :/)

    3ª Qualquer obra fica boa se transcrita para o violão? Vocês conhecem algum site com partituras confiaveis para mim?

    Grato.

    WebTiago
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Mulambojr.
    Tudo isso é essencial para tocar, principalmente a postura do violão e das técnicas da mão direita e esquerda. Procure comprar o método Iniciação ao Violão de Henrique Pinto, volume I e II, é um bom método sem a necessidade de um professor. Se quiser me deixe um recado com seu email que eu te passo esses métodos.

    3ª Qualquer obra fica boa se transcrita para o violão? Vocês conhecem algum site com partituras confiaveis para mim?
    Na minha opinião sim, desde que saiba usar essa transcrição, tem que ser bem feita. Uma introdução de um teclado, por exemplo, é fácil retirar, claro dependendo da dificuldade.

    Abraços

    WebTiago
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Mulambojr.
    Esqueci de mencionar outro método: Harmonia e Improvisação de Almir Chediak.

    Mulambojr.
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Mais ninguem? :(

    kiki
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Mulambojr.
    1ª Para tocar violão clássico o que é necessário saber? A pergunta é meio vaga, então falarei o que eu sei: Campo Harmônico, Escala Maior e Menor, Postura do violão e da mão direita, Formula de Compasso, e Leitura da pauta.
    precisa bem mais que isso.
    no mínimo, ser fluente em leitura de partitura, pra começar a estudar.

    então, o que mais eu preciso saber, que eu consiga aprender pela net (ja tenho noção clara de intervalos) para conseguir tocar musicas desse estilo?
    um bom passo é conseguir pesquisar por conta própria o que precisa saber.
    um autodidata não pergunta e fica esperando, ele procura.

    2ª As músicas eruditas, num geral, seguem algum padrão de harmonia? Quero dizer... hm... Vivaldi, por exemplo, e compositores como ele, pensavam em Campo Harmônico Maior, Menor, em suas composições? Ou era modal? (Se sim, terei que aprender modos :/)
    é beeeeem mais complicado que isso.

    Mulambojr.
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    kiki

    Ta... eu sei que eu tenho que procurar, mas... procurar o que cara?
    Não da pra mim começar por algo sem saber por onde D:

    kiki
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Mulambojr.
    comece lendo os topicos fixos do fórum de violao:

    【FIXO】 Violão Erudito - Dicas de Métodos, Links, Apostilas, Iniciantes
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/114827/

    【FIXO】 Sites para Estudo do Violão
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/201696/

    shami
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Mulambojr.
    Então, rapaz. Eu considero complicado aprender sozinho violão erudito porque você vai encontrar vários problemas no caminho, principalmente quanto a postura.
    Primeiro que não é só botar o violão sobre a perna esquerda e sair tocando. Há todo um processo de adaptação e posicionamento quanto as mãos, coluna e também os braços. Logo, não sabendo a maneira correta para cada situação, você vai gerar força desnecessária, causando dificuldade ao tocar, dores e por aí vai.
    Essa questão de tonal e modal varia para cada estilo, por exemplo:
    No Renascimento, a característica é a música modal. Já no Classicismo, é tonal.
    Recomendo pra você, antes de pegar o violão e sair tocando, procure ler sobre a história da música, intérpretes e compositores.
    Você precisa ter disciplina ao estudo. Não adianta tocar por 30 minutos seguidos exercícios de ligados descendentes. Com isso, você vai ferrar com a sua mão.
    Um dos segredos do violão é a postura, certamente.
    Pra ser sincero contigo, toco há seis anos e ainda tenho dificuldades com pestana. Por quê? Porque aprendi sozinho, sem a devida orientação. O truque é o posicionamento e não a força, e isso serve para mais finitas coisas do violão.
    E te falo também, que para corrigir isso posteriormente, é muito pior do que aprender o certo já. Você terá que reaprender a tocar. Você pode até tocar bem mesmo, mas isso será por pouco tempo. Procure pelo Andrés Segovia, John Williams e Julian Bream. Observe posturo, interpretação, etc.
    Procure também os estudos do Fernando Sor, Mateo Carcassi e Julio Sagreras. Considero legais, se você já tem noções de toque.

    Mulambojr.
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    kiki

    Irei ler =)

    shami

    Verei os caras ali e vou ver tambem no youtube alguns videos sobre postura cara, acha que adianta?

    Valeu

    shami
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: shami
    · votar


    Mulambojr.
    É o que eu disse. Tu pode errado, mas muito bem... mas aí tem as consequências.


    Assista todos.
    kkkk

    segundo melo
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    rapaz e so treinar partitura ter uma boa postura e ter muita paciencia ajuda muito na questao da postura e dos solos

    dom de Deus
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    shami


    vídeo muito interessante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre tocar musicas eruditas =)