Madeira EUCALIPTO para o corpo do violão ?? será que presta ?

    Autor Mensagem
    FABIOLB
    Veterano
    # ago/05


    E aí galera, beleza ? Bom, sou novo aqui no forum e agradeceria muito se vcs pudessem me esclarecer esta dúvida.

    Pretendo comprar um violão pra aprender a tocar. Depois de visitar vários tópicos aqui do forum estou tendendo a comprar um da série estudo da Giannini, devido ao custo/benefício. Sei que não é dos melhores, mas pra aprender acho que ta bom né ? (mas tem uma galera que vai querer o meu fígado por isso. rsrs)

    Mas a minha dúvida é a seguinte: andei por umas lojas e gostei do modelo GWNM 17 (não cheguei a tocar, apenas achei bonito e o braço dele não é muito grosso, o que facilita as pestanas).

    Segue abaixo a ficha técnica que peguei no site www.giannini.com.br :

    • TAMPO: EUCALIPTO NA COR MOGNO;
    • FAIXA E FUNDO: EUCALIPTO NA COR MOGNO;
    • BRAÇO: CEDRO;
    • ESCALA: MORADO;
    • TRASTES: ALPACA;
    • TARRAXAS: PINO GROSSO CROMADO;
    • ENCORDOAMENTO: NYLON GENWS;
    • ACOMPANHA: CAPA

    Eu queria saber se eucalipto presta pra fazer violão. Tenho medo de comprar e depois de 3 ou 4 anos o violão empenar todo, porque sou leigo no assunto e nunca ouvi dizer nada a respeito desse tipo de madeira. Parece violão ecologicamente correto rsrsrs. (com todo respeito aos ecologistas, com quem eu pactuo politicamente)

    Então, alguém sabe me dizer isso ? Alguém tem um desses ?

    Também gostaria de saber se que aquele ferrinho, acho que se chama afirmador de cordas, adianta mesmo ? É um produto barato. (Mas para instalá-lo tenho que furar alguma parte do violão ou é por encaixe ?)

    Caso esse violão não seja indicado, gostaria que indicassem outro dessa série e me dissessem se é vantagem ter o tal do afirmador (se é que tem esse nome mesmo).

    E parabéns aos moderadores pelo excelente site.

    Abs.[/u][u][u][/u][b][/b]

    Neo Anderson
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Neo Anderson
    · votar


    Eucalipto serve pra 4 coisas: Lenha, poste e pra ser enterrado na terra em construção.

    E, na austrália, alimentar koalas hehehehhehee

    Pro resto não presta pra nada. ;P

    WalkerGhost
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    FABIOLB

    Bro, eucalipto empena até de olhar. Não caia nessa.
    Procure violões de madeiras boas e próprias para instrumentos.
    Estou vendendo um Takamine G-230 no Mercado Livre por R$500,00 c/capa. Acústico.

    Maiores informações: claudiofanaya@yahoo.com.br

    Diego Neston
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ja q perguntaram sobre uma madeira alternativa, eu to dando meus primeiros passos na lutheria e qero fazer um violao com uma madeira extremamente abundante aqi, a Fiat descarta toneladas de madeiras de demolicao q sao recolhidas pelas marcenarias aqi da cidade de Betim e viram moveis entre essas madeiras eu encontro pinus eucaliptos e perobas
    pinus num da eucalipto tb
    mas e PEROBA ? sera q daria uma bom violao pra mim q estou iniciando nesse ramo?


    eu tenho em maos:
    IMBUIA
    PEROBA
    AMENDOLA
    IPÊ

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Alvaro Henrique
    · votar


    O Roberto Gomes está fazendo bons violões de pinus. http://www.gomes.guitars.nom.br/lutheriaframe.html

    O Eduardo Brito também sabe bastante de madeiras alternativas. http://www.ebluthier.com.br/

    Desculpe, mas não encontrei no site da Gianinni esse violão com eucalipto no tampo. Será que alguém poderia me mandar um link direto pra ele?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    FABIOLB
    Não é uma boa idéia...........

    Pedro_Borges
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Pedro_Borges
    · votar


    FABIOLB

    Olha, eucalipto eu não sei se é bom, mas os violões Yamaha são fabricados com pinho espanhol, uma madeira leve e que confere uma ótima sonoridade.

    Para quem está começando e quer pegar gosto pela coisa, larga de mão de Gianinni, recomendo um Yamaha C40M (fosco) ou C45 ou C75 e se a grana der pense em CG131, CG171 ou CG201. Cara tú não vai se arrepender, não!

    Antes porém, o melhor dos conselhos. Compre violão experimentando-o. Nunca pela internet. Peça alguém para experimentar com você os que citei.

    Recomendo também a marca Tagima, a partir dos modelos Ventura, Madrid e etc. Se você morar em São Paulo, vá até a Casa Belivaquia conhecer os violões Suzuki. Digo isso porque não moro lá e um dia, numas dessas viagens, resolvei conhecer o tal violão, pessoalmente, que custa algo semelhante a um Gianinni. Gostei.

    Sds.

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    Violões de Eucalipto devem perfeitos pra toca na sauna... ahuuha

    Diego Neston
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    IMBUIA ?
    PEROBA ?
    AMENDOLA?
    IPÊ ?

    Diego Neston
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Peroba - madeira de excelente aparencia e todos seus dados sao de resultado medio nao ha informacao sobre ela na lutheria porem eu vou usala assim mesmo e fazer um teste! E boa para fundo

    Imbuia - é usada pelo eduardo barros para fazer fundos, madera escura da otrimas pecas extremamente resistente

    Brauna - madeira de excelencia para substituicao do pau ferro e do ebano, considerada a madeira do futuro para fazer escalas em todo tipo de instrumentos de cordas

    Ipê - alta beleza e durabilidade é boa pra telhados e para fazer escalas mas e mto dura

    Freijo - sera a substituta do cedro em alguns anos facil ascesso barata densidade igual a doi cedro aparencia mais bonita q a da tradicional madera mas com poros mais abertos muito boa para tampos e instrumentos arch top vou usala no tampo do meu violao feito com laterais e fundo de peroba rosa!

    Eucalipto - comecou a ser usada pela gianini e pelo o reidosvioloes (tonante) para fazer as fibras do meio dos laminados de violoes industrializados q sao uma verdadera merda! nao ha problema de empenar assim pois e usado no meio da lamina, para violoes de madera macica nao presta definitivamente

    pinus - roberto gomes esta usando mas so o trampo dele e q presta na humidade se perde o instrumento

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Diego Neston
    Cara, a peroba-clara já foi utilizada para braços nos anos 70, pela Giannini com bons resultados.
    A imbúia é muito boa para tampos e corpos inteiros.
    A Braúna é excelente para escalas, e já é usada desde o século passado.
    Eu uso o ipê para esclas; é bonito e excelente.
    O Freijó tem timbre distinto do cedro. É próxima do Alder, mas é de acabamento mais difícil.
    Abç

    TioAle
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Imbuia, já tive cavaquinho com essa madeira na faixa e fundos, instrumento feito por carlinhos luthier, gostei muito da sua sonoridade, "lembrando" como eu disse "lembrando" a sonoridade do jacarandá.

    Pardal
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    FABIOLB

    não compra que é fria. Na verdade essa é uma forma deles esconderem que o violão é de compensado. Ultimamente tem sido difícil encontrar um violão por menos de 500 que não tenha compensado no fundo, laterais e tampo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Madeira EUCALIPTO para o corpo do violão ?? será que presta ?