Dúvidas Referente a Escalas Musicais !

    Autor Mensagem
    fulepa
    Veterano
    # ago/08


    Olá Pessoal, aqui mesmo pelo fórum peguei alguns esquemas de montagem de escalas, maiores e menores.

    Se eu estiver errado favor me corrigerem...

    Ex: Maior - TTSTTTS e Menor - TSTTSTT

    Até ai tudo bem, eu entendi !!

    Mas tipo, se eu for montar as escalas, todas ficarão em TOM maior
    Ex: Escala de D -> D-E-F#-G-A-B-C#-D

    Dentro desse esquema de escalas não há nenhuma nota menor ou diminuta ?

    Tipo, D MAIOR ....> D - Em - F#m - G - A - Bm - C#° .. Há algum esquema assim ?

    Se há algo tipo esse, em quais casas as notas deverão ser menores ou diminutas ??

    Espero que tenha ficado claro !!!
    Procurei em muitos tópicos e não achei nada que dissesse sobre esse assunto.


    Abraços,

    qquer coisa contato emerson.vsilva@ig.com.br

    Pardal
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    fulepa

    Bem-vindo ao FCC!

    Bem, você está com uma dúvida comum a iniciantes: está confundindo notas com acordes. Acordes são grupos de notas sendo tocadas junto. Notas são sons individuais.

    Entendido isso, nenhuma nota é maior, menor, diminuta, aumentada ou o raio que a faça soar. Nenhuma nota por si só é nada além de uma nota. Para ser analisada, deve-se colocar alguma nota como referencial.

    A partir de uma escala, você monta o campo harmônico. Isto é, você pega as notas da escala de ré maior e, agrupando-as devidamente, forma acordes que, esses sim, serão maiores, menores diminuto, aumentados etc... e anotados em forma de cifra. Pois a cifra não anota notas individuais, mas acordes, que são notas em grupo (fazendo trabalho de equipe... nossa, que piada horrível!!).

    A nota anotada na cifra na verdade é a nota sobre a qual o acorde foi montado, mas não é sua única nota.Por exemplo: ré é uma nota, representada pela letra D. MAS numa cifra, quando vem escrito D quer dizer o acorde formado a partir da nota ré, numa formação maior. Quer dizer que você tem de tocar, além do ré, o fá sustenido e o lá.

    fulepa
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Pardal,

    Valeu pelo esclarecimento, realmente me ajudou muito a compreender.

    Agora espero conseguir na prática.. hehe

    Grande Abraçoo

    Bolo de laranja
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Amigo,só uma coisa...

    não decore distâncias como T e ST....decore intervalos!ajuda muito mais e é melhor.

    Tonalidade maior:T 2 3M 4J 5J 6M 7M

    Tonalidade menor:T 2 b3 4J 5J 6b 7b

    tonalidade = é a propriedade da escala ser maior,menor natural,harmônica ou melódica.

    Não confunda tonalidade com tom!

    A tonalidade maior é a maior com os II,III e VI graus abaixados em um semitom.
    ]
    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas Referente a Escalas Musicais !