O calibre da corda pode interferir no timbre?

    Autor Mensagem
    Math14
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Math14


    Eai pessoal,pois e eu num lembro se tinha postado um topico dizendo q ia colocar as cordas de guitarra no meu violão,pois eu coloquei e to achando um verdadeira merda,pois ta muito horrivel o timbre e o volume do som,so que mesmo com as cordas de violão,ainda assim não e o timbre q eu queria,vou dizer as cordas q eu to usando e o tipo de timbre q eu quero:

    Corda que eu utilizo:Cobra(Giannini) Violão Folk 010-050

    agora o timbre q eu quero acho q eu não vou conseguir achar um exemplo,mas eu queria um timbre bem acustico,e que não fique aquele som frouxo,sem brilho,mas ai eu queria saber se existe alguma marca(corda) que eu possa conseguir esse timbre e tambem antes q algum espertinho venha reclama sobre o titulo do topico,vou fazer a pergunta:

    O Calibre pode interferir no timbre ?? por exemplo se usar um calibre 011 ai o som vai ficar mas grave e sem brilho?

    flw,abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Math14
    Em 1º lugar corda não tem calibre, tem espessura (eu mesmo já usei esse termo erroneamente...).
    Em 2º lugar, óbvio que sim.
    Em 3º lugar, não é apenas a corda que interfere nisso, mas todo o violão...
    Abç

    Math14
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    ow vlw cara, eu ia usar um termo mas mas horrível que esse nem queira saber qual era hehe
    obg por ajudar mas eu ja sabia q o violão em si faz timbre

    fuska77
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Sim, tem bastante coisa sobre isso no forum. Não só a espessura, mas tambem o material, a forma como foi colocada e etc.

    kyo_ryo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Math14
    por exemplo se usar um calibre 011 ai o som vai ficar mas grave e sem brilho?

    O som vai ficar mais cheio, mas não sem brilho (a não ser que utilize cordas lisas - flatwound). Procure comprar um bom jogo de cordas do tipo "Phosphor Bronze" .011. Utilizei por um bom tempo as Dean Markley Alchemy que eram ótimas, resistentes e equilibradas. Pelo que eu vi as cordas de bronze tendem a ser mais brilhantes. Tente as Exilir ou D'Addario EXP.

    Vitor SCS
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Vitor SCS
    · votar


    Se quer brilho, como o kyo_ryo disse, pegue a Dean Markley... é difícil de achar, talvez alguns bons luthiers tenham (o meu tem).

    Mandei regular o meu a duas semanas atraz e mandei por as Dean Markley. Pqp, o timbre é definidíssimo... porém achei ela meio fina por ser 0.11, talvez seja coisa minha... da próxima mando por 0.12, que fica show.

    Ah, e arrumando: Quanto mais espessa a corda for, melhor será o som acústico em todos os aspectos... porém, claro, ficará menos macio para tocar...

    xavy
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: xavy
    · votar


    Math14

    Corda possui diâmetro e não calibre ok? Calibre é para armas.

    D'addario deve melhorar o timbre e chegar ao que você deseja: som cheio e com presença. Sem querer desmerecer a marca, mas essa Cobra da Giannini não está com nada... Pelo menos pela experiência que tive com ela! Muito fraquinho o som.

    Eu uso e recomendo 80/20 EJ10 da D'addario. Não testei Elixir porque são kras demais e se eu não gostar do timbre (dizem que é mais abafado) fico enrolado por seis meses(tempo limite para que eu troque as minhas cordas). Boa sorte na procura parcero.

    O timbre que consigo com a D'Addario se aproxima desse >>>aki<<<. Disse "se aproxima" pq o som unplugged é infinitamente melhor. A base e o solo foram executadas por mim de um trecho da música 5:50am do Resgate.

    o/

    Felicidades.

    Floyd N Roses
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Floyd N Roses
    · votar


    Math14
    Bom caraa...o que eu diria...já disseram!!! Cordas mais grossas e de marcas melhores [ou seja...MAIS CARAS! xP]...vão deixar o seu violão com um som acústico mais cheio e com mais brilho [quanto a esse ultimo 'fator'...eu nunca usei...mas DIZEM que cordas Elixir são mais brilhantes]!!! ;D


    Agoraa...aproveitando o tópico...aí falaram sobre cordas 'Phosphor Bronze' e cordas '80/20'!!!


    AFINAL...qual é diferença entre uma corda 'Phosphor Bronze' e uma '80/20' [ou até mesmo '92/8']??!!! o.ô



    VALEU aweee!!! \m/




    ...o///

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    xavy
    Calibre é para armas.
    É uma medida da parte interior de um tubo, geralmente refer-se à armas e possui muitos tipos de medidas diferentes, geralmente em polegadas, milímetros ou centésimo de milímetros. (exemplo: 0.30pol corresponde a 7,62 mm).
    Abç

    kyo_ryo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Floyd N Roses
    AFINAL...qual é diferença entre uma corda 'Phosphor Bronze' e uma '80/20' [ou até mesmo '92/8']??!!! o.ô

    Esses números referem-se a composição da liga de bronze utilizada. 80/20 significa que a liga metálica contém 80% de cobre e 20% de estanho (em alguns casos zinco, ainda assim a liga é chamada de bronze por algumas fabricantes) em sua composição. A 92/8, que é a Phospor Bronze, segue a mesma lógica, mas dentro dos 8% de estanho estão inclusos uma certa quantidade de fósforo (cerca de 1%, eu acho).

    Floyd N Roses
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    kyo_ryo
    AHHH...bom!!! Agora sim eu entendí!!! :D


    E olha que eu já tinha procurado [BASTANTE] por aí hein!!! ^^


    VALEU caraa!!! \m/




    ...o///

    fuska77
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    kyo_ryo
    Muito boa sua explicação. Mas em relação a sonoridade de cada uma, alguem sabe responder?

    MMJr
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: MMJr
    · votar


    Mas em relação a sonoridade de cada uma, alguem sabe responder?

    Vamos usar as cordas D'addario como exemplo...

    Observem que abaixo da foto de cada embalagem de cordas, tem um "medidor" indicando a "tendencia sonora" de cada composto. O indicador vai de "bright" para "mellow" ou seja brilhante para "menos brilhante"...
    Usei o termo "tendencia sonora" porque, logicamente, tambem depende da qualidade do violao....

    Observem...

    http://store.daddario.com/category/144846?language_id=1&currency_id=1


    Valeu....

    Floyd N Roses
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    MMJr
    Olhaa...que engraçado...eu pensando que a Phorphor Bronze fosse mais brilhante que a 80/20...pq tem mais quantidade de bronze!!! Já ia falá bestera!!! xD ...suhaUASHUhauas


    VALEU awe caraa!!! \m/




    ...o///

    segundo melo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ai pesoal eu acho quem quer tem tinpri brilhante com bastante presensa e o encordoamento que eu to usando e o GIANNINI SERIE ACUSTICO BRONZE 65/35 010 0.50 algem ja viu ????

    segundo melo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    e interesante eu queria muito saber da diferença de tençoes en relação a liga usada no encordoamento gostaria de saber se a mesmatenção en um encordoamento 65/35 e igaul a do 85/15 me refiro por exenplo utilizo 65/35 quero utilizar o 85/15 posso???????? sendo a mesma teção ; ex 010???

    ou quanto mais bronze mais tenção ???? ou oa contario ????

    sei que o zinco e o mais brilhante , sem duvidas , mais quero esperimentar otro tipo bronzefosfo posso colocar sem medo ?????

    e por que exitem cordas de aço estanhado cromado, outraspolido ???qual a diferençao ;;;????????

    segundo melo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    algem me ajuda ai galera algem ?????????????????????????????????????????????

    segundo melo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    algum ajudem ai

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O calibre da corda pode interferir no timbre?