Dúvida entre tom musical e afinação

    Autor Mensagem
    Matthewrock
    Veterano
    # jan/12


    Meu nome é Matheus e eu tenho uma dúvida sobre o tom das músicas.
    Sei que existem vários tipos de tons, mas o que eu naum entendo é por exemplo na música ainda é cedo do Legião Urbana, o tom da música é C. Mas o q isso significa? É o tipo de afinação do violão?
    http://www.cifraclub.com.br/legiao-urbana/ainda-cedo/
    Em outras músicas como Nothing Else Matters do Metallica, está dizendo que o tom da música é G. Por isso estou meio em dúvida, sempre pensei que o tom da música significava a afinação do violão para o tipo de música, no qual o do Metallica seria Eb ou D#.
    Peço a sua ajuda.
    Muito Obrigado,
    "Matheus"

    Erik Montenegro
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Na verdade tem muito a ver com a estrutura da musica e não com a afinação, a grosso modo, uma musica em Dó (C) significa que não existem acidentes fixos na musica (como bemóis e sustenidos) mas podem haver acidentes decorrentes, dependendo do seu tipo de voz você pode mudar o tom da musica, mudando assim toda a estrutura da mesma (se sua voz e aguda, você não é obrigado a cantar no mesmo tom de renato russo) sem descaracterizar a mesma, porém dependendo da complexidade exigida pela musica você terá que mudar a afinação do seu violão, ou adaptar com capotrastes, ou mesmo improvisar em outras sequencias de notas, mas isso voce pega com o tempo, concuindo...

    o tom da musica nada mais é do que uma indicação de como é (ou está) a estrutura da musica onde você pode muda-la ou adaptala dependendo de sua necessidade

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida entre tom musical e afinação