Cordas: mudança anormal de timbre

    Autor Mensagem
    Zuricow
    Veterano
    # jan/09


    Fala Galera! Primeiro topico no forum de violão!

    Seguinte, toco violão ha bastante tempo, mas começei a tocar guitarra ja a 2 anos. Meu violão já estava com as cordas velhas e muito macias e flexiveis, e a diferença de tensão ao tocar o violão e a guita era irritante.

    O Meu violão eh um Condor de estudo, do mais simplezinho possivel acho q custou uns 200 reais na epoca mas quebra um galhão.
    Enfim, usava cordas D'addario nele comuns tensão media, so que, em busca de uma mais forte, comprei uma D'addario Pro Arté que diz ser Extra Hard Tension.

    A tensão melhorou, ficou um pouco mais duro e pra min, mais confortável de tocar. Só que o timbre tenho achado meio estranho. Principalmente nas cordas mais grossas ouço um timbre mais estalado, mais metálico, como se fosse um violão de aço. É como se os Graves não soassem direito e saissem meio abafados.

    Gostaria de saber se posso melhorar de algum modo (regulando o tensor), ou se é relativo a construção do violão msm essa estranha aceitação à cordas mais pesadas, ou se é o timbre das cordas.

    Philipi
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Zuricow
    É assim mesmo cordas pesadas são para sons mais pesados.
    Não mecha no tensor que não tem nada a ver, o tensor só serve para desentoratar o braço qdo o violão estiver muito duro outrastejando, de resto não mecha no tensor que só vai piorar a sua situação.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Bem, Condor não é exatamente um primor de violão... É bacaninha, mas não dá pra esperar de um instrumento que custa menos de 10% que um violonista profissional usa tenha o timbre mais refinado do mundo.

    As cordas D'Addario têm essa peculiaridade de, nas primeiras horas de uso, terem um som metálico, pontudo e agressivo. Como cordas de tensão maior tendem a ser mais estridentes e metálicas, essa característica fica mais exagerada. Experimente se após umas 20 horas de estudo o som fica do jeito que você gosta.

    Se não ficar, vamos experimentar outra marca. Hannabach ou Augustine podem ficar mais no seu gosto. O modelo de alta tensão da Augustine se chama Regals Blue, e na Hannabach é high tension mesmo, como na D'Addario. Se você acha D'Addario muito estridente, fuja de Savarez, de qualquer corda Titanium e de cordas de carbono.

    Se nem isso der jeito, pode ser que o violão esteja desregulado. Sua mensagem dá a entender que você tem o hábito de regular a sua guitarra e deve ter tentado fazer o mesmo com o violão. Uma guitarra é feita pro usuário ser capaz de regulá-la, já o violão é construído de outra forma. Se você andou mexendo no violão, principalmente no rastilho, talvez seja melhor levá-lo para um luthier regular antes mesmo de testar uma corda diferente.

    Zuricow
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Alvaro Henrique
    Brigadão pela resposta, ja vi que voce eh entendido no assunto nesse forum. Rapaz, num cheguei a tentar mecher no violão não aliás, tenho mo medo de fazer essas coisas inclusive na guitarra.

    O négocio eh que eu não desgostei de todo desse timbre que ficou, apenas queria mais um pouco de graves no som. Estou esperando mais um pouco, quem sabe não melhora, demora um pouco pras cordas se acomodarem, de fato: ainda estou tendo que afiná-lo varias vezes.
    Então vejo que é uma questão de timbre das cordas ou do violão, por enquanto vou deixar assim msm, se eu sentir que não vai dar certo, procurarei outra marca, ou outro violão.

    Na verdade já que falou em Augustine, meu irmão comprou um jogo dessa marca no dia que comprei as minhas, e sincemente, mesmo no violão Takamine dele de 1000 e poucos reais, achei o timbre meio fraco. Como se fosse mono, meio xoxo, sem vida.
    Entre eles ainda prefiro a Pro arté, mas sobre essa Hannabach, vou pesquisar mais a respeito.

    Muito Obrigado! Abraços!

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Alvaro Henrique
    · votar


    Tá, pelo visto você quer mais profundidade nos graves, então... Experimente a Hannabach 728 Custom Made Series. Ligue pras lojas antes de sair de casa, pois não é uma corda tão comum de encontrar no mercado. Ou já compre na internet de uma vez.

    Por outro lado, precisa ser tensão extra-alta mesmo? Os baixos, quando estão sob maior tensão, ficam com menos profundidade, menos "tenebrosos". Por que não uma tensãozinha menor? Ou combinar baixos de tensão normal ou baixa com primas de tensão extra-alta?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas: mudança anormal de timbre