dicas para aquisição de violão

    Autor Mensagem
    leonamcampos
    Veterano
    # jan/04


    Essa dica foi passada por um mestre de violão em um curso na universidade.

    "Referências para compra de violão:
    A escolha de um violão deve se basear não apenas no preço, condições de pagamento e estado geral do instrumento, mas é preciso considerar também que há fatores de construção que podem dificultar muito o aprendizado. Assim, alguns cuidados devem ser tomados ao comprar um violão que consistem em um conjunto simples de verificações:
    1. Verificação do tamanho do instrumento. Os tamanhos dos violões variam em diversos aspectos. O mais importante a se observar é que a expessura do braço não deve ser muito superior a 3cm. O comprimento do braço é outro fator que pode dificultar o estudo, já que os dedos terão de se distender mais na execução. A medida padrão aceitável da escala, que é a parte frontal do braço do violão e onde se encontram os trastes (divisões da escala), não deve ser superior a 45cm.
    2. Outro aspecto importante é a altura das cordas em relação aos trastes. Se essa altura for muito grande, ocorre uma dificuldade maior em se apertar as cordas com os dedos. Assim, é possível ficar atento para esse detalhe medindo com uma régua a distância existente entre a 6a. corda e o 12o. traste - não mais do que 5mm - e entre a 1a. corda e o 12o. traste - não mais do que 4mm.
    3. Verifique a distância entre uma corda e outra. Na 1a. casa (1o. espaço antes do 1o. traste, de cima para baixo), o espaço entre as cordas não deve ser muito superior a 9mm. No cavalete, que é a madeira colada sobre o tampo do violão e que prende as cordas, essa distância não deve ser superior a 11 ou 12mm.
    4. Verifique também se o braço do violão não está empenado. Madeiras menos resistentes cedem à pressão das cordas e o braço tende a vir para a frente.
    5. Verifique ainda se o cavalete aguenta bem a pressão das cordas quando o violão está afinado. Novamente, madeiras menos resistentes e colas mais baratas ocasionam o desprendimento do cavalete do tampo do violão. Portanto, não compre o instrumento sem que ele seja afinado primeiro. Observe se o cavalete começa a levantar do tampo conforme se aplica pressão às cordas.
    6. Exija o instrumento com cordas novas. As cordas vêm de fábrica, mas com o tempo oxidam e perdem muito a qualidade do som. Custa muito pouco para o comerciante substitui-las se este for o caso.
    7. Teste o instrumento. Mesmo que você não saiba tocar, toque sem muita força puxando as cordas com um dedo da mão direita sobre a boca do violão e observe se há algum barulho como chiados e outros provenientes de vibrações. Verifique também se o som não está muito abafado e opaco, ou ainda se há pouca duração do som e ressonância.
    Observação sobre as medidas: 1 cm é muita coisa no violão. Assim, se alguma coisa está 1 cm acima do normal, já é muito. Nas medidas em milímetros, não é aceitável medidas que estejam mais do que 1,5 mm acima do normal."

    Espero ajudar aqueles que ainda tem duvidas sobre a compra de um violão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dicas para aquisição de violão