Violão com tampo empenado bem onde fica o cavalete :@

    Autor Mensagem
    SteveJR
    Veterano
    # fev/12


    Meu violão, um Hofma HMF250, mesmo cuidando muito bem dele, empenou o tampo em S bem onde fica o cavalete ( vide foto), creio que por que onde moro e muito quente e meu quarto onde ele fica é um forno durante a tarde :/ , gostaria de saber o que poderia fazer para contornar isso e se da para arrumar.

    Foto: http://i.imgur.com/5EknO.jpg

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    SteveJR
    Leva num luthier. Não creio que uma colagem caseira vá durar muito ou ficar numa qualidade bacana.

    slow134
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    SteveJR

    Tbm acredito que uma colagem caseira não vá resolver muito, provavelmente vai colar só na hora, depois que tiver com a tensão das cordas ele vai descolar..

    Leve num luthier, acho que é preciso retirar o cavalete reformar os pinos de sustentação, colar, colocar aquele pregadores pra ele se fixar e depois voltar com as cordas.. ok?

    Abraço

    Leonardo Ribeiro
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Leonardo Ribeiro
    · votar


    Caramba o.O, acho que ai só levando no luthier mesmo...

    Você usava encordoamento com calibre exagerado cara?

    SteveJR
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Encordamento de fabrica, no caso o cavalete não deslocou, só entortou junto acompanhando o tampo q deu uma empenada sinistra levantando as cordas. :/

    O foda é achar luthier aqui por perto, mas vou ver se encontro e aproveito e faço uns ajustes e troco o rastilhos por de osso.

    Obrigado a todos.

    Mas alguma sugestão?

    LeandroAfram
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Eu acho que o problema deve ser da fábrica, prq comprei um Hofma YE220 para meu pai e o cavalete tá empenado tbm. As cordas estão altas e muito duro pra tocar,.. acho que vamos ter que instalar um cordal nele.

    Sapopemba
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Para quem não pode levar a um luthier, um cordal é barato e pode ser instalado por quem tem o mínimo de habilidade manual, basta saber parafusar. Pode não ficar bonito, mas fazer o quê...

    Um vídeo ensinando a instalar: http://www.youtube.com/watch?v=ZX_LCPgaCzs

    GuiCCRE
    Membro
    # fev/14
    · votar


    SteveJR
    Desculpa ressucitar o topico, mas que fim deu o seu violao? consertou isto ou trocou de violao? abrss

    Dr LOHBU
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Meu Hofma tambem ta com esse mesmo problema, deve ser a marca, ainda acho o som melhor que o do Dallas, mas, to loco pra resolver isso!

    Alex guitar man
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    Dr LOHBU
    Isso acontece sempre quando se põe aço em violão de nylon, mas quando não.. é triste.

    --corrigido--

    MMI
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Alex guitar man


    é triste, aconselho vocês colocarem uma ponte como essa:

    Eu já diria para nunca fazer isso. É outro tipo de ponte, outro som, muda as características, enfim, é uma gambiarra que não rola. O jeito é mandar para um bom luthier e ver se dá certo de arrumar, mantendo a característica. Isso aí é ponte de archtop ou no máximo violão gypsy, que tem outras características de construção e sonoridade.

    Em resumo, conserta isso ou compra outro, uma ponte dessa não é aconselhável.

    Alex guitar man
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    MMI

    Tem toda a razão, o timbre muda sim, no meu caso, pra melhor, mas cada caso é um caso e o meu melhor pode não ser o melhor dele não é mesmo kkkk

    Mas ja que você cutucou um espaço vago na minha caixinha onde guardo meu conhecimento, você pode me falar mais sobre o uso dessa ponte e sobre esses violões? É um tipo especial de violões?

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/14 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Alex guitar man: Isso acontece sempre quando se põe aço em violão de nylon, mas quando não.. é triste.

    Nem sempre... Saca minha atualização do review do Tagima Jumbo Tuner:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/238191/

    :(

    MMI
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Alex guitar man

    Um dos caras mais famosos que popularizou as gipsy guitars foi Django Reinhardt, um dos grandes mestres do jazz, francês de cultura cigana (gypsy), podendo-se dizer que o pai do gypsy jazz. Vale a pena conhecer o que fez esse gênio...

    As Gypsy Guitars podemos dizer que são violões diferentes, em formato e construção, popularizadas pelo Django Reinhardt, de origem européia. Existem diferentes versões, com diferentes formatos, aberturas, mas normalmente tem o cordal. Acabou sendo um tipo de violão de menor sucesso e bem menos conhecido, já que se popularizaram os modelos de nylon espanhóis e os americanos de aço, inventados pela Martin e Gibson, que todo mundo conhece - na verdade, o modelo jumbo da Gibson é bem conhecido, o modelo archtop menos, mas ainda bem mais famoso que os gypsy.

    Para você entender a questão da ponte... Vamos dividir a vibração das cordas basicamente em 2 formas, uma longitudinal a elas onde as cordas só puxam e esticam o violão e outra do movimento transversal a elas, o deslocamento lateral. Se você pensar numa ponte de um violão de aço comum, tipo um jumbo ou dreadnought, as cordas são fixadas no meio do tampo, o que faz que toda a vibração da corda seja aproveitada e transmitida para o tampo. O tampo é submetido a muito mais força e vibração, por isso o bracing é feito com base nesse parâmetro, inclusive a Martin um tipo de bracing para isso, numa época que o bracing era feitos como nos violões de nylon atuais, na época eram catgut.

    A Gibson fez as archtops com o parallel bracing ou X-bracing, que é basicamente isso aqui. O X-bracing dá mais graves, faz uma entonação diferente. Elas usam cordas e ponte móvel, que é apenas apoiada sobre o tampo e fixada pela pressão das cordas. Dá para entender que a vibração das cordas age de forma diferente no tampo, já que a ponte só transmite a vibração lateral, a vibração longitudinal vai para o cordal e é bem mais rígida. Isso se traduz por uma sonoridade diferente, menor sustain, diferente tensão nas cordas.

    Nas gipsy guitars, geralmente usam o cordal que funciona da mesma forma que nas archtops. Só que geralmente o bracing delas é simples, paralelo e transversal, , já que nem tem muito problema de tensão, é muito mais para uma distribuição rápida da vibração para as laterais do tampo.

    Conheci um gringo, Mike Burdette, que formou uma dupla com outro gringo, onde ele toca uma gypsy guitar e o outro cara um mandolin F-Style, onde basicamente tocam chorinho brasileiro com essa roupagem diferente. Eles me deram CDs, achei bem legal, se bem que eles acham que são marromeno, kkkk.

    Já vi luthiers fazendo essa gambiarra em violões empenados, a contra-gosto porque não aconselham. Eu toquei e não achei muito legal.... Mas para quem curte se aproximar de uma sonoridade mais gypsy, pode ser uma solução. Ou mesmo para não jogar o violão na fogueira...

    Sapopemba
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Eu gostaria de saber qual solução um luthier daria para esse problema que seja melhor que a colocação do cordal.

    Descolar o tampo e simplesmente desentortá-lo não resolve, pois o problema retorna rapidamente.

    Descolar o tampo, desentortá-lo e reforçar a estrutura dos leques, colocado outros maiores e/ou em maior quantidade altera o som muito mais do que o faz a instalação do cordal.

    Essas duas soluções acima são muito custosas, provavelmente inviáveis para um violão barato como Hofma HMF250.

    Já a instalação de um cordal sai por uns R$ 20,00 (vinte reais) e duvido que altere o som a ponto de alguém se propor a apostar dinheiro num teste cego que grave o som de um violão como o Hofma antes e depois da instalação do acessório e, sem conhecer previamente o instrumento testado, adivinhe pelo som qual gravação foi feita com violão com o cordal.

    Por fim, aproveito para dizer que esse problema de embarrigamento é comum nos violões Di Giorgio da década de 60, que possuíam leques menores, e a sugestão do cordal com solução é recomendada por luthier.

    Alex guitar man
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    MMI

    Nossa obrigado pela fonte de conhecimento, não sabia disso não rs, tem razão quanto perda de sustain, percebi isso no meu violão. Texto muito rico o seu, não conhecia esses violões até então, vou pesquisar mais sobre eles e escutar os sons ;)

    Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão com tampo empenado bem onde fica o cavalete :@