Afinação abaixo do tom padrão

    Autor Mensagem
    TonyMad
    Veterano
    # ago/06


    To querendo deixar meu violão afinado meio tom abaixo no normal, pq tem mta musica q fica mais facil tocar assim. Se eu deixar afinado assim por um longo tempo, as cordas vão estourar se eu tentar botar na afinação padrão?

    thifm
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Não irão estourar depois mas lembre-se: seu violão foi regulado para uma determinada afinação, portanto, depois de "um longo tempo", pode ser que ele venha a empenar o braço (minha opinião: acho difícil, mas é o que dizem).

    Vc tem duas saídas:
    1. Afina meio tom abaixo, toca e depois volta ao tom normal (toda vez que terminar de tocar).
    2. Levar para regular para a afinação que vc quiser deixar.

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    TonyMad

    Isto acontece normalmente com cordas velhas. É assim mesmo, nada desse tipo é para sempre. Ás vezes ela estouram mesmo sem você afinar em outro tom, simplesmente por você tentar afinar seu violão ligeiramente desafinado. Outras vezes é tão comum que tocando elas estouram. Solução: evite trocar constantemente de afinação e de preferência mantenha sempre um jogo extra em casa, ou um money reservado para imprevistos!

    Quanto a empenação, acho melhor você falar com um Luthier como o Mauricio Luiz Bertola, aqui do Fórum. Você o encontrará no Fórum de Guitarra.

    Bog
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    TonyMad

    Se você realmente quer facilitar as coisas, por exemplo, em músicas onde todos os acordes têm pestanas, o mais fácil é usar um capo.

    thifm
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Bog
    Bem lembrado!!

    TonyMad
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Se você realmente quer facilitar as coisas, por exemplo, em músicas onde todos os acordes têm pestanas, o mais fácil é usar um capo.

    Pera, kra. Se eu usar um capo, meu violão vai ficar afinado pra cima, e não pra baixo, como eu quero. Queria deixar ele como Eb Ab Db Gb Bb eb, sacou? Pq tem mta musica q fica beeeem mais facil de tocar nessa afinação. Bom, o capo é ate uma boa ideia pra caso eu queira voltar ele pra afinação padrão sem precisar reafina-lo.

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    TonyMad
    Bom, o capo é ate uma boa ideia pra caso eu queira voltar ele pra afinação padrão sem precisar reafina-lo.

    Bem pensado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação abaixo do tom padrão