Por que a 2 ª corda do violão é afinada em si ?

    Autor Mensagem
    Lambo-san
    Veterano
    # mar/11


    todas as outras são em 4ª justas, mas do sol pro si temos um intervalo de 3ª Maior, por que isso ? não seria mais coerente se fosse a nota dó ? e seguindo esse lógica faria a 1ª corda se tornar um fá.

    pergunto isso porque eu tenho um baixo de 5 cordas e eu estou tentando montar uma afinação pra eu tocar new metal ou algo mais pesado e estou em dúvida quanto a 5ª corda

    estou querendo começar (no baixo de 5 cordas) da nota Dó no bordão ficando, C - F - Bb - Eb - ou Ab ou G

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/11
    · votar


    Lambo-san

    afine da forma que vc surgeriu e tente fazer todos acordes menores maiores e com setima INCLUSIVE COM PESTANA

    renanguitar777
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Lambo-san
    na verdade ela é afinada do jeito q vc achar melhor. não obrigatoriamente em si
    cada uma acha a afinação mais confortavel pra tocar

    Lambo-san
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    então japaubatuba vai mudar tudo, mas e daí ?? isso é lógico, não acho que responda a minha pergunta...


    porque do intervalo de 3ª Maior do sol pro si ? porque não continuar seguindo em 4ª ?

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Porque assim a grande maioria dos acordes ficam mais simples de executar. Tente tocar um C7M sem pestana com esta afinação que tu disseste. Outra coisa: isto aumentaria a tensão das cordas si e mi, diminuindo sua durabilidade.

    Acho que é isso...

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/11
    · votar


    Lambo-san

    exatamente vai mudar e ficar meio impraticavel fazer alguns acordes

    eu ja me fiz essa pergunta tb e afinei da forma que vc surgeriu!
    ficou complicado fazer os acordes mais simples

    kiki
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    Lambo-san
    por que tem que ser tudo em 4as, e nao em 5as por exemplo? ou 8as?

    apos muitos seculos de experimentos, essa afinação foi a que "vingou", a que se consagrou como padrao. algum motivo tem.

    ela é bem inteligente, é um tanto que cabe na mao (4 dedos, 4 semitons, depois muda de corda)
    o "desvio" da corda si facilita imensamente algumas lógicas
    por exemplo a corda mi fica repetiva, o que torna a pestana mais util.
    forma um acorde maior nas tres cordas do meio (si re sol)

    enfim, se quiser fazer o tira-teima, afine diferente e experimente.
    tambem experimente outras afinações existentes.

    Gaiteiro15
    a tensao adicional por meio tom é infima, nao vai mudar em nada a durabilidade da corda.
    tem gente que usa encordoamentos mais pesados ou mais leves, tudo meio tom abaixo ou acima, tem gente que usa afinações abertas...

    Lambo-san
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    "ficou complicado fazer os acordes mais simples" isso é relativo, fica mais difícil o fácil mais fácil o difícil blá blá rs

    sobre a tensar ficar maior, eu penso que é só regular o tensor de acordo com a afinação...

    "apos muitos séculos de experimentos, essa afinação foi a que "vingou", a que se consagrou como padrao". algum motivo tem. - então eu respeito essa tradição e tal mas e se esse motivo tiver ficado obsoleto heim ? não custa pensar um pouco a respeito


    o "desvio" da corda si facilita imensamente algumas lógicas,
    por exemplo a corda mi fica repetitiva, o que torna a pestana mais util. - não se sei entendi essa parte :|

    porque a pestana fica mais útil ??

    e no caso do baixo de 5 cordas em que vai parar no intervalo de 3ªM ??????


    muito obrigado por responderem, muito obrigado mesmo !!!
    ^^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por que a 2 ª corda do violão é afinada em si ?