body shapes ou formatos do corpo do violão

    Autor Mensagem
    Rick Rock
    Veterano
    # ago/11


    Pessoal, na minha busca pelos formatos de corpo do violão, eu encontrei estes das imagens, porém está tudo em inglês. Gostaria que me dissessem como chamamos os modelos das fotos aqui no Brasil.

    Ex: Dreadnought = Folk, Jumbo é jumbo mesmo, etc

    FOTOS
    DESENHOS

    Abraço

    MMJr
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: MMJr
    · votar


    Rick Rock


    O nome dos modelos e dado pelo fabricante e nao tem traducao direta....Cada fabricante pode dar o nome que quiser aos modelos...

    No caso que voce citou os nomes no Brasil seriam os mesmos exceto o Dreadnought que no Brasil e conhecido como "Folk"....


    Os outros ficam como esta: Parlor, Modelo 00 , Modelo 000, Modelo Orquestra, Modelo Grande Auditorio, e Modelo Jumbo...

    Slope-Sholdered e um modelo criado pela Gibson e e se refere ao formato mais arredondado do "ombro" (sholder) do violao..."Ombro" no caso, se refere ao lado onde o braco se junta ao corpo do violao....


    Valeu...

    Rick Rock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    MMJr

    Obrigado pela resposta. Você sabe me dizer qual é o formato do HTC 24 eq da Crafter? Não achei essa informação nem no site da crafter, mas pode ser que você conheça só de olhar.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-192771084-violo-crafter-htc-24- eletro-acust-aco-afinador-capa-_JM

    Abraço

    Tgo_Paes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Rick Rock

    Pelo que vi é um modelo Flat.

    Os Flats tem como caracteristica sonora um descate um pouco maior para o Médio/Agudo, se o fundo for de fibra (que não é o caso desse modelo) o ganho médio/agudo é maior ainda! ;)

    slow134
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Rick Rock
    E aí kra blz?
    o htc da crafter tem o modelo grand auditorium ou mini jumbo (acho q é isso msm).
    Abçs

    Pé de chinelo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Rick Rock

    A classificação dos violões depende do fabricante, a Di Giorgio por exemplo tinha um modelo que chama 'estudante' , isso varia, algumas marcas podem chamar o dreadnought de folk q nem vc falou

    esse aí que vc postou da crafter é um flat, ou simplesmente cutway

    Abs!

    Rick Rock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Tgo_Paes
    Pelo que vi é um modelo Flat.

    slow134
    o htc da crafter tem o modelo grand auditorium ou mini jumbo (acho q é isso msm).

    Pé de chinelo
    esse aí que vc postou da crafter é um flat, ou simplesmente cutway

    Então né, antes das opiniões de vocês eu já tinha ouvido falar que ele é um semi folk e um vendedor me falou que o formato do corpo dele é Clássico. Agora sim confundiu mais hehe.

    Mas valeu ae galera

    Abraço

    Rick Rock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Ah, eu não sabia desse lance que cada marca tem seu nome para o formato do corpo, achei que fosse um padrão. Foi bom saber.

    Abraço

    AFSVilela
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Rick Rock

    Pra mim o Crafter do qual você falou é um Grand Auditorium com cutway.

    Rick Rock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    AFSVilela

    Valeu ae pela resposta...

    Abraço

    MMI
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Rick Rock

    Vou te explicar um pouco aqui, porque no outro tópico não cabe direito isso. Para entender esses formatos, o ideal é entender um pouco de história dos violões e guitarras.

    Existiram instrumentos ancestrais no século XXII já, mas vamos nos ater mais no que se aproxima mais de violões e instrumentos modernos, sem falar de tanbur, sitar, cithara, lute, vihuela etc. (legar saber que "tar" significa corda em Persa, daí veio o nome). Os violões de nylon (na época era catgut) tomaram forma com Antonio Torres Jurado na Espanha, quando este aumentou o tamanho do corpo e inventou o "fan-bracing", lá para 1850. No final do século XIX Christian Fredrich Martin, imigrante alemão nos EUA começou a fazer violões com o tampos com "X-brace" (o fan-bracing não aguenta a tensão), cordas de aço para maior volume e que viraram referência para o tal "flat-top guitar". Começaram a ganhar mais vendas com o modelo 000 em 1902, ou seja, os atuais Auditorium. Em 1916 produziram para outra empresa, Oliver Ditson, um violão com o desenho do Dreadnought, que foi um fiasco de vendas. Só em 1931 começaram a fazer com o logo da empresa e foi o maior sucesso da empresa, recebeu esse nome por causa do enorme (para época) navio de guerra HMS Dreadnought, iniciando a linda D, como D-18, D-45 (por favor, melhor usar Dreadnought e não "folk" como muita gente fala). A Gibson, que já produzia mandolins e archtops, resolveu que se era para lançar violão grande, lançaria o o Jumbo (ou Super Jumbo mudou o nome em 1939) J-200 em 1937 para ser o violão mais luxuoso e o J-45 em 1942, com curvas menos acentuadas. Finalmente, chegando onde você quer, a Gibson lançou o J-185 em 1951 sendo um jumbo um pouco menor. Dizem que foi para se adaptar mais para as mulheres.

    Abç

    Rick Rock
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MMI

    Pô, valeu ae pela pequena aula de história, agora sei porque quando digito dreadnought no google, aparece um monte de navio hehe.

    (por favor, melhor usar Dreadnought e não "folk" como muita gente fala)

    Pior que é muuuita gente que fala folk, a grande maioria aliás. Quando liguei na sonotec pra falar daquele EG260 SC eu comentei com o vendedor que eu não gostava de dreadnought e ele não sabia que modelo era esse, então eu disse folk e ele entendeu rapidinho.

    Dizem que foi para se adaptar mais para as mulheres.

    Então, ou pra homens com baixa estatura (meu caso) hehe.. tenho 1.66m de altura e tive um lauren modelo dreadnought que achava horrivel de se tocar por ser muito grandalhão, por isso que hoje estou a procura de modelos mais "compactos".

    Abraço e valeu

    MMI
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Rick Rock

    Foi brincadeira, não leve a mal a questão do jumbo pequeno para mulheres, se bem que não deixa ter um fundo de verdade nisso. Eu também não tenho mãos grandes nem sou grande, tenho um Gibson SJ-200 e confesso que ele é meio grande, mas sou louco por ele, assim como guitarras no padrão ES-335. Mas gosto tanto que para mim vale o esforço de domar o bichão.

    Só faltou falar dos Martin modelos OM 14 (Orchestra), mas olha lá no site deles que você acha. Para homens menores e mulheres, a Gibson tem o L-200, J-165 e J-185, todos jumbo menores, inclusive chama-se L-200 Emmylou Harris não é por acaso. De fato primeiro veio a Martin com o Dreadnought e depois a Gibson veio com o J-200, foi meio uma "disputa" por quem lançava o maior violão, indo até o limite do aceitável.

    Essas são as pioneiras dos formatos, as outras empesas fazem cópias. Então é bom ter as referências na cabeça.

    Rick Rock
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Foi brincadeira, não leve a mal a questão do jumbo pequeno para mulheres, se bem que não deixa ter um fundo de verdade nisso.

    Esquenta não, nem levei a mal hehe...

    Eu também não tenho mãos grandes nem sou grande, tenho um Gibson SJ-200 e confesso que ele é meio grande, mas sou louco por ele

    Nossa, vi a foto dele no site....coisa linda hein! E quem não seria louco por um desse rs....Aqui em frente onde eu trabalho tem o Junior Vianna que é músico e dá aulas de violão, ele tem um Gibson também, mas não sei qual modelo é, qualquer dia que tiver trocando uma ideia com ele vou perguntar.

    Valeu mais uma vez pelas informações.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a body shapes ou formatos do corpo do violão