Violão folk e encordoamento

    Autor Mensagem
    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Alexandre Lavignoso


    Olá galera do cifras, é o seguinte tá chegando o dia de trocar de encordoamento e eu to meio perdido. Eu estou querendo fazer uma análise melhor do timbre do meu folk, tipo não é que tá ruin, é que eu sinto que dá pra melhorar. Vamos analisar a situação:

    Com um tampo em solid spruce laterais e fundo Mohogany e encordoamento Giannini série acústico bronze 0.11 confere um timbre, balanciado de grave médio e agudos, um brilho BEM discreto, e pegada macia. Eu tava querendo dá um upgrade, tipo um pouco mais de brilho, um grave BEM MAIS PESADO, e um agudo mais firme.

    Eu andei pesquisando e pensei em uma D'ddario (0.12, 0.53) liga 80/20 de bronze, mas acho que vai ficar MUITO BRILHANTE em um violão Folk, pensei também em uma Elixir Ligth 80/20 (0.12, 0.53) com NanoWeb ai pensei talvez que por causa do revestimento abafe um pouco o brilho e fique melhor.

    Eu sei que quanto mais grossa é a corda mais grave ela soará e menas vibração terá, então a 0.12 atenderá tanto na 1ª como na 2º corda dando elas mais firmeza e também nos bordões dando aquele grave, o que eu estou com dúvida é sobre a liga 80/20, porque eu gosto de um brilho bem suave tipo uns 30% e apelo mais para os graves pra dá mais peso a base, lembrando que é em um Folk.

    xavy
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: xavy
    · votar


    Se vc quer o som com brilhante, mas sem ser intenso demais, pegue 85/15 phosphor bronze.

    Estas cordas possuem um som bem equilibrado, parecido com um som "macio" e "aveludado", acredito que este seja o timbre que vc procura.

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Alexandre Lavignoso
    · votar


    É isso mesmo cara um timbre "macio" e "aveludado" mas também "pesado". Mas eu acho que vai ser um Phospor bronze 80/20 0.12 da Elixir. Por que você disse 85/15? Mais bronze significa mais brilho não?

    MMJr
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: MMJr
    · votar


    Alexandre Lavignoso

    Cordas proporcionam timbres diferentes...Mas nao fazem milagre....

    Do jeito que voce esta querendo.. com o violao que voce tem... nao espere muito....

    Poe a mao no bolso e compre uns 3 tipos de cordas diferentes...
    Use cada jogo de cordas por 3 semanas e tire a suas conclusoes...E nao esqueca de postar aqui, o que voce achou..


    Valeu...

    xavy
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: xavy
    · votar


    quando eu usei uma 85/15 percebi o seguinte: o som foi mais equilibrado do que da 80/20, inclusive eu estou usando esta pq julguei ser este som mais forte do que da outra em questao, mas os agudos apresentam mais do que os graves tanto em solos quanto base...

    Use cada jogo de cordas por 3 semanas e tire a suas conclusoes... opiniao válida, vai gastar dinheiro até achar o que vc quer

    porque eu gosto de um brilho bem suave tipo uns 30% e apelo mais para os graves pra dá mais peso a base, lembrando que é em um Folk. percebi que vc quer pouco brilho agora(este brilho tinha entendido como agudos), mas essa phosphor bronze, tem um som "aveludado"(entende o que quero dizer com esta palavra?) e consistente, na minha opiniao para base, fica melhor.

    O negocio é testar as varias opções existentes no mercado, ainda bem que gostei logo de cara da 80/20 EJ10 D'addario quando comprei pela 1ª vez.

    Boa sorte.

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tá blz, comprei D'dario 85/15 bronze 0.11 quando eu fazer o teste eu coloco aki com a conclusão.

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    E ai galera voltei com a conclusão:

    Comprei a D'addario EZ910 Light 85/15 Bronze (0.11, 0.52)

    Eu coloquei ele dia 14/01/2011, o timbre dele é lindo, é alto, brilho balanceado, com peso, mais "quente", do jeito que eu queria, o núcleo é de bronze e não de aço como o Giannini, as duas primeiras cordas são perfeitas pra fazer aquele solo, a pegada é macia muito show...

    O único ponto negativo desse encordoamento é que apareceu uns pontos pretos depois de 3 dias, pórem o timbre ainda tava o mesmo, e também o nível de corrosão é grande, por isso fui obrigado a trocar dia 28, (lembrando que eu toco no mínimo 2 horas por dia).

    Eu paguei 19 reais e não achei justo pelo tempo que durou.
    No mais eu adorei o encordoamento agora eu vou testar todos os modelos da D'ddario pra ver qual fica melhor depois eu faço o review.

    Vlw.

    Greenwood
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Pessoal,

    Quem já usou encordoamento GHS BB 10U Bright Bronze?

    Faz tempo q usei GHS, viu? Nem lembro mais...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão folk e encordoamento