Autor |
Mensagem |
Lambo-san Veterano |
# mar/11
todas as outras são em 4ª justas, mas do sol pro si temos um intervalo de 3ª Maior, por que isso ? não seria mais coerente se fosse a nota dó ? e seguindo esse lógica faria a 1ª corda se tornar um fá.
pergunto isso porque eu tenho um baixo de 5 cordas e eu estou tentando montar uma afinação pra eu tocar new metal ou algo mais pesado e estou em dúvida quanto a 5ª corda
estou querendo começar (no baixo de 5 cordas) da nota Dó no bordão ficando, C - F - Bb - Eb - ou Ab ou G
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# mar/11
· votar
Lambo-san
afine da forma que vc surgeriu e tente fazer todos acordes menores maiores e com setima INCLUSIVE COM PESTANA
|
renanguitar777 Veterano |
# mar/11
· votar
Lambo-san na verdade ela é afinada do jeito q vc achar melhor. não obrigatoriamente em si cada uma acha a afinação mais confortavel pra tocar
|
Lambo-san Veterano |
# mar/11
· votar
então japaubatuba vai mudar tudo, mas e daí ?? isso é lógico, não acho que responda a minha pergunta...
porque do intervalo de 3ª Maior do sol pro si ? porque não continuar seguindo em 4ª ?
|
Gaiteiro15 Veterano |
# mar/11
· votar
Porque assim a grande maioria dos acordes ficam mais simples de executar. Tente tocar um C7M sem pestana com esta afinação que tu disseste. Outra coisa: isto aumentaria a tensão das cordas si e mi, diminuindo sua durabilidade.
Acho que é isso...
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# mar/11
· votar
Lambo-san
exatamente vai mudar e ficar meio impraticavel fazer alguns acordes
eu ja me fiz essa pergunta tb e afinei da forma que vc surgeriu! ficou complicado fazer os acordes mais simples
|
kiki Moderador |
# mar/11
· votar
Lambo-san por que tem que ser tudo em 4as, e nao em 5as por exemplo? ou 8as?
apos muitos seculos de experimentos, essa afinação foi a que "vingou", a que se consagrou como padrao. algum motivo tem.
ela é bem inteligente, é um tanto que cabe na mao (4 dedos, 4 semitons, depois muda de corda) o "desvio" da corda si facilita imensamente algumas lógicas por exemplo a corda mi fica repetiva, o que torna a pestana mais util. forma um acorde maior nas tres cordas do meio (si re sol)
enfim, se quiser fazer o tira-teima, afine diferente e experimente. tambem experimente outras afinações existentes.
Gaiteiro15 a tensao adicional por meio tom é infima, nao vai mudar em nada a durabilidade da corda. tem gente que usa encordoamentos mais pesados ou mais leves, tudo meio tom abaixo ou acima, tem gente que usa afinações abertas...
|
Lambo-san Veterano |
# mar/11
· votar
"ficou complicado fazer os acordes mais simples" isso é relativo, fica mais difícil o fácil mais fácil o difícil blá blá rs
sobre a tensar ficar maior, eu penso que é só regular o tensor de acordo com a afinação...
"apos muitos séculos de experimentos, essa afinação foi a que "vingou", a que se consagrou como padrao". algum motivo tem. - então eu respeito essa tradição e tal mas e se esse motivo tiver ficado obsoleto heim ? não custa pensar um pouco a respeito
o "desvio" da corda si facilita imensamente algumas lógicas, por exemplo a corda mi fica repetitiva, o que torna a pestana mais util. - não se sei entendi essa parte :|
porque a pestana fica mais útil ??
e no caso do baixo de 5 cordas em que vai parar no intervalo de 3ªM ??????
muito obrigado por responderem, muito obrigado mesmo !!! ^^
|