Qual o grande problema de comprar um violao feito na china?

    Autor Mensagem
    scott97
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: scott97


    eu tava olhando a nova linha da yamaha (A series) e vi que apesar de serem grandes violoes, mt gente disse q n comprou pq é feito na china. a diferenca entre um instrumento chines e japones/americano é tao grande q eu nao devo comprar o violao? ou só ter mais cuidado com danos de fabrica?

    slow134
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    scott97
    Isso é puro preconceito. Hj em dia quase tudo q temos na nossa casa é feito na china, e tbm os violões. Meu takamine foi fabricado na china, na faixa de preço dele nunca ví um outro melhor (claro q os taka japoneses tem uma qualidade muito superior) mas não é pq é feito no japão e sim pelo processo de fabricação. Fica tranquilo, os chineses aprenderam a construir violões.

    Magrinho123
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    scott97
    Cara, o que acontece é que muitas fábricas boqueta (independente da nacionalidade) têm sua fiscalização de controle de qualidade muito precária, daí todas levam o maldizer só por estarem no mesmo país/região/etc, o importante é vc testar o instrumento pra ter certeza de que vc gosta do [b]som, conforto e qualidade[/u] do instrumento, independente da marca... ou vc acha que é legal tocar numa guitarra Gibson tudo desregulada e fudida parecendo um 'berimbau metalizado'?

    .jana.
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    scott97
    Eu tenho um violão da gianini que feito na china
    Ele nunca deu nem umproblema axo q isu é preconceito como dic o slow134
    Abraço

    Tgo_Paes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    scott97

    O lance não é a China e sim o padão de qualidade que a marca coloca nos seus produtos ;)

    Abraços do Caipira!

    Philipi
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    scott97

    Não se esqueça que ele apesar de ser fabricado na china, não deixa de ser de uma marca que não é chinesa.

    Ou seja fuja das marcas chinesas, mas não de produtos fabricados na china!

    slow134
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    scott97
    Exatamento como o Philipi falou, como eu disso o meu takamine é fabricado na china, mas na faixa de preço nunca achei um melhor.

    Philipi
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    slow134
    Os Crafter também são ótimos, muitos fabricados na china, porém a marca não é chinesa e aew que está o Bizu,
    Ou seja, preço chinês com controle de qualidade de 1º mundo.

    slow134
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Philipi
    exatamente, os crafter's são tbm muito bons e muitos são fabricados na china.

    Philipi
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    slow134
    Eu tenho um todo laminado, e mesmo assim tem um ótimo som, boa tocabilidade etc...

    Ma os o que me chama atenção nele é formato do braço que é perfeito, pois tenho um Hofma todo bizurado todo de madeira maciça, com tarraxas da mais alta qualidade imaginável, com detalhes de acabamento incrivelmente perfeitos e complexos, porém o formato do braço não é tão bom quanto o do Crafter, claro que a sonoridade do Hofma supera o Crafter sem dúvida, mas mesmo assim o Crafter não fica muito atrás não.

    Rick Rock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Ma os o que me chama atenção nele é formato do braço que é perfeito, pois tenho um Hofma todo bizurado todo de madeira maciça, com tarraxas da mais alta qualidade imaginável, com detalhes de acabamento incrivelmente perfeitos e complexos, porém o formato do braço não é tão bom quanto o do Crafter, claro que a sonoridade do Hofma supera o Crafter sem dúvida, mas mesmo assim o Crafter não fica muito atrás não.

    Por isso que é importantíssimo testar antes de comprar, pode ser que eu me identifique com um tipo de braço e você com outro, porque cada um tem uma pegada.

    Abraço

    MMJr
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    pois tenho um Hofma todo bizurado todo de madeira maciça,

    Philipi

    Fiquei curioso para saber o modelo do seu Hofma...
    Ate onde eu sei Hofma nao tem violoes "inteiro" de madeira macica...Tem alguns modelos com tampo macico e laterais e fundo de laminado...


    Valeu...

    Philipi
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    MMJr

    Saiu de linha a algum tempo já.

    Antes a Hofma era a 1ª linha de violões, agora a 1ª linha leva o nome de Eagle, estratégia deles, eles manterem o design semelhante e nome do modelo semelhante, tipo meio pega ratão.

    O meu é o antigo HMS 280, não confundir com o HM210, que é fisicamente bem parecido porém leva tarraxas genéricas de baixa qualidade e madeiramento inferior ao HMS 280.

    Eu fiquei louco da vida quando eles fizeram isso, pois isso desvaloriza muito o meu violão, ainda bem que eu não pensava em vender mesmo.

    Aconteceu algo parecido com um modelo de contrabaixo da Giannini, dos anos 70, que voltou nos anos 80 com mesmo nome, porém muito inferior ao da década de 70, ambos Jazz Bass, a vista grossa eram muito parecidos, mas é a mesma coisa que comparar uma Gibson Chinesa com uma original, os detalhes fazem uma diferença monstruosa.

    MMJr
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Philipi

    Certo...
    Nao sabia desse detalhe....
    ...

    Cara,,, Aqueles contrabaixos da Giannini dos anos 70 eram demais mesmo....tinha um brother das antigas que tinha um...Aquele sunburst laranja e vermelho....Um dos melhores baixos que eu ja vi ate hoje....

    Valeu...

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    O problema é como em qq lugar do mundo: Há marcas empresas/marcas que contratam fabricas boas ou não, na China. Eles viajam pra Ásia pra conhecer as fábricas, por indicação pessoal ou não. Fecham contrato e colocam o logo da empresa contratante.

    À propósito, devem haver marcas chinesas para consumo interno excelentes, mas a gente conhece pouco da China, apenas o que falam dela e, na maioria das vezes falam mal o que eu suspeito muito que seja exagero. Há ainda a questão do idioma que não é amigável apesar do Google Tradutor, hehe.

    Então, o problema é comprar sem testar ou conhecer o que está comprando. No fundo, penso que o problema mesmo é o próprio consumidor e sua noção de custo/benefício, pois as marcas que não são top, não tem fábricas próprias, fator que pode facilitar o controle de qualidade dos produtos.

    T-Rodman
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    MauricioBahia
    Com o comunismo e agora, a regionalização das áreas de produção, não sei se sobraram empresas milenares lá na China. Mas ainda dá pra se ter lembrança de algumas fábricas de pratos para bateria, que existem há décadas, mesmo durante aquela época mais fechada. Tanto que aquele prato que tem o nome do lugar, foi inventado por lá.

    Agora, também, cada ano que passa eles estão melhorando. Um dia, as coisas feitas na China vão ter um padrão bom, como já tem em alguns produtos que não chegam por essas bandas. E é pra ter medo disso, rs.
    Por exemplo, parece que não vai demorar para uns Strimberg baterem os Takamine made in China. Os Crafter de 15 anos atrás também eram ruins se comparados aos atuais. E assim vai.
    Mas, como estamos falando de um país gigante, com proporções estrondosas, essa corrida para achar uma excelência pode demorar. Me parece que hoje em dia quem é 'grande' nem está melhorando muito, enquanto quem tem menos nome, corre pra aumentar seu índice de aceitação - o que provoca a melhora no baixo segmento, e uma certa estagnação no setor médio - como esses Yamaha que tem a mesma carinha pelos ultimos 3 anos - e que sempre necessitam de uma visitinha no luthier depois que saem das lojas (mas que não deixam de ser bons violões).

    Logo 2 problemas podem ocorrer hoje com violões chineses:
    Se for muito ruim, ele vai descolar rapidamente com o tempo (5 anos de uso, talvez).
    Se a fábrica melhorar bastante, o usuário vai chegar a comprar outro daqui 5 anos, porque os violões novos estarão mais interessantes (e mais caros, logicamente).

    JJJ
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    Eu comprei um violão 3/4 da Giannini made in China pro meu filho.

    (pra quem não sabe, violão 3/4 é um violão com o tamanho de - adivinha... - mais ou menos 3/4 de um violão "normal", próprio para crianças - embora, pelo tamanho não ser tão pequeno, eu consiga tocar com ele também)

    Review basicão do violãozinho 3/4 chinês da Giannini:

    Acabamento bom, tudo bem feitinho, bem encaixadinho, tudo no lugar, vernizes bem aplicados, enfim: olhando, parece honesto. Binding nas laterais bem feito. Braço confortável.

    Agora, sinceramente, o som parece... "plástico", sei lá... Ele atá "fala" alto, mas a impressão que dá é que a ressonância é feita numa caixa de plástico, não de madeira. Talvez com o tempo e novas cordas a sonoridade dê uma melhorada, mas que é esquisito, é. Mas, para a finalidade que comprei (meu filho se divertir) tá bacana. Foi 175 reais.

    T-Rodman
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JJJ
    DiGiorgio Piccolo custa umas 2x mais, mas tem uma boa sonoridade - mas se duvidar, acabamento pior.
    Tem também o Taylor baby, que custa umas 20x mais, rs.
    Sinceramente, não gosto dos Giannini chineses de hoje. Soam de plástico, como você comentou. Eu tenho um cavaco dessa marca. Duro que só pra tocar, rs.

    slow134
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JJJ
    tenho tbm giannini, bom, acho o o som bem ruim, mas foi com ele q eu aprendi a tocar.
    depois comprei um condor sd10 tbm chines, mas um som decente (dentro da faixa de preço), e agora comprei um takamine tbm chines,e na faixa de preço posso dizer q valeu muito apena.

    MMJr
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: MMJr
    · votar


    Agora, também, cada ano que passa eles estão melhorando. Um dia, as coisas feitas na China vão ter um padrão bom, como já tem em alguns produtos que não chegam por essas bandas

    T-Rodman

    Isso na verdade ja esta acontecendo..

    A China fabrica do pior ao melhor...Tudo e uma questao de preco e exigencia do mercado consumidor...

    Por exemplo: As coisas fabricadas na China que vem para os Estados Unidos sao , em geral, de melhor qualidade das coisas que vao para o Brasil...

    Confira algumas marcas de violao que sao feitos na China com excelente qualidade...

    http://products.guildguitars.com/products/search.php?section=dreadnoug ht

    http://www.eastmanguitars.com/dreadnought/


    http://www.gregbennettguitars.com/acousticportal.html


    Entre outras.....

    Nao adianta a pessoa comprar um violao de 200, 300 reais e falar que o violao e ruim porque e feito na China...Um violao a esse preco vai ser ruim independentemente de onde seja fabricado.....

    Outro detalhe...
    A China tem 2 ou 3 grandes fabricantes que fazem violoes para todas as outras marcas famosas no mercado mundial...Como Fender, Ibanes, Gibson, Takamine e por ai a diante


    Valeu...

    Japaninja
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    MMJr

    Poderíamos colocar também nesta lista a marca Walden Guitars! Violões feitos na China, mas com ótimo padrão de qualidade! Já tive oportunidade de tocar no D550CE(+- R$1000) e o G740CE(+- R$1500~R$1700), sinceramente dá uma surra em muitos outros violões na faixa de R$2000~2500!

    E também a marca Cort, que fabrica excelentes instrumentos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o grande problema de comprar um violao feito na china?