Mudança de tom e capotrstre

    Autor Mensagem
    GuilhermeCler
    Veterano
    # fev/12


    Olá, pessoal!
    Esse é meu primeiro tópico aqui no fórum e acho que minha dúvida é simples, mas estou tendo um pouco de dificuldade nela.
    Comecei a tocar violão há dois meses, sem professor. Não sabia quase nada mesmo. Nunca tive um violão, mas meu irmão tocava e eu acabei aprendendo alguns acordes com ele, mas foi só isso.

    A dúvida é a seguinte:
    Como tocar uma música que a versão original usa capotraste sem ter um capotraste?

    Exemplo: a música Stuck In A Moment You Can't Get Out Of, do U2 (aqui o link com a cifra).

    Pela lógica, o capotraste na segunda casa está aumentando a tonalidade da música em 1 tom, ou seja, se o tom da música é D, com o capotraste na segunda casa o tom seria E, certo?

    Então, seguindo essa linha de raciocínio, para tocar a música sem um capotraste eu deveria remover o capotraste da cifra (diminuir 1 tom) e alterar o tom para E (aumentar 1 tom). Mas acontece que se eu faço isso, o som não soa muito bem utilizando as formas "tradicionais" dos acordes, pelo menos para mim.

    Gostaria de saber se existe alguma "regra" ou algo do tipo para fazer essa mudança de tom. Talvez tocar os acordes com uma forma mais perto do corpo do violão, não sei...

    Desculpa por ter me prolongado muito em meu texto.
    Grato desde já.

    GuilhermeCler
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Peço desculpas também pela falta de atenção na hora de escrever o título do tópico... Escrevi "capotrstre" em vez de "capotraste"...

    jmarcuscf
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: jmarcuscf
    · votar


    então cara, cada casa aumenta meio tom
    então a tonalidade original do violão é E então a musica com capo realmente fica em D pois sobe 2 casas
    o capo é usado para ficar acordes mais faceis, por exemplo a forma do acorde E (mi maior) com capo na primeira casa na realidade seria um F (fá maior) simplificado

    jmarcuscf
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    vou fazer a conversão dos acordes aqui para você tocar essa musica do U2 sem capo
    no lugar de D voce faz E
    no lugar de D9/F# -- E9/Ab
    no lugar de G -- A
    no lugar de A5(9) -- B5(9)
    no lugar de Bm -- C#m
    no lugar de E -- F#
    no lugar de A#º -- Cº
    no lugar de C9 -- D9
    no lugar de Em -- F#m
    é isso
    obs: estas informações sempre estão embaixo do desenho do acorde com pestana.

    GuilhermeCler
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    o capo é usado para ficar acordes mais faceis, por exemplo a forma do acorde E (mi maior) com capo na primeira casa na realidade seria um F (fá maior) simplificado
    Bem, pelo que li até hoje, a verdadeira função do capotraste é aumentar a tonalidade da música sem precisar alterar a forma dos acordes.

    Agora, quanto essa conversão de acordes, eu até consigo fazer (o próprio site também faz), mas a minha dúvida mesmo é quanto ao som que os acordes vão produzir, mais especificamente, um som que se pareça com o som da versão original. Exemplo: o acorde D (Ré maior) se torna E (Mi maior) com o uso do capotraste na segunda casa. Mas se eu toco o acorde de E sem o capotraste, o som produzido não fica parecido com o som do E com forma de D com o uso do capotraste, entende?

    jmarcuscf
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    sim, isso é normal fica diferente msm
    você pode faze um capotraste com uma caneta/lapis e uns elasticos
    poem assim no youtube "como fazer um capotraste", tem varios videos mostrando como fazer

    Vi Giovanetti
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Tipo uma coisa só errado, cada casa aumenta meio tom e n um tom.
    Só isso seque o conselho da galera q num tem segredo n.
    Abrass

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Quando você sobe um tom com Abraçadeira notas abertas como Sol ficam diferentes...... é isso?

    At0mic0
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Pra soar igual sem o capo, só você fazendo os acordes no mesmo formato que seriam com o capo, ou seja, fazendo a pestana. Alguns acabam ficando dificeis.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Alex guitar man

    Quando você sobe um tom com Abraçadeira notas abertas como Sol ficam diferentes...... é isso?

    O shape do acorde (formato) continua igual, porém a cada casa que vai pra frente aumenta meio tom.

    Então se vc bota o capo na casa 1, o formato do G continua igual, mas na verdade vc vai tar fazendo um G#.

    Abs

    amador_ssa
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: amador_ssa
    · votar


    GuilhermeCler

    eu toco o acorde de E sem o capotraste, o som produzido não fica parecido com o som do E com forma de D com o uso do capotraste, entende?

    Entendo. Você mesmo perguntou e respondeu. Não vai ficar 100% igual porque com o capo você vai pegar ele mais agudo... Os acordes que ficam iguais mesmo são os acordes com pestana, que você "transporta" na mesma forma, so muda a casa, e ainda assim as vezes não soa tão cristalino por dificuldades em fazer pestanas em casas mais distantes.

    Tem músicas que são com o capotraste mas quando não tenho um capo, prefiro não mudar de tom, tocando no mesmo formato, so que sem o capo. Não fica tão fiel, mas as vezes você mudar de tom fica pior. Tem uma outra opção também que eu ja fiz. Eu usava meu próprio dedo indicador como capo, ja fiz um E no formato de D usando meu dedo indicador como "capo" rs, é mais complicado, ainda mais pra você que ta começando, so aconselho se ja souber tocar normal e de preferencia em violão de nylon senão vai acabar com seu dedo.

    dom de Deus
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    GuilhermeCler


    "capotrstre eu leio tão correndo que só percebi depois que tú falou.

    GuilhermeCler
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    amador_ssa
    Tem músicas que são com o capotraste mas quando não tenho um capo, prefiro não mudar de tom, tocando no mesmo formato, so que sem o capo.

    Mas nesse caso você "volta" com os dedos para as casas iniciais, né? Porque fazer um acorde com a forma do G a partir da quarta casa soa um pouco estranho...
    Eu também pensei em manter o formato dos acordes, mas diminuir um tom da música. Parece que o som fica mais parecido.

    amador_ssa
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    GuilhermeCler

    É isso mesmo que voce pensou. Bom som aew

    lolCrazy
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Galera, bom dia!
    Então procurei e não achei, então para não criar um tópico só pra essa pergunta, vou ressuscitar esse aqui mesmo! quem puder me ajudar, obrigado!
    La vai a pergunta:

    Quando eu altero o tom de uma musica como eu escolho o acorde entre as minhas duas opções? por exemplo: Se eu to em C e quero aumentar meio tom eu uso C# ou Db? isso no braço faz diferença né... eu to estudando teoria sozinho já entendo algumas coisas mas isso eu não achei em nenhum lugar? tem haver com aqueles acordes específicos de cada nota?

    amador_ssa
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    lolCrazy

    Brother, por acaso vc quer saber se ao aumentar meio tom de C, vc deve escolher C# ou Db? Se for isso, é o seguinte. C# e Db é a mesma coisa, representa a mesma nota, o mesmo acorde. Vc pode chama-lo tanto de C# como de Db. Veja a relação de igualdade:

    C# = Db
    D# = Eb
    E não tem sustenido, logo F não tem bemol
    F# = Gb
    G# = Ab
    A# = Bb
    B não tem sustenido, logo C não tem bemol.

    Isso vale tb para os acordes menores, tipo C#m = Dbm. Uma vez perguntei aqui no fórum sobre o porquê de existir duas nomenclaturas para a mesma coisa. Me responderam, tem lógica, mas agora eu esqueci o porquê rsrs

    Vc pode aprender sozinho, não desista! O resultado demora mais, mas aparece. Eu e muitos outros aprenderam sozinhos. Boa música!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/14
    · votar


    lolCrazy

    Como nosso amigo amador_ssa já disse C# e Db soam iguais, são "tecnicamente" a mesma coisa.

    Então porque nomes diferentes? Cara, vou te explicar de forma simples e não "técnica" mas que funciona, ok? Pense que o # ou b, indicam a direção, o sentido, a orientação da linha melódica ou harmônica:

    # é usado, normalmente, para subir, para cima: C, C#, D...
    b indica, comumente, a descida, para baixo: D, Db, C...

    Então, entre um Sol com pestana na 3a casa e um Lá com pestana na 5a casa (acordes com mesmo desenho de formação), temos um G# ao subir, e Ab ao descer, mas ambos são iguais, tanto no desenho como no som.

    Capicce?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mudança de tom e capotrstre