Existe técnica exclusiva de palheta?

    Autor Mensagem
    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12


    Existe alguma técnica que definitivamente não dê pra fazer com os dedos, ou mesmo as unhas, somente com uma palheta?

    Minha preocupação é a seguinte: eu não gosto de usar palhetas, sempre preferi tocar com os dedos, ou as unhas, e mesmo o som ficando um pouco mais fraco, nada que não se resolva.

    Mas não tocar com palheta pode me prejudicar futuramente como músico, ou para tocar algumas músicas?

    MestreJuca
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MatheosXpt
    nada que não se resolva.

    Então sua pergunta está respondida.

    pode me prejudicar futuramente como músico, ou para tocar algumas músicas?

    Claro que sim.

    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MestreJuca

    Não respondeu à pergunta e nem explicou por que.

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MatheosXpt
    A palheta é um acessório que permite ao instrumenta tocar com muito mais precisão e muito mais velocidade(o fato de sair mais alto é um bônus). O que eu lhe recomendo é aprender a tocar pelo menos o básico com a palheta, e caso você realmente não goste, aí você toca sem, pois de fato existem muitas coisas que são mais fáceis de serem realizadas com palheta como sweeps(rápidos), arpejos(muito rápidos), palm mute(que com a palheta o som sai mais nítido), entre outras.

    Quanto a te prejudicar ou não, depende do que você aspira como instrumentista e do seu gosto. Se você não vai sentir falta coisas que são comumente tocadas com palhetas(ou deseja adapta-las para sua técnica), o fato de não usar palhetas não vai te desmerecer em nenhum critério como músico.

    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    ViniciusBorges

    mais fáceis de serem realizadas com palheta como sweeps(rápidos), arpejos(muito rápidos), palm mute(que com a palheta o som sai mais nítido), entre outras.

    Então, isso eu não sabia, acho que vai me prejudicar futuramente se eu não aprender.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MatheosXpt

    Mas não tocar com palheta pode me prejudicar futuramente como músico, ou para tocar algumas músicas?

    Sim! essa aqui eu acho impossível tocar sem palheta, não sei algum ser humano tem condições de fazer isso sem ela:



    Hard_Guitar
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MatheosXpt

    Muitos violonistas conseguem fazer solos ultra-rápidos sem palheta, como um Robson Miguel ou um Yamandu Costa. Ou mesmo guitarristas como Mark Knopfler, do Dire Straits. Se você aprimorar bem seus dedos da mão direita, eu acredito que não há limitações.
    Mas pra mim a maior diferença entre o "com palheta" e "sem palheta" é a sonoridade. O timbre, a pegada... isso muda bastante entre os dois, principalmente em bases. Depende muito do estilo musical que você pretende tocar, cara.

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    MatheosXpt
    depende muito do que voce vai tocar. que estilos de musica.

    é perfeitamente possivel voce ser um ótimo violonista sem usar palheta.

    mas se voce pretende tocar pop/rock e fazer solos, por exemplo, pode ser que voce nao consiga fazer tudo o que gostaria.

    mas se pretende tocar samba, bossa nova, ou mesmo violao erudito, a palheta é perfeitamente dispensavel.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe técnica exclusiva de palheta?