Adote um Iniciante

Autor Mensagem
supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


PigO
Denayse

Terei o maior prazer em ajudar vocês, mas só posso lhes enviar o áudio, pois não tenho câmera prá gravar vídeo.

Abs.

PigO
Veterano
# abr/12
· votar


vo tenta organizar entaum, o esquema fica o mesmo do criado pelo autor do topico, dai fica do pupilo e o tutor conversar se querer fazer diferente:

"um veterano escolhe um iniciante e esses trocariam idéias para o aprendizado do violão. Tipo assim: o veterano faz um vídeo com a primeira aula para o seu pupilo, e esse por sua vez passa a executar o exercício; quando o pupilo achar que está executando o exercício com maestria, grava outro vídeo e envia para o veterano que avaliará sua desenvoltura e mostrará os erros e acertos. É muito fácil gravar e colocar vídeos na internet, não precisar ser uma gravação profissional como os do Cifraclub TV. Pode ser exercícios de escala; uma música fácil; os dois poderiam montar um roteiro bacana. "

quem quizer coloca a "inscrisao":

Disponibilidade: (pupilo ou tutor)
Nível: (iniciante, intermediario, avançado)
O que pode ensinar: (??)
O que quer aprender: (??)


e é isso ai, lembrando que devera haver a colaboracao do tutor em ensinar e passar as coisas e do pupilo em fazer o que o tutor esta lhe ensinando, orientando.

-------------------------------------------------------------------

aqui vai a minha:

Disponibilidade: Pupilo e tutor
Nível: iniciante??
O que pode ensinar: posso ensinar iniciantes na parte pratica (CAGED, dedilhado, ritmo) e teorica (campo harmonico, formação e localizacao das escalas, intervalos,)
O que quer aprender: qualquer coisa shauhsuhsuhsha aprendendo ta bom!! mais vai umas que gostaria: Campo harmonico (aprofunda um poco mais do que sei), improvisos (é o que tenho estudado um poco) e partes teoria....

PigO
Veterano
# abr/12 · Editado por: PigO
· votar


supermulti
Denayse

sim sim, tranquilo! pode ser! vo ver se mais alguém vai aparecer dai eu organizo pra ficar todos dentro do esquema....mas se quizer ser tutor eu to disponível usaushuh
ai podemos 'começar' e ir encaixando os pupilo que aparecer com os tutor que aparecer...

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


PigO

Beleza! Então vamos começar pelo Clássico? Você já tem iniciação violonística, ou seja:

- Anatomia do Violão

- Onde e como se sentar

- Como segurar o violão - pontos de apoio

- Postura da mão direita

- Primeiro contato com o instrumento - dedos polegar, indicador, médio e anular (mão direita)

- Quanto ao toque dos dedos indicador, médio e anular (mão direita) - com apoio e sem apoio

- Polegar mão direita

- Preparo da mão direita; unhas

- Abreviações usadas para a mão direita

- Símbolos usados para representar as cordas

- Primeiro exercício - uso do indicador, médio e anular

- Segundo exercício - uso do polegar

- Terceiro exercício - Combinação do polegar com o indicador, médio e anular

- Preparo da mão esquerda - postura dos dedos, função do polegar, do cotovelo e do ombro

- Abreviações usadas para a mão esquerda

- Localização das notas naturais sobre as cordas 6, 5 e 4 na primeira posição - partitura e representação gráfica no braço do instrumento

- Exercícios sobre a 6.a corda

- Exercícios sobre a 5.a corda

- Exercícios sobre a 4.a corda

- Exercício sobre as cordas 6, 5 e 4

- Exercícios combinados - polegar com indicador, médio e anular

- Localização das notas naturais sobre as cordas 3, 2 e 1 na primeira posição - partitura e representação gráfica no braço do instrumento

- Exercícios sobre a 3.a corda

- Exercícios sobre a 2.a corda

- Exercícios sobre a 1.a corda

- Exercícios sobre as cordas 3, 2, e 1

- Músicas: Parabéns pra Você, Asa Branca e Anunciação

- Notas Alteradas - alterações sustenido, bemol e bequadro

- Alterações com sustenido na primeira posição

- Alterações com bemol na primeira posição

- Alterações com bequadro na primeira posição

- Peças Progressivas para o 1º ano de violão?

Abs.

PigO
Veterano
# abr/12
· votar


supermulti

cara, eu so mais pra violao popular, aprender violao classico vai ser legal, entaum acho melhor começar do zero...suhash mais essas parte ai eu pegaria tranquilo, e nao sei exatamente como sao os exercicio, entaum seria legal vc passar eles, e partitura eu nao sei nada! ^^

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


PigO

A iniciação violonística é um dos estágios mais importantes para um violonista. Aparentemente, pode parecer fácil...porém, há a questão da postura e do apoio do violão de maneira correta...tem também a questão da postura das duas mãos. Pois, se você se acostumar a tocar todo torto, não conseguirá tocar uma porção de coisas e acabará desistindo. Portanto, dê uma atenção toda especial para esta fase inicial, ok?
Primeira coisa que você tem que fazer: consiga um violão clássico de cordas de nylon; depois, leve-o a um luthier para deixá-lo bem macio, porém, sem ficar trastejando. E arrume também um apoio para o pé ou um bloquinho de madeira que tenha uns 15 cm de altura (isso é importante).
Segunda coisa: adquira o método "Iniciação ao Violão", de Henrique Pinto. Este, provavelmente, é o método mais adotado pelas escolas de música e conservatórios. Esse método é excelente! Ele alia um repertório disposto em ordem progressiva de dificuldade com a técnica. Ou seja, ao mesmo tempo que estiver tocando música, você já vai estar se exercitando, pois as próprias peças já servem como exercício. Isso mantém o interesse constante do aluno, que não vai ficar só fazendo exercício.
Adquira também o "Bona - Método Completo para Divisão" (esse método é o "Caminho Suave" do músico, pode crer!).
E adquira o método "Pozzoli Ritmico" (esse método é fantástico, não só para o violão, mas para todos os instrumentos).
Nós vamos usar estes 3 métodos, ok?

Abs.

WebTiago
Veterano
# abr/12
· votar


Se prescisares de mim, posso ajudar no violão clássico, ou seja, erudito.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


WebTiago

Olá! Você toca violão erudito? Que bacana! O que você acha destes métodos que eu indiquei? Teria mais algum(ns) a acrescentar (outros que você usa para estudar ou dar aula)?

Abs.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


WebTiago

No tópico "Professor particular deve passar o que pro aluno??" há todo o programa do meu curso de violão clássico. Gostaria de saber a sua opinião e a dos demais amigos sobre o que acharam dele (metodologia, coletânea de peças, peças que poderiam ser incluídas ou excluídas, a qualidade do repertório, etc.) Lembrando que eu procurei privilegiar o violão brasileiro no meu curso e também um repertório bem eclético (valsas, choros, temas de cinema, etc.). Desde já agradeço.

Abs.

PigO
Veterano
# abr/12 · Editado por: PigO
· votar


supermulti

nossa, fica complicado pra mim compra otro violao, esse é o metodo que vc passa pros seus alunos, estaria sendoo vantage enorme eu aprender td isso ai....nao da pra fazer em violao de aço mesmo?

[editei, fico errado, editei dnv]

WebTiago
Veterano
# abr/12
· votar


supermulti
Eu não toco, eu tento tocar. Os metodos que você indicou são excelentes! Somente acrescentaria a Teoria da música - Bohumil Med, Harmonia e Improvisação Vol I e II - Almir Chediak. São livros muitos bons que reune varias obras, execicios de escala, enfim teoria e prática.

WebTiago
Veterano
# abr/12
· votar


supermulti
O seu programa de estudo seria somente a introdução ao violão clássico, correto? Acho que é muito importante a postura correta. O correto mesmo, seria aprender com um professor, mas como nem todos tem esse acesso...
O metodo do Henrique Pinto já no início, mostra isso, a postura correta, pois se criar algum vicio como você mesmo falou....

Abraços

Rvcezar
Veterano
# abr/12
· votar


pessoal parabéns pela iniciativa do criador do tópico e dos tutores...

vou ficar na fila aí para um tutor...

começei a tentar aprender com um violão clássico de nylon e não me adaptei... acabei vendendo ele e recentemente comprei um violão de aço tão bom que é daqueles que se vc errar alguma coisinha aparece muuuito... hehehehe to me matando aqui sozinho...

sei pouca coisa mesmo... curto algumas musicas mais folk e uns pearl jam... minha meta é tocar bem a "just breathe" do pearl jam... (dedilhada)

agora de início to tentando aprender musicas do estilo Feist e Tiê... folk bem leve... mas a velocidade para trocar os acordes está terrível...

outra coisa... nunca gravei um video, mas tenho webcam e tal... se necessário coloco ela na ativa e descubro como se faz ok?

fico no aguardo de um tutor...



Inscrição:
Pupilo

Nível:
iniciante

O que quer aprender:
quero aprender a tocar o maior número de estilos possível, no entanto é preciso começar por algum deles né... hehehe e acredito que para o meu gosto musical as coisas seriam mais fáceis com o folk ou indie...

gostaria também de aprender a fazer bases de blues para poder acompanhar amigos que mandam bem em improvisações...

gostaria de aprender teoria musical e também a ler partituras, sei o básico do básico nesse sentido...


muito obrigado a todos pela atenção...

aaa... se isso ajudar em alguma coisa... sou de Porto Alegre (zona sul)

WebTiago
Veterano
# abr/12
· votar


Rvcezar
Vamos aguardar rsrsrs.

Denayse
Veterano
# abr/12 · Editado por: Denayse
· votar


supermulti
Obrigada pela ajuda :)
O áudio já é uma grande ajuda, o que preciso mesmo são de exercícios, todos os tipos de escalas, coisas teóricas mesmo. Mas os assuntos que você colocou ali em cima, também vão ser bem úteis para eu aprimorar.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


PigO

Dá sim, não esquenta com isso não...o Dilermando Reis tocava com violão de cordas de aço... O problema é que talvez judie mais os seus dedos da sua mão esquerda e o timbre fique um pouco diferente do convencional...mas fica legal também...não precisa comprar outro não.

Abs.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


WebTiago
Os metodos que você indicou são excelentes!

Ainda bem que eu acertei na escolha destes métodos! Na verdade, fui iniciado com o Bona (graças a Deus!). Mas, em relação à prática, fui iniciado com as "Lições Preparatórias vol.1", de Attilio Bernardini. É um método fantástico! Pena que tem só exercícios...é um pouco maçante se a pessoa não tem muita paciência, e dificulta um pouco para o professor, que tem que elaborar a parte de repertório separadamente (não é nada fácil isso). Quanto ao Pozzoli, eu o estudei na ULM.

Somente acrescentaria a Teoria da música - Bohumil Med, Harmonia e Improvisação Vol I e II - Almir Chediak.

Eu não adotei nenhum livro de teoria, pois achei que fica uma coisa muito pesada para o aluno...aliás, é justamente a parte de teoria que faz muitos alunos desistirem, por ser muito densa. Eu faço uma coisa que os alunos vêm gostando bastante: eu vou passando a teoria conforme os exercícios e as peças forem exigindo, e não tudo de uma vez. Assim, o aluno aprende só o que precisa e não fica perdendo tempo na aula escrevendo ou com muita teoria. E eu mesmo escrevo para o aluno na hora. Muitas vezes, são apenas informações indispensáveis, e não aquela teoria antiga, pesada e chata, com exercícios escritos prá fazer em casa e que fazem os alunos se afastarem do violão clássico. Morou?
Em relação à harmonia, faço a mesma coisa. Percebi que muito exercício e muita teoria desestimula o aluno. Alguns alunos, antigamente, quando eu usava outros métodos, me perguntavam: "Quando é que eu vou tocar uma música, hein? Já tô quase desistindo!" Com esse método do Henrique Pinto, não. Rapidinho, o cara já tá tocando alguma coisa! É impressionante! Até o próprio aluno se impressiona! Huahuahua!

Abs.

A

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


WebTiago

O seu programa de estudo seria somente a introdução ao violão clássico, correto?

O que eu escrevi neste tópico sim. Dura 2 módulos de 6 meses cada, ou seja, 1 ano. Essa é a iniciação. Mas o meu curso completo dura 6 módulos de 6 meses cada (3 anos). O curso completo está no tópico "Professor particular deve passar o que pro aluno??" Dê uma conferida lá. São 48 peças bem ecléticas, teoria, técnica, harmonia, solfejo, leitura à primeira vista e escalas. Diga-me o que você achou do curso todo, por favor. Gostaria de saber a opinião das pessoas.

Acho que é muito importante a postura correta. O correto mesmo, seria aprender com um professor, mas como nem todos tem esse acesso...O metodo do Henrique Pinto já no início, mostra isso, a postura correta, pois se criar algum vicio como você mesmo falou....

Isso mesmo! Perfeito!

Abs.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


Rvcezar

curto algumas musicas mais folk e uns pearl jam... minha meta é tocar bem a "just breathe" do pearl jam... (dedilhada)
acredito que para o meu gosto musical as coisas seriam mais fáceis com o folk ou indie...

Na verdade, se você tiver uma boa iniciação, souber ler partitura, souber teoria, tiver noções de harmonia e estudar as escalas, você vai conseguir tocar qualquer coisa! Não importa o que seja! Lembro-me que, ao mesmo tempo em que estava estudando violão clássico, eu tirava Rush, Pink Floyd, Led Zeppelin, Black Sabbath, Raul Seixas, etc., tudo isso sozinho, sem o professor ficar sabendo! Eu comprava a partitura original na loja e tirava em casa por conta (já sabia ler partitura). Tirava tudo original no violão de nylon! Huahuahua!!! Entendeu o que quis dizer? Cada um tem um gosto pessoal. Prá mim, esse seria o grande problema do violão popular: ensinar repertório. Por isso é que eu acho que o certo é começar da maneira tradicional...e, aos poucos, ir "quebrando as regras". Sacou?

Abs.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


Denayse
os assuntos que você colocou ali em cimavão ser bem úteis para eu aprimorar.

Sim. Na verdade, uma boa iniciação é importante para todos. Às vezes, pensamos que estamos tocando certo e não estamos. E, sabendo ler partitura, você pode tocar inclusive qualquer rock por partitura, sabia? Qual é a vantagem? - Tocar de forma original, nota por nota, do jeito que o cara gravou, de maneira perfeita.

Abs.

WebTiago
Veterano
# abr/12
· votar


supermulti
No início penssamos que partitura é algo de 7 bichos, mas não é verdade. Basta dedicação.

Abraços

Daniel.fmc15
Veterano
# abr/12
· votar


Também posso ser tutor e pupilo


quem tem mais interesse em algo, por exemplo voltado ao violão eu consigo ajudar até um nivel intermediário....

eu aprendi a tocar tocando musicas, nao tive que aahhh faz esse exercicio, treina esse acorde, e talz....naaao, foi tocando msm as musicas...

nao tenho uma noçao ampla de teoria mas o basico/intermediário eu sei...

quem quiser aprender algo, eu estou disposto a ensinar...

gravo uns videos de algumas coisas e mando para o aluno semanalmente...

e eu tbm quero ser pupilo ai pra guitarra solo...

pra guitarra eu tenho teoria mas eu peco muito na hora da improvisação eu sou tenso...


bem, gostei d+++ disso tudo que vc's estão fazendo....

vlw galerah!!!!

WebTiago
Veterano
# abr/12
· votar


gravo uns videos de algumas coisas e mando para o aluno semanalmente...

Acho que todo o estudo sendo o video, irá ser cansativo demais. Pode colocar video sim, mas tem que ter a parte escrita, pois tem pessoa que entende mais lendo do que vendo, e também ao contrário.

PigO
Veterano
# abr/12
· votar


por enquanto ta assim :

Tutores:

supermulti Nível: iniciante, intermediário.
PigO Nível: iniciante.
WebTiago Nível: ??

Pupilos:

PigO Nível: iniciante.
Denayse Nível: ??
Rvcezar Nível : iniciante

PigO
Veterano
# abr/12
· votar


supermulti

se vc confirmar eu como pupilo entaum podemos ver pra começar ^^ como vamo faze dai pra se comunicar? msn, e-mail?

WebTiago
Veterano
# abr/12
· votar


PigO
eeee rapaiz tá pegando meu parceiro??? Oiaaa.

WebTiago Nível: ??

Profissional kkkkkkkkkkkkkkkkk, to zuando.. Intermediario.

Rvcezar
Veterano
# abr/12
· votar


Supermulti

Na verdade, se você tiver uma boa iniciação, souber ler partitura, souber teoria, tiver noções de harmonia e estudar as escalas, você vai conseguir tocar qualquer coisa! Não importa o que seja! Lembro-me que, ao mesmo tempo em que estava estudando violão clássico, eu tirava Rush, Pink Floyd, Led Zeppelin, Black Sabbath, Raul Seixas, etc., tudo isso sozinho, sem o professor ficar sabendo! Eu comprava a partitura original na loja e tirava em casa por conta (já sabia ler partitura). Tirava tudo original no violão de nylon! Huahuahua!!! Entendeu o que quis dizer? Cada um tem um gosto pessoal. Prá mim, esse seria o grande problema do violão popular: ensinar repertório. Por isso é que eu acho que o certo é começar da maneira tradicional...e, aos poucos, ir "quebrando as regras". Sacou?

Abs.



sim sim... saquei... escrevi mais para dar uma idéia meio do que eu to tentando aprender para mostrar que sou iniciante mesmo... hehehehe
agora a pouco que fui descobrir o que era o tal de sistema CAGED... e ainda fiquei feliz pq eu já fazia esse sistema sem saber que fazia ele sabe... notei ele sozinho.. e hoje que eu descobri que isso era CAGED... morri de rir quando eu descobri... antes achava que era algo tipo KUMON... hehehehehhe

e sobre o que vc disse... pois é... estamos aí!
e para quem for meu tutor... gostaria de aprender a prática e a teoria, melhor ainda... gostaria de aprender o que vocês poderem me ensinar!
não sou exigente... hehehehe venho a mais de ano tentando aprender sozinho... até aprendo... mas a coisa vai muuuuito lenta... hehehehe

abraço a todos

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


PigO

Ok! Pode ser por MSN e e-mail. Por MSN é legal. Dá prá discutirmos e você pode fazer os exercícios propostos na hora enquanto vou te corrigindo. Não tenho webcam, mas você pode descrever o exercício que está fazendo naquele momento e como está fazendo. O e-mail é bom prá passar material. Meu e-mail é Mic0051@hotmail.com. E o seu? Assim que conseguir os 3 métodos que te disse você me avisa e a gente começa, ok? Alguém mais quer começar também? Basta conseguir os 3 métodos e entrar em contato pelo meu e-mail.

Abs.

Abs.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


WebTiago
PigOeeee rapaiz tá pegando meu parceiro??? Oiaaa.

Huahuahua!!!

PigO
Veterano
# abr/12
· votar


supermulti

te add lá... ja baxei 2 metodos e to baxando o outro, todos em pdf...nao sei se o terceiro é o certo, é "pozzoli - ditado musical" , foi o que achei, se nao for avisa que procuro dnv..
se alguem querer tenho os link..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Adote um Iniciante