Violão de 12 cordas - Dedilhado e Solo

    Autor Mensagem
    ClaraC
    Veterano
    # ago/11


    Já usei a busca e encontrei vários topicos a respeito da tecnica no violão de 12 cordas. Porém tenho duvidas mais especificas das quais não encontrei resposta.
    Gostaria de saber se para dedilhar em um violão de 12 cordas, devo com a mão direita, tocar nas duas cordas de mesma nota?
    Ao solar, funciona da mesma forma? Devo alternar a palheta ou bato sempre no mesmo sentido?
    O som deve ficar uniforme ao tocar as cordas oitavadas, ou deve ficar de modo a perceber a diferença?
    É isso...

    geracaoanos2000
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ClaraC
    É do mesmo jeito que um violão convencional. Quanto à dedilhar não sei, nunca toquei num de 12 cordas. Ja me informei, e disseram-me que ele é um violão mais "duro", se vc tiver um, me confirme por favor isso, então acho ideal solar com palheta.

    R. Marcone
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: R. Marcone
    · votar


    ClaraC
    Gostaria de saber se para dedilhar em um violão de 12 cordas, devo com a mão direita, tocar nas duas cordas de mesma nota?

    Procure no Youtube videos de viola caipira que estão sendo dedilhadas. O processo é o mesmo para o violão 12 cordas.



    ClaraC
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    geracaoanos2000
    Eu tenho um Yamaha apx 700, ele é um pouco mais duro sim, mas de violão de 12 cordas nunca toquei em um tão macio quanto esse.

    R. Marcone
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ClaraC
    ele é um pouco mais duro sim,

    Mas não é tão mais duro assim. Isso é lenda!

    denis126
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bom eu tenho um Tagima Twelve eu só toco dedilhado mas pra isso confesso que mantenho unhas iguais as de uma preguiça kkkkkkkk

    Ele é meio duro em matéria de pestanas, você vai usar um, pouco mais de força principalmente nas 4 primeiras casas, vai ter musicas que você vai quase chora no final, solos ficam bem massa nele, e em matéria de bends nas duas ultimas da pra fazer de boa, nas outras você tem que decer as cordas para baixo em vês de erguilas mas se você evitar eles melhor

    Na palheta eu acho meio complicado você tem que prestar mais atenção ao que toca e volta e meia você acerta só uma das cordas em vês das duas
    Eu gosto de tocar Don'T You Cry, Knockin' on Heaven's Door, Stairway to Heaven, Civil War dentre outras, eu acho que ficam massa nele

    12 cordas é augo que pouca gente toca e muitos desconhecem se você gosta de ser único ou ganhar algum destaque a mais ele é uma boa pedida

    Espero ter ajudado :)

    ClaraC
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: ClaraC
    · votar


    denis126
    E sobre o sentido da palhetada, alterno que nem no violão de 6 ou faço sempre no mesmo sentido?
    O som fica uniforme ou da pra perceber a diferença das duas cordas de mesma nota?

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    ClaraC
    Caramba, 2 anos com a mesma dúvida!!
    Creio que não tem uma regra pra isso, você faz conforme soa melhor pra você ou o que se encaixa melhor naquela música.
    O som fica uniforme, mas você percebe que tem 2 notas soando, embora elas sejam iguais, por uma ser oitavada em relação a outra!!
    Acho que em 2 anos com o violão em mãos você já deveria ter percebido tudo isso né...

    ClaraC
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    brunowebguitar
    Hahahaha
    Dois anos parada na verdade! Tive que vender ele e comprei outro agora! Revirando aqui achei esse topico de novo!!
    Valeu pela resposta, nos próximos dois anos vou me dedicar a tecnica...

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    ClaraC
    hahahahahaha
    Ah bom, agora entendi.
    Então, o negócio é testar. Aproveitar que tá com o violão ai na mão e ver o que agrada mais, o que encaixa melhor em cada música. Não fique presa a "regras" que não existem! Faça como soar melhor pra você!!

    Keith Young
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Pra mim, o segredo do violão 12 cordas é justamente não encara-lo como algo diferente... É tocar nele como um violão 6, não há pra quer ter distinção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão de 12 cordas - Dedilhado e Solo