Texto sobre palhetada no violão

    Autor Mensagem
    fripperama
    Veterano
    # ago/11


    Gente,

    estou passando um link sobre um texto que eu traduzi que fala um pouco sobre a técnica da palhetada.

    Muitos devem saber que o ensino desta técnica é bem informal, havendo pouco material sobre uma metodologia instituida.

    Espero que este texto seja de grande valia para aqueles que querem aprimorar a técnica da mão direita no violão!

    Link: http://circulodevioloesrj.wordpress.com/2010/07/06/a-palheta-do-guitar -craft/

    fripperama
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: fripperama
    · votar


    A Palheta do Guitar Craft

    As palhetas usadas no contexto do Guitar Craft atualmente são comercializadas por Hiroshi Iketani, do Japão. São no formato de triângulos equiláteros e adequados para a técnica de mão direita do GC.
    Traduzido do site de Steve Ball: History of the Guitar Craft Plectrum, uma breve história sobre a palheta do Guitar Craft.

    História da Palheta do Guitar Craft:

    Primeiro, algumas anotações de Robert Fripp a respeito da palheta que usamos no Guitar Craft:


    "A palheta do violão é um híbrido do violão usado no banjo e no violão clássico espanhol que surgiu nas danças em grupo nos anos 1920s. A principal técnica de palhetada é uma combinação do banjo e do mandolin, que se desenvolveu com a palhetada alternada durante os anos 1950s. A eletrificação do violão durante os anos 1940s tirou a responsabilidade da sonoridade e do volume da palheta e da palhetada. A repercussão hoje é a ausencia de uma escola padronizada ou geralmente aceita de palhetada e um desenho padrão de palheta.

    A palheta Guitar Craft é uma ferramenta relativamente precisa para nossa abordagem ortodoxa de palhetada. Meu próprio professor de violão foi Don Strike, um virtuoso no banjo, mandolin e violão cujo perfil foi nos estilos e técnicas dos anos 1930s. Eu comecei a desenvolver esta técnica de palhetada durante 1959, e se tornou minha especialidade. A técnica continuou sendo refinada e sofisticada desde 1985, quando os cursos do Guitar Craft começaram.

    Resumindo, a palheta vai com a palhetada, e a palhetada vai com a forma de tocar. Nossa forma de tocar reflete como nós vivemos nossas vidas. A palheta do Guitar Craft é precisa, e a sonoridade reflete de forma precisa a maneira como tocamos a corda. Se acertamos de forma precisa, a sonoridade é autentica. Então, se desejamos escutar a forma como vivemos nossas vidas, isto é uma palhetada confiável. Se desejamos apoiar em equipamentos, como amplificação e efeitos, uma boa técnica de palheta pode ou não ser para nós.

    O formato original da palheta era de um casco de tartaruga, e não é de borracha indiana. O fabricante parou de produzir este modelo, e nos vendeu a matéria-prima restante. Nós assumimos a fabricação da palheta, principalmente, para disponibilizar aos estudantes do Guitar Craft."

    Escrito em 1988 para a revista Guitar World. Robert Fripp.

    * * * * * * * * *
    Extrato retirado do site. Leia a matéria completa acessando o link.

    De Ros
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Engraçado, me parece que eles estão procurando isso:

    http://v-picks.com/productdetails.php?q=26&page=picks

    ou isso:

    http://v-picks.com/productdetails.php?q=15&page=picks

    fripperama
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Que legal, há muito tempo que eu procurava palhetas parecidas com essas para eu comprar. Não conhecia essas, só as do Guitar Craft.

    Mas as palhetas do Guitar Craft ainda são mais acessíveis que essas, pois eu sempre compro nos cursos.

    fripperama
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Aproveitando o embalo, trago mais um texto interessante sobre o tema:
    http://circulodevioloesrj.wordpress.com/2011/08/22/o-violao-e-a-palhet a/

    O violão e a palheta

    Traduzido do diário de Robert Fripp – 27/03/2007.
    http://www.dgmlive.com/diaries.htm?entry=6419
    Tradução por Gabriel Vidal.

    2. As limitações da palheta. Ele estava correto em 1974. Ele está, ainda hoje, mais correto do que eu gostaria! Como a mão direita opera é um assunto que eu tenho abordado diretamente desde 1960. Mesmo aos 13 anos de idade, estava óbvio para mim que a palhetada era um assunto que não estava sendo desenvolvido. Então, isto se tornou, e continua sendo uma especialidade minha.

    Isto está ligado ao surgimento da palheta no violão na música popular e nos grupos de dança durante os anos 1920-30s, substituindo o banjo, um instrumento de palheta. Cordas de aço, uma palheta e acordes usando as seis cordas em violões acústicos ajudou a trazer mais volume ao instrumento. Com instrumentos elétricos, a necessidade de volume mudou, mas a palhetada não se desenvolveu – a produção de sonoridade e volume, a função primária da palheta, era essencialmente providenciado pelo amplificador e os captadores.

    Como um ponto de observação: fabricantes de palhetas e guitarras elétricas tendem a construir os instrumentos para acomodar sua própria forma de tocar. Já que não há uma "Escola de Mão Direita" amplamente instituída como poderíamos encontrar na técnica de piano ou de violino, não há um modelo prontamente disponível no violão. Ou seja, violões não são construídos para a mão direita porque não há uma escola de mão direita e a mão direita não se desenvolve porque o violão não é construído para a mão direita!

    Nós começamos até mesmo a construir violões para os alunos do Guitar Craft.

    3. o violão e o corpo: normalmente, o corpo se encaixa no violão, como descrito acima. O ideal é, o violão vêm para o corpo.

    Na prática, a postura que os jovens adotam para tocar o violão tem mais a ver com testosterona do que com uma técnica eficiente de tocar. Então, para instruir jovens instrumentistas tem mais a ver com tratar das atitudes, assunções, estruturas de valores e noções de auto-imagem, do que tocar o violão por si só.

    4. Guitar Craft fez seu vigéssimo segundo aniversário no último Domingo. Muitos de seus interesses e preocupações também são nossos. Nos cursos, nós temos professores da Técnica de Alexander para tratar do uso do corpo, aprendemos o instrumento dentro do contexto de performances, recebemos estudantes dos quatro continentes (os latino-americanos são ótimos), e a ênfase no ensino é prático, ao invés de teórico.

    GC possui um modelo para a técnica de mão direita, mas isso não é conhecido dentro do grande público. Leva entre 2-3 anos de prática focada para estabelecer uma base para a técnica de mão direita. Poucos estudantes estão inicialmente preparados para investir o tempo e trabalho necessário para adquirir esta fundação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Texto sobre palhetada no violão