duvidas escalas relativas

    Autor Mensagem
    kakaslash
    Veterano
    # mar/11


    Caras me deem uma força ae , sei q existe n° topicos sobre escalas relativas , mas nenhuma delas tem exatamente o q eu quero saber ou não comprrendi . Tipo se la menor é a relativa de dó seja nas escala natural , como nas pentatônicas , qual é real diferença entre as duas ?? Uma vez perguntei pro meu professor se as duas eram a msm , ele disse q nao , mas como mudei de cidade tive q parar de fazer aula . E como se saber se estou fazendo uma escala de la menor ou uma de dó ??

    xavy
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: xavy
    · votar


    amigo, pentatonica como já deves saber são cinco escalas para um determinado tom; para ser mais claro vou descrever usando a tonalidade de C maior:

    C D E G A C
    D E G A C D
    E G A C D E
    G A C D E G
    A C D E G A(penta de lá menor)
    cinco modelos de escala para a tonalidade C.

    As sequencias são distintas pois iniciamos em notas diferentes, mas as notas utilizadas são as mesmas em todas as sequencias, sendo portanto aceitas para solar na tonalidade de C, desde que haja certa harmonia.

    A penta de Am parece ser a mesma de C maior, embora a sonoridade(melancólica/triste) seja outra.

    Veja aqui

    Se ainda não tiver entendido, ou se eu estiver equivocado, aguarde que alguem vai responder vc com mais exatidão.

    Bem vindo ao forum,

    Abrass.

    moura23
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Blz gente!
    Tô começando agora com as escalas, sei algumas. Gostaria que alguém me ajudasse com o seguinte:
    -Se eu tiver quatro acordes (C Em Am G), posso usar só a escala de C e sua relativa(no caso Am) para tentar improvisar?
    Deem-me uma dica.

    Vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvidas escalas relativas