Dica de violão (aço) até 4 mil

Autor Mensagem
crovadore
Veterano
# fev/11

E aí pessoal!
Bom, eu gostaria que os senhores me indicassem o melhor violão (novo) que eu posso adquirir com R$4000,00 em média.
Quero um violão com boa captação, mas dou prioridade ao som desplugado.
Dando uma olhada breve, pensei no Taylor 214ce e no Takamine ETN-10C TBS.
O que acham?

Valeu!

erickx
Veterano
# fev/11
· votar

quer tocar o q?

erickx
Veterano
# fev/11
· votar

expecifique com mais detalhes do que vc quer
faloo

erickx
Veterano
# fev/11 · Editado por: erickx
· votar

ll

crovadore
Veterano
# fev/11 · Editado por: crovadore
· votar

Putz, foi mal, esqueci de dizer meus "objetivos" com o violão... Bom, quero um violão bastante versátil, sou fã de blues, hard rock, gosto de tocar também MPB, enfim, qualquer tipo de música agradável e bem trabalhada. Vivo procurando versões acústicas das minhas músicas preferidas pra tirar no violão... No geral, acho que posso dizer que procuro um violão com bastante intensidade sonora, "corpo", que seja ideal pra dedilhados.

Hum, esse Takamine parece interessante... Não achei nem um preço convincente, você sabe me dizer mais ou menos quanto é? Bom, tem que ser um instrumento que eu possa carregar durante longos anos sem nem pensar em trocar.

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar

erickx
Sabe tudo heim. O cara tá já olhando um ETN-10C TBS que é MIJ e você indica um MIK?

crovadore
Tem loja que dá um belo desconto no EF-444TBS:
http://www.sonotec.com.br/detalhe_produto.php?id=37&marca=1&categoria= 1
Eu comprei o meu assim. Seria em tese o mais barato Takamine MIJ hoje em dia no Brasil. Tem design que segue bem os Martin e Taylor clássicos.
Captação dela é das melhores, que só perderia para os novos Cool Tube, que nem tem oficialmente no BR.

Bom, vendo rapidamente, tem vários da linha EF, na faixa dos sub 4k:
http://www.playtech.com.br/ch/bus/0/0/maisvendidos/decrescente/15/1/ta kamine-ef.aspx

O que posso dizer sobre o EF444TBS. Bom, é o meu violão principal hoje. Tem um som bem encorpado, um ótimo sistema de captação, acústica excelente, feito de materiais muito bons, e eu não troco ele por outro tão fácil não, rs.

crovadore
Veterano
# fev/11 · Editado por: crovadore
· votar

T-Rodman
Hum, putz, é um belo de um violão mesmo... Só que eu não sei, talvez eu prefira violões com cutway, porque costumo usar bastante as últimas casas... De qualquer forma, agradeço muito pelas sugestões, vou procurar esse violão numa loja aqui de Curitiba e dar uma testada.
Mas me diga: você acha esse melhor que um Taylor da série 200? Será que encontro algum violão com captação superior à essa "piezo" (ou coisa assim) nessa faixa de preço?
Você comentou sobre esse "Cool Tube", eu nem conhecia, mas vi que o ETN-10C tem. Isso seria interessante, não? Além do mais, tem a vantagem de ele ser com tampo e fundo maciços, acredito que o som seja bastante encorpado e definido.

Valeu!

T-Rodman
Veterano
# fev/11 · Editado por: T-Rodman
· votar

sinceramente não sei o que opinar sobre os Taylor.
Sei que são bons violões, mas que como os Martin, eles tem umas séries baixas que o povo que gosta de violão premium fala que é ruim. Daí a partir de certa faixa, dizem que todos são excelentes.
Dê uma procurada em tópicos de violões que eles citam essas séries baixas dos Taylor e Martin.

Vendo a foto agora do Taylor 212ce, sim, agora entendi o tipo de violão que você quer.
A coisa engraçada é que quando se falam de Martin e Taylor, o desenho do violão que me vem à cabeça é justamente o desenho do EF444TBS, lol.

O desenho do 212ce pra mim, o primeiro violão que me vem à cabeça são os Yamaha CPX series.

Olhando assim por cima o ETN 10C, que eu nunca testei, hum, parece ter um som bem legal. Ele não tem verniz brilhante. Eu cheguei a testar um Taka encerado, mas não lembro o modelo. Lembro que era MIJ e que foi o violão mais legal dos que eu testei. Eu acho que até era um signature, mas salvo engano que, por causa dos elogios em cima desse modelo em particular, a Takamine começou a fazer mais modelos com a tampa encerada, como o ETN 10C.

macetinho: para ver as melhores séries de Takamine vendidos no Br, veja pelo conjunto de prés inclusos nele. Os melhores usam o modelo Ct4b.

erickx
Veterano
# fev/11
· votar

T-Rodman ele nao expecificou eu fui logo mandando um legalzao que eu acho
de blues, hard rock
po cara hard rock no ETN-10C sem chance ne !
mas como vc quer tocar versoes acusticas

vc tem prferencia por takamine msm ou pode ser outra marca
olhe alguns da crafter tbm vlw

Sapopemba
Veterano
# fev/11
· votar

Se você mora em São Paulo, experimente um violão do luthier Walter Gabriel, na rua Teodoro Sampaio. Nunca ouvi um, mas já tive conhecimento de muitos relatos favoráveis em relação ao Takamine.

De fábrica, já ouvi um Tanglewood de R$ 2500 e gostei muito. A loja Made in Brazil vende esse violão.

crovadore
Veterano
# fev/11
· votar

T-Rodman
Pois é cara, também já ouvi falar que as séries 100 e 200 da Taylor não valem o que se paga.

É, o fato de ser encerado já é um pró, porque além do visual mais sofisticado, o som também melhora levemente.
Bom, esse que te falei usa o CT4B, então acho que essa é realmente uma excelente opção. Pena que aqui os preços são meio salgados, vou pegar um desses por uns 3800. Esses impostos fdp's são de ferrar.

Bom, valeu pela ajuda cara! Clareou bastante as coisas aqui!

erickx
Hum, só que o top da Crafter não chega nem perto de um Taylor 214ce ou desse Takamine. Mas valeu mesmo assim.

Sapopemba
Putz, sou de Curitiba cara, infelizmente não rola pegar um violão de luthier. Tem uns caras excelentes aqui, mas não sei se me interessa pegar um desse tipo. Não sei porque, sempre tive o pé atrás com violões de luthiers...

Será que esse Tanglewood supera esses Takamines de +- 4 mil? Sei que às vezes o preço não diz nada, mas...

erickx
Veterano
# fev/11
· votar

não rola pegar um violão de luthier
po cara 4000 é realmente muita grana da pra vc ir num luthier e fazer um otimo violao
mas como vc nao quer ...
um takamine é muito bom e também pode pegar um semi novo e que seja melhor
mas tu tem preferencia de folk, jumbo ?

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar

erickx
Você pelo menos viu as fotos dos dois primeiros violões que ele mostrou?
- lá que você vai notar qual é a preferência dele.

Ah, e Takamines dos bons, usados, não tem preço muito menor não. Pelo menos os que eu já vi à venda, ficam entre R$ 3500~5000.
Só um exemplo: entre Krocodile Pop, Soul Shine e Two Tone, que são as três mais conhecidas de usados bons em SP:
http://www.instrumentosusados.com.br/instrumentos12.asp?Categoria=viol oes_eletro

crovadore
é complicado saber sobre violões de outras marcas. Primeiro porque a gente não tem muito acesso para testá-los por aqui.
às vezes eu tenho vontade de entrar lá na guitarcenter/wwbw e arriscar um violão. Mas seria um tiro no escuro, e poderia até ser brochante. Quer arriscar?
http://www.guitarcenter.com/Michael-Kelly-Nostalgia-Jumbo-60SJCE-Acous tic-Electric-Guitar-with-Onboard-Tuner-515979-i1397440.gc

erickx
Veterano
# fev/11
· votar

nao sei se é bem o que vc quer pois é usado e tal
mas além de ser de curitiba parece tar em bom estado
bem mas nao custa nada postar ne :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168993935-violo-gibson-c-35-del uxe-usa-_JM

erickx
Veterano
# fev/11
· votar

cara so uma perguntinha
vs é iniciante ?

Sapopemba
Veterano
# fev/11 · Editado por: Sapopemba
· votar

Sapopemba
Será que esse Tanglewood supera esses Takamines de +- 4 mil? Sei que às vezes o preço não diz nada, mas...

Isso não posso dizer, pois não ouvi um Takamine desse valor, só os mais baratos.
O melhor seria você ouvir os violões antes de comprar. Aqui em São Paulo tem uma rua (a Teodoro Sampaio) com várias lojas de instrumentos, isso facilita muito.

dennermiranda
Veterano
# fev/11
· votar

crovadore

Realmente é uma boa grana, vc pode escolher violões de alto nível, sua finalidade e obter um bom som desplugado tbm , senão te indicaria um Godin, mais pra parte acustica não rola muito.
Tem os Martin tbm , apesar de ser uma faixa de preço um pouco mais cara, voce pode pesquisar um ate a sua necessidade, esse sim vai te satisfazer tanto na acústica , quanto plugado , vlw

crovadore
Veterano
# fev/11
· votar

T-Rodman
Putz, eu não arrisco comprar violão sem testar antes, as chances de fazer merda são grandes demais... Putz, esse que você me passou parece um tesão, mas é foda né, visual não diz nada. Tem que ser um violão confortável também, e isso e só pegando e tocando pra saber.

erickx
Bom, tá bem cuidado mesmo, mas sei lá, eu poderia até pedir pra testar o violão, mas o foda é que é de 97, então a parte da captação já deve tá meio ferrada, e não pretendo gastar com manutenção tão cedo.
A pergunta sobre ser iniciante foi pra mim? Porque acho que fica óbvio que não sou, seria muita ignorância investir tanto num violão sendo iniciante.

Sapopemba
É, aqui em Curitiba tem várias opções de lojas, ainda vou ter que fazer um tour pra ver o que encontro de bom.

dennermiranda
Pois é, é que eu vou usar muito mais o violão desplugado, então não adianta pegar um que não seja bom assim. Bom, vou dar uma olhada nesses Martin's, tenho que ver se tem alguma loja por aqui que venda essa marca.

Valeu pessoal!

Sapopemba
Veterano
# fev/11 · Editado por: Sapopemba
· votar

Não tenho muito o que acrescentar, mas para finalizar digo que eu daria preferência, na escolha do instrumento, ao violão com o melhor som desplugado.

Digo isso porque, se você pensa em ficar com o violão por muitos anos, deve considerar que a eletrônica evolui rapidamente e daqui a algum tempo surgirão captadores melhores, que você poderá colocar no seu instrumento, melhorando o som amplificado.

Já quanto ao som desplugado, não há muito o que se fazer.

crovadore
Veterano
# fev/11
· votar

Exatamente! Valeu pelas dicas!
Assim que tiver tempo, vou testar um por um até achar o ideal.
Além do mais, quando você pede pra testar um violão plugado, os espertões sempre ligam nas caixas próprias pra instrumentos acústicos, e dá uma diferença enorme. E eu não tenho uma dessas (futuramente investirei numa), então é muito mais importante o som deplugado, realmente.

Abraço!

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar

crovadore
Que isso, rs. Na maioria das lojas nem ligam nas Roland AC-60. Imagine então nas AER, lol.
Certa vez eu fui experimentar violões e ligaram na AER. Bom, pelo menos eu testei todos no AER, mas que caixa é a AER - mas também, seu preço...
Pra se ter idéia, lá fora:
http://guitars.musiciansfriend.com/product/AER-Compact-Classic-Pro-Aco ustic-Guitar-Combo-Amp?sku=485702

raphadtna
Veterano
# mar/14 · Editado por: raphadtna
· votar

Olá galera, ressuscitando o tópico. Eu comprei esse modelo. O Takamine ETN10C TBS no escuro, confiei pela opnião em foruns estrangeiros em que ele é muito bem falado, e eu moro no interior de Minas e não tenho muito acesso aos modelos para teste. Perguntei sobre ele por aqui mas ninguém soube falar nada até então. Me espanta, pois este modelo é um dos mais procurados da linha japonesa da Takamine. Dizem ter um dos sons mais equilibrados da marca, basta observar em vídeos no youtube de artitas endosers da marca, o que pesou também na minha decisão pois usarei o violão para tocar em banda de música sertaneja. O violão ainda demora uma semana pra chegar. Até lá gostaria da opnião de alguém que conheça o modelo sobre suas características.

Obrigado e abraços.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mar/14
· votar

raphadtna
Só posso te dar minha opinião...
Eu iria te Taylor ou Martin nesta faixa de preço, eu não curto o som de 'pato' dos takamine.

raphadtna
Veterano
# mar/14
· votar

Jeff.guitar

Entendi brother, obrigado pela atenção. Entao, na faixa de preço que paguei pelo violão, mais correia fender, mais no feedback planet waves mais limpador de cordas, mais um encordoamento elixir 012-053 Nanoweb, que foi 4000, eu acharia no máximo os Taylor da serie 100 e 200, que tem apenas top sólido e captação inferior à da Takamine e Martin's mexicanos com apenas top sólido também. Acho que o Takamine leva vantagem por ter fundo e top sólidos e pela captação e pré excelentes, que são o CT4B II e o Palathelic, nao?!

Jeff.guitar
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: Jeff.guitar
· votar

raphadtna
Questão de captação dos violões é relativo.
Mas quem te disse que a linha 100 e 200 da Taylor são inferiores por ter somente o tampo sólido, e fundo e lateral laminado? São violões acima da média, melhores que muitos violões sólidos.

Para mim existe somente 4 marcas de violões (e os feito por luthiers) que são: Taylor, Gibson, Martin e Guild. Por são os únicos que tem timbre razoáveis, por isto indico eles, mas com somente 4 mil reais, eu te e indico os Martin e Taylor.
Acho que o 114CE ou 110CE são boas pedidas, ou ainda um Martin dcx1e.

Eu tenho um Taylor 314CE, comprei a uns poucos dias, então, não posso falar muito, mas depois que pagar ele, penso num Martin DC-16GTE.

raphadtna
Veterano
# mar/14 · Editado por: raphadtna
· votar

Concordo contigo parceiro, que os Taylor 100 e 200 são ótimos violões e têm ótimos timbres quando desplugados, mas penso que na comparação, a construção desse Takamine por ser artesanal e com madeiras nobres, apresenta uma vantagem ao ser comparada ao fundo laminado destes Taylor's, ou não? É apenas uma suposição minha, já que ambas são marcas conceituadas. Tudo bem que ao se tratar de violões intermediários e tops, os Taylor's e Martin's da vida deixam um Takamine top para trás, como esse seu Taylor que já utiliza um sistema de captação bem superior ao usado nas series 100 e 200. Mas em comparação com as linhas de entrada acho que é só uma questão de timbre, como vc citou que não gosta do timbre dos Takamine's, acho que é apenas uma questão de gosto. Já quanto à captação, por que é uma questão relativa? Pergunto observando a minha situação, que usarei o violão em banda de música sertaneja como violão principal para solos, no caso violão usado em linha, passando apenas por um Direct box e no máximo um pedal de Eq e um Reverb. Li em alguns foruns estrangeiros que a captação dos Takamine é melhor que a desses Taylor's. Não posso dar minha opnião pois nunca toquei nesses violões plugados, como disse anteriormente, não tenho opções por aqui.

Belo violão seu Taylor, digasse de passage.

rs.
Abraço.

MMJr
Veterano
# mar/14
· votar

Acho que o 114CE ou 110CE são boas pedidas, ou ainda um Martin dcx1e.

Por 4 mil Reais???

Nao e nao, velho.... Por 4 mil nao.... Por 1.500 sim...

Valeu...

raphadtna
Nao conheco o Modelo desse Takamine...Na verdade nunca dei bola para Violoes Takanine....
Esse Modelo que voce comprou custa 1.250 dolares la fora...Por 4 mil no Brasil, ate que ele nao esta super faturado como os modelos Taylors e Martins que o colega Jeff.guitar citou....

Valeu....

Jeff.guitar
Membro Novato
# mar/14
· votar

MMJr

Nao e nao, velho.... Por 4 mil nao.... Por 1.500 sim..
1,5mil num Taylor?
Em que loja?
Paguei 6,5mil no meu 314CE e faceiro ainda kkk'
Fala que eu compro agora kk'

raphadtna
Veterano
# mar/14
· votar

MMJr

Pois é parceiro justamente isso que estou tentando dizer, estes violões Taylor não valem o que se pede neles na minha opnião, já o Takamine pelo preço que comprei ficou um ótimo custo x benefício pelos fatores que citei: ótima captação, fundo sólido, ótimo acabamento acetinado, que melhora levemente o som. Posso postar um vídeo aqui em que da pra se ouvir bem o som dele plugado, mas iria rolar um preconceito, pois é um vídeo do Luan Santana ( que eu não curto, vi o vídeo apenas pelo violão rsrs), mas tem esse vídeo também em que o cantor usa um ETN10C na cor Natural:

https://www.youtube.com/watch?v=j4Z8f3Zrk1A

Já o preço, consegui um ótimo por ser uma loja que eu tenho um ótimo relacionamento e dei crédito ao comprar um combo Behringer de violão ACX1800 que estava em mostruário e com arranhões pelo valor original.

raphadtna
Veterano
# mar/14
· votar

Esses Taylor's aque me refiro são os da serie 100 e 200 que tem fundo laminado e catação não tão boa.

rs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dica de violão (aço) até 4 mil