Fazer pestana desse jeito pode causar problema no violão?

Autor Mensagem
fiuzeira
Veterano
# out/11


Então galera é o seguinte: tenho um Tagima Vegas e começei a tocar tem uns 6 meses. Treino bastante, mas mesmo assim o meu dedão sempre tende a doer depois de um tempo, e acabo não conseguindo terminar a música e se não o som vai ficando ruim..
Decidi então tentar o seguinte, com ombro e a parte superior do braço direito eu pressiono pra trás na parte da frente do violão (onde a gente apoia o braço), com isso a pestana sai muito mais facil a ponto de nem precisar usar o dedão...
Minha dúvida é se corre o risco de empenar o violão fazendo isso, pq da maneira convencional eu já desisti, abraço

Ogrão
Veterano
# out/11 · Editado por: Ogrão
· votar


Fazendo ou não fazendo mal ao seu violão, não recomendo que você o faça. Aprenda logo do jeito certo. Basta paciência e persistência que uma hora vai sair certo e você até vai esquecer o porquê de achar tão difícil fazer pestana.

StratoBlues
Veterano
# out/11
· votar


fiuzeira

Sim, pode sim. Pelo que entendi da sua descrição, você está pressionando o corpo do violão para trás, e segurando o braço firmemente na posição, e isso pode trazer problemas de entonação depois, ou até empenar o seu braço.

Como já recomendaram acima, é melhor aprender a maneira correta e aguentar esse período de "dor", logo o corpo vai acostumar com a posição da mão e não vai sentir mais dor. Se a dor for muito forte, possívelmente você esteja fazendo da maneira incorreta. Seria legal conversar sobre a dor com um professor para que ele possa analisar o seu "jeito de fazer pestana".

Espero ter ajudado,

Abraço.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


fiuzeira

Amigo toma cuidado com isso,aliás,nem faça isso.

Primeiro por causa da sua postura:
Pelo que entendi da sua descrição, você está pressionando o corpo do violão para trás, e segurando o braço firmemente na posição, e isso pode trazer problemas de entonação depois, ou até empenar o seu braço.

Faz isso uma tarde inteira,no outro dia você vai estar com uma dor horrível no músculo do peito.

Depois que como citaram acima pode empenar o braço do seu violão .Se você quer fazer pestana firme e nítida,faça do modo certo.

E acima de tudo cara,postura certa na hora de tocar.Qualquer posição pode ser horrível daqui a 10 anos mais ou menos.
Use a busca sobre posição correta ao tocar violão/guitarra,não sou a pessoa mais apropriada para isso.

thefuga
Veterano
# out/11 · Editado por: thefuga
· votar


Não vale a pena fazer isso de maneira nenhuma. Independente de estragar ou não, não é assim que se faz. Tem que aprender cara, se ainda não consegue, treina. Se doer, esquece... Vai até o limite. Se não der, espere mais um tempo, faça exercícios que você vai conseguir.
Se em 6 meses você já tem o pensamento de desistir de fazer pestana, recomendo que venda seu violão o mais rápido possível e recupere o dinheiro. Ninguém aprende fácil. Ninguém fica bom da noite pro dia! Isso leva tempo, com uns é mais rápido, com outros menos. Mas oque importa é você colocar na cabeça que vai fazer, e então treinar para isso. Com este pensamento você consegue. Mas inventando maneiras de fazer pestana para não ter que passar por um desconforto, você não vai conseguir evoluir. Cedo ou tarde vão surgir mais obstáculos e você estará desacostumado a enfrenta-los. Portanto treine, treine e treine! Dedique-se ao máximo! Jamais diga "desisto". E se realmente tiver desistido de fazer pestana da maneira correta, desista do violão todo.

Edit: Como disseram, fale com um professor sobre isso, ou com um violonista/guitarrista já experiente. Já vi gente que quando está começando a fazer pestana coloca o dedão bem no meio do braço, atocha as cordas e ainda não consegue fazer o som sair. Para sair limpinho mal precisa fazer pressão. Alguém já com experiência vai poder analisar como tu está fazendo e te orientar a fazer da maneira correta.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


thefuga
Se em 6 meses você já tem o pensamento de desistir de fazer pestana, recomendo que venda seu violão o mais rápido possível e recupere o dinheiro. Ninguém aprende fácil. Ninguém fica bom da noite pro dia! Isso leva tempo, com uns é mais rápido, com outros menos.

Poxa em 6 meses?Nem li isso...Acho que o cara alí ta reclamando de barriga cheia.Eu fazia pestana num violão com cordas rouxinou de aço com braço empenado com cerda de 8 milimetros entre a corda e a escala na parte mais extrema da altura.Ou seja,aprendi pestana com 5 meses,mas na marra.

Não vale a pena fazer isso de maneira nenhuma. Independente de estragar ou não, não é assim que se faz. Tem que aprender cara, se ainda não consegue, treina. Se doer, esquece... Vai até o limite. Se não der, espere mais um tempo, faça exercícios que você vai conseguir.

Faz o seguinte,pega uma inchada,amarra 4 tijolos nela e levanta com o dedo passando ela por cima de sua cabeça.Seja macho kkkkkkkk zuera,faz isso não.Você pode se machucar...

Outra pro criador do tópico:

Tocar violão é muito fácil, o difícil é aprender.

Dicão
Veterano
# out/11
· votar


Cuidado para não "viciar" nesta postura. Vai com calma e fazendo bem feito.

kanninho
Veterano
# out/11
· votar


Cara... eu tbm não conseguia... mas com 2 meses eu tava fazendo legalzinho... faz o seguinte... se vc usa cordas 0.10 coloca 0.09 e treina muuuuito até sair bem nítido, daih vc volta pra 0.10 e treina muiito mesmo pq se vc conseguir na 0.09 basta acostumar na 0.10...

banda de dois
Veterano
# out/11
· votar


depois passa para a 0,11 , para exercitar mais ainda;;

dom de Deus
Veterano
# out/11
· votar


Outra pro criador do tópico:

Tocar violão é muito fácil, o difícil é aprender.


depois que aprende fica facil.

Zenicola
Veterano
# out/11
· votar


Eu no inicio (como a maioria) tive dificuldades para fazer pestana. Mas percebi que a posição do dedo indicador, não necessariamente precisa ficar exatamente "deitado" pressionando as cordas ( com a barriga do dedo ), ou seja, pode-se "rolar" ele para os lados até achar uma posição adequada, onde o som de todas as cordas soem bem. No meu caso, ele fica ligeiramente inclinado para a esquerda, em direção às tarrachas.
Abçs

figueredo
Veterano
# nov/11
· votar


]fiuzeira

e claro que nao

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Zenicola
No meu caso, ele fica ligeiramente inclinado para a esquerda, em direção às tarrachas.
Abçs


No de todo mundo é assim. É a posição mais correta pra quem tem a palma da mão estilo "Maguila"

MestreJuca
Veterano
# nov/11
· votar


fiuzeira
com isso a pestana sai muito mais facil a ponto de nem precisar usar o dedão...

Está errado meu jovem.
Coloque só o polegar e o indicador (Fazendo aquela pinça). Tire som de todas as cordas (Uma por uma). Depois você coloca os outros dedos. Não treine até doer demais a mão. Começou a doer, pare.

Gabi_Ferreira11
Veterano
# nov/11
· votar


kra, acho melhor vc não acostumar com essa posição. Fazer pestana é fácil, estou a duas semanas com o meu violão e só faço aula pela internet e já sei. Pra você aprender, tenta desse jeito:

pega uma música com batida lenta e que tenha pelo menos um acorde com pestana (tipo Pelados em Santos que é lenta e tem Bm e F), daí essa música de exemplo que eu dei começa assim: D - Bm
na mudança desses acordes, vc faz o D normal e depois que tocar o ritmo monta só a pestana do Bm, vai tocando o ritmo e montando o resto do acorde aos poucos. Espero que tenha entendido, pois foi assim que eu to aprendendo +-. Boa sorte!

PS: além desse jeito que eu ensinei o segredo é muito treino, sei que todos dizem isso mas não tente "fugir" da pestana pq elas existem não para dificultar mas sim para ajudar.

Pé de chinelo
Veterano
# nov/11
· votar


Gabi_Ferreira11

Fazer pestana é fácil, estou a duas semanas com o meu violão e só faço aula pela internet e já sei.

Mas hein, como assim? eu demorei uns 3 meses pra conseguir fazer bem qnd fazia aulas, e meus alunos demoram isso tb. Ou vc é um gênio ou ta mentindo haha!

E pelados em santos tem F#, não F, são acordes diferentes.

Abs!

fiuzeira
Veterano
# nov/11
· votar


Então galera, ultimamente eu tenho treinado muito mais q treinava, as pestanas tão saindo bem mais nitidas e com menos encomodo, to até tocando as músicas que são de acordes simples, fazendo-os em forma de pestana q o som sai bem mais interessante e a troca de acordes fica mais suave :D

Como vcs disseram, o que importa é o treinamento, obrigado! :D

fiuzeira
Veterano
# nov/11
· votar


agora meu problema que não é tanto assim é tirar o sí nitido, pq meu violão tem as cordas muito perto umas das outras e na hora de botar os 3 dedos não cai como deveria o som, mas acho q isso vai ser com o treinamento tb! abc

thefuga
Veterano
# nov/11 · Editado por: thefuga
· votar


fiuzeira
Uma dica: Faz esse Si com "duas pestasnas". Primeiro com o indicador, normalmente. Depois ao invés de usar os outros três dedos, usa só anelar pressionando as três cordas. Não sei se vai preferir fazer assim, mas eu particularmente prefiro.

Edit: De qualquer forma, como você disse, o negócio é treinar.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


fiuzeira
agora meu problema que não é tanto assim é tirar o sí nitido, pq meu violão tem as cordas muito perto umas das outras e na hora de botar os 3 dedos não cai como deveria o som, mas acho q isso vai ser com o treinamento tb! abc


Esse é um problema frequente. Eu nunca faço um B completo. Sempre faço um B7. Não daquele jeito complicado, mas aquele que só tira um dedo da formação. Cara eu faço assim por 2 motivos:

1- Preguiça
2- Fica mais bonito.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


thefuga
Uma dica: Faz esse Si com "duas pestasnas". Primeiro com o indicador, normalmente. Depois ao invés de usar os outros três dedos, usa só anelar pressionando as três cordas

Ta e como que fica a corda mizinha? Na segunda pestana também?

thefuga
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
Eu deixo na primeira mesmo. Fica tudo "normal" como usando os 4 dedos, mas usando só dois.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


thefuga
Eu deixo na primeira mesmo. Fica tudo "normal" como usando os 4 dedos, mas usando só dois.


WTF?

E você não toca a mizinha?

thefuga
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
Toco. As notas/cordas são exatamente as mesmas. Só que eu uso só dois dedos.
Basicamente assim: http://imageshack.us/photo/my-images/696/acordesi.jpg/
Primeira pestana com o dedo indicador e segunda com o anelar.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


thefuga

Da pra fazer com a outra mão a pestana também, só precisa de alguem pra tocar as cordas hehe

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


thefuga
Uma dica: Faz esse Si com "duas pestasnas". Primeiro com o indicador, normalmente. Depois ao invés de usar os outros três dedos, usa só anelar pressionando as três cordas. Não sei se vai preferir fazer assim, mas eu particularmente prefiro.
depende

eu tambem uso muito, por que tenho uma preguiça danada de fazer B ou Bb. mas tem horas que nao cabe.

pra musicas em batida muitas vezes passa despercebido.

quando voce faz isso, ou voce transforma num B6 (se fechar a segunda pestana em baixo), ou voce mata a 5a na corda mizinha se abafar.
dependendo da musica voce precisa desse som, principalmente se for dedilhado.
as vezes eu acabo fazendo assim em dedilhado: X2X442

Guilherme Nau
Esse é um problema frequente. Eu nunca faço um B completo. Sempre faço um B7. Não daquele jeito complicado, mas aquele que só tira um dedo da formação. Cara eu faço assim por 2 motivos:

1- Preguiça
2- Fica mais bonito.


mais bonito tambem depende. tem musica que nao cabe B7, ai estraga a harmonia!
=p

fiuzeira
Como vcs disseram, o que importa é o treinamento, obrigado! :D

legal cara!
nao tenha pressa, com treino e paciencia tudo vai se ajeitando.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


kiki
mais bonito tambem depende. tem musica que nao cabe B7, ai estraga a harmonia!

N sei se estamos falando do mesmo B7

thefuga
Veterano
# nov/11
· votar


kiki
Eu faço sempre, mesmo pra dedilhado. Faço exatamente a mesma coisa, a mizinha inclusive. A mizinha acaba ficando ali pela primeira articulação do dedo, então eu nem encosto ela. Ela fica normal na primeira pestana, e aí as outras três cordas ficam na segunda. Como na imagem, fica exatamente se fizer com os quatro dedos. Só acho mais prático e mais legal rsrs

Jonas F. L.
Veterano
# nov/11
· votar


Se quando você traz o braço pra trás fica mais facil, provavelmente seu violão está mal regulado e com a altura das cordas grande. Mande para regulagem ou veja vídeos e regule você mesmo se não tiver dinheiro.
Se você já está a muito tempo tentando fazer pestana e seu dedo tá doendo demais o problema pode ser o violão, mas continue tentando que na maioria das vezes é só questão de prática.
No meu caso eu aprendi num Di Giorgio Estudante 18, e mesmo com as cordas um pouco altas eu consigo fazer as pestanas, mas tocando músicas onde todos os acordes tem pestana o dedo já começa a doer, se eu tomasse vergonha na cara e levasse o violão a um Luthier, ficaria melhor.

Mateus AM
Veterano
# nov/11
· votar


vai persistindo que uma hora ela sai beleza meu irmao,

Grande abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fazer pestana desse jeito pode causar problema no violão?