Dúvida sobre violão novo Epiphone EJ-200 CE

    Autor Mensagem
    BrunoYudi
    Veterano
    # jan/11


    Bom recentemente comprei esse violão jumbo da epiphone, o ej-200 ce, e gostei muito dele, mas desde que eu comprei eu acho que as cordas poderiam ficar um pouco mais baixas para meu conforto. Dai que entra minha dúvida, eu mando logo no luthier por o violão ser recém comprado, pra uma regulagem total, ou eu apenas abaixo as cordas? por ser apenas isso que eu realmente sinto a necessidade de mudar?

    E também tenho outra dúvida em relação ao encordoamento, eu comprei umas cordas da Ernie Ball aquelas "Earthwood" por indicação do vendedor, mas eu não gostei das cordas não, pois tava querendo algo mais grave um som mais encorpado. Então eu gostaria da indicação de vocês pra qual encordoamento comprar, vi em outros tópicos pra um som asssim pegar o encordoamento 0.11, enquanto a marca eu iria de Elixir, ou D'addario. Gostaria da opnião de vocês se vale pegar uma corda 0.11 mesmo, pois eu uso e sempre usei 0.10 e gostaria de testar 0.11 ou até 0.12 se for melhor...

    Obrigado desde já

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Pra abaixar a altura das cordas, vc pode tentar trocar o rastilho (aquela peça branca que fica la onde as cordas são presas)

    qto mais baixa essa peça, mais baixa fica a altura das cordas....só que se ficar muito baixo fica trastejando

    a segunda opção é levar no luthier e fazer um nivelamento dos trastes ( é uma raspagem pros trastes ficarem mais baixos)

    eu fiz nivelamento de trastes no meu violão e ficou legal, bem mais confortável de tocar! ficou 150 reais.

    sobre a segunda dúvida:

    0.11 no violão ja fica bem pesado, 0.12 fica pedreiro demais (minha opinião)

    as cordas da daddario tão meio ruins, não sei pq, antes eu só comprova dessa marca, mas as ultimas que eu comprei tavam bem ruinzinhas, não dura nada...

    acho que as melhores cordas num preço mais acessível são as da Ernie Ball, Dunlop e Exilir

    abs!

    Gus dz
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mete corda 0.12 e para melhorar os baixos, usa cordas "bluegrass" que tem os bordões mais grossos. Ex: .012~.056

    duily
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Pé de chinelo
    tem varios modelos da d'addario neh, as de R$15 conto sao normais, um dia ainda vou testar as mais caras.

    e teste 0.012, eu gostei e qdo for trocar irei colocar as 0.012 novamente.
    assim como violao as cordas sao questao de testar mesmo, logico que indicacoes ajudam e muito

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    O EJ-200 CE já tem bastante grave por si só - mas é duro pacas nas cordas.
    A primeira coisa é fazer os ajustes no luthier mesmo.
    Pode continuar usando cordas 010 que elas ainda dão um sustain legal nesse violão.
    O legal é se for gravar usar os 2 captadores que vem nele mais um microfone para capturar a acústica dele.

    Se tiver cc e paciencia de esperar 30 dias, tem o stringsbymail
    http://www.stringsbymail.com/store/index.php?main_page=product_info&cP ath=7_783_784&products_id=5744
    Essa é a corda que eu gosto nesse violão.

    amplexos

    T.

    Sapopemba
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu acho que, antes de levar ao luthier, você deveria definir que calibre de cordas usar.

    Digo isso porque se você revolver mudar de calibre de cordas após a regulagem, será preciso levar o violão novamente ao luthier, para novo ajuste.

    BrunoYudi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Se tiver cc e paciencia de esperar 30 dias, tem o stringsbymail
    http://www.stringsbymail.com/store/index.php?main_page=product_info&cP ath=7_783_784&products_id=5744
    Essa é a corda que eu gosto nesse violão.


    foi exatamente essa corda que eu coloquei agora e não gostei do som, por isso quero optar por cordas mais grossas.
    Vi que muita gente me indicou colocar 0.12 mesmo, mas não seria uma mudança muito grande não ? pois me disseram pra ir mudando aos poucos, eu gosto de sons bem graves pra violão, por isso escolhi esse modelo JUMBO. Então eu vou mandar no luthier que eu regulo minha guitarra mesmo pra ele fazer uma regulagem geral e dar essa abaixada nas cordas. Enquanto o encordoamento, o que vocês acham é 0.11 ou 0.12?

    Obrigado desde já pelas ajudas.

    coroa legal
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Violão jumbo com 0.10 perde muito dos graves. Use 0.11 no minimo.

    MMJr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    BrunoYudi

    Antes de abaixar as cordas voce deve verificar a curvatura do braco...Essa curvatura e regulada atravez do tensor....
    Se voce nao sabe como verificar e regular a curvatura do braco
    ,a melhor coisa e por o violao na mao de quem sabe. (luthier)...
    Depois do braco devidamente ajustado se as cordas continuarem muito altas e so lixar a base do rastilho...um pouco de cada vez..ate chegar na altura que te agrade e sem trastejar....

    Praticamente esta seria uma regulagem geral...fora isso ..dar uma olhada geral por dentro do violao..e ver se as tarraxas estao muito mole ou muito dura...Geralmente as tarraxas e a pestana/nut ja vem com um ajuste satisfatorio...O lance e mais na curvatura do braco e depois a altura do rastilho....


    Quanto as cordas....
    Sem duvidas ...para um jumbo ... 0.012-53 12-54 12-56
    Se depois de um tempo voce nao acostumar e castigar muito os seus dedos use as 0.011....


    Valeu...
    Valeu...

    xavy
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: xavy
    · votar


    a segunda opção é levar no luthier e fazer um nivelamento dos trastes ( é uma raspagem pros trastes ficarem mais baixos)

    este serviço geralmente é utilizado quando os trastes se gastam após muito tempo de uso do instrumento...

    A galera pode perceber que os primeiros 7 trastes ficam com umas "covinhas" onde se pressiona as cordas para formação de acordes. Quando esta irregularidade atinge um limite acima do "normal", as cordas trastejam: Aí sim, nivelamento de trastes é aconselhado.

    No caso do amigo BrunoYudi, seria importante:

    >comprar um encordoamento novo, de qualidade;
    >levar em um luthier para ajuste do tensor(curvatura do braço)
    >conferir afinação nas oitavas

    Aí o cara pensa: Pô! vou pagar 150 pila prum kra rodar uma chave L por 3 vezes e regular as oitavas do violão, sendo que ele só gasta 20 minutos(se ele gastar este tempo todo né!)?

    Música infelizmente não sai barato! Se o kra quiser ficar sem gastar nada, dá também mas... vai sofrer com cordas altas(seu caso), desafinação em alguns acordes e etc...

    Vai num luthier e faça o serviço por que compensa amigo!

    uma sugestão: encordoamento pra vc colocar no seu jumbo: diametro 0,010 ou 0,011, 0,012 logo de kra vc iria sentir um certo incômodo.

    Abrass e boa sorte. Depois que realizar o serviço, poste ae o resultado!

    o/

    BrunoYudi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Beleza, obrigado mesmo pelas dicas.
    Então resumindo, semana que vem levarei em um luthier para fazer a regulagem geral, eu irei levar no luthier da Teodoro Sampaio, aqui em São Paulo capital, chama-se Wgabriel, eu já levei uma guitarra e fiquei satisfeito, e ele cobra um preço até que bacana (R$100,00) e enquanto as cordas, irei colocar o encordoamento da Elixir 0.11, e futuramente experimentar um 0.12.
    Obrigado pelas recomendações, depois de eu levar, e experimentar esse novo calibre de cordas eu posto aqui para relatar minha experiência.

    BrunoYudi
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Pronto, levei no luthier, ele regulou o tensor, as tarrachas, e raspou um pouco o rastilho, e agora está bastante confortável pra tocar, coloquei o encordoamento 0.11 e estou satisfeito com o som, bem encorpado e grave na medida.
    Porém resta uma última dúvida, para execução de bends está muito mais duro, isso significa que foi mal regulado, cordas 0.11 dificultam mesmo, ou violão não serve pra fazer bend's mesmo? haha, eu não faço muita questão, a não ser se fosse guitarra, mas restou a dúvida.

    duily
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    BrunoYudi
    é questao da corda, 0.011 é mais dificil para fazer bends doque 0.010, mas é questao de costume mesmo

    BrunoYudi
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    duily
    É isso eu percebi, porém você acha que pode estragar fazer bends assim, com essa tensão e tals, com esse encordoamento? por que está bem duro mesmo, da até medo de puxar bastante haha

    duily
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    BrunoYudi
    ah eu acho que nao, cavalete deve aguentar sim.

    nunca cheguei a estourar corda por causa de bends

    BrunoYudi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Poxa estou com mais um problema, não consigo arrumar o problema do trastejamento das cordas...logo que comprei, e criei esse tópico eu já mandei no luthier, e voltou trastejando, passaram-se meses, eu aguentando aquele som chato do caramba de trastejamento ,mandei novamente no Luthier, porém em outro para tentar arrumar o meu problema, porém voltou trastejando outras cordas...a si por exemplo trasteja quando se faz as notas, e a D trasteja msm que toque a 0 mesmo bem fraco já trasteja, não aguento mais esse problema, mandei no Vellozo, paguei 130 reais pra ele fazer a regulagem geral e volta assim? --"

    Renato Franklin
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    BrunoYudi

    E aí amigo, estava lendo seus posts, tenho um violão igual, está com 0.11, porém ainda não mandei no luthier (R$).

    Resolveu seu problema do trastejamento? E o encordoamento? Está usando qual marca? 0.11 mesmo?

    Abraço!

    coroa legal
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Tenho um amigo que tem um violâo EJ 200 ce Epiphone.Ele toca em barzinhos na noite( voz e violão), me disse que por tocar 4 horas por apresentação usa cordas 0.10 para não forçar seus dedos. Me disse que também as cordas ideais para este violão são as Elixir 0.11, que embora caras não perdem o som e duram muito.

    coroa legal
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Eu acabei de comprar um destes violões e estou usando Elixir 0.11, ficou muito bom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre violão novo Epiphone EJ-200 CE