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Kira_Dark Veterano |
# dez/10
ae galera sou iniciante no violão e estou tentando improvisar uns solos eu tento usar umas escalas, ja tentei até combinar elas ja tem tei usar "modos gregos", ja tentei misturar "modos gregos" com menor armonica. mas solo sai muito chulé, muito leve. tem alguma outra escala que va me ajudar??? e se possível passem umas dicas vlw
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Prof_Guita Veterano |
# dez/10 · Editado por: Prof_Guita
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vc quer tocar heavy metal no violão ?
Bom em todo caso pra vc entender como se improvisa e pegar algumas dicas da uma olhada aqui e veja os videos
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/249290/
Abç
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Kira_Dark Veterano |
# dez/10
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não é bem um heavy metal que eu quero tocar é algo parecido eu quero fzr uns solos bem pesados na medida do possível vlw pela ajuda
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Zandor Veterano |
# dez/10
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Tem como voce dar um exemplo de solo "pesado"?
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Kira_Dark Veterano |
# dez/10
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Zandor tem:
Tribuzy - Forgotten Time Tribuzy -Lake Of Sins Metallica - one (não é muito "pesado" mas é bem trabalhado)
bem é +ou- assim que eu queria aprender a solar, esta certo que não vai sair igual e tal mas, é só uma base pra vocês me ajudarem vlw
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cordassi Veterano |
# dez/10
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É meio vago oq vc flou + acho q entendi...
Olha, primeiro vc vai ter q ter uma tecnica legal, pq a fritação, ligaduras são caracteristicas bem especificas pra dar agressividade.. Nao sei o conteudo certinho do post do PROF GUITA, + acho melhor vc deixar de lado os modos e se concentrar nas Pentas mesmo! A escala diatonica (8 notas), tem mt coisa pra quem nao sabe direcionar a sonoridade de cada uma... entao Penta é uma boa pedida (não é que seja facil, + comparado aos modos é mt melhor) Já q vc mencionou metallica, observe o Kill 'em all/ Ride the lightning que o Kirk usa e abusa delas
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Kira_Dark Veterano |
# dez/10
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cordassi
bem estou tentando usar as "pentas" nos improvisos de solo deu até uma melhorada, mas ainda tenho uma duvida
tipo, eu sei que pra usa uma penta eu tenho q saber o campo armonico e usar a menor relativa (foi o que eu entendi, lendo). mas tipo usando a penta eu tenho q ficar só nessa mesma tonalidad ou eu posso sair "explorando o braço", tipo, eu começo numa penta de "lá" e vol usando no sólo outras pentas que dem uma sonoridade legal??
e como eu descubro isso, tipo, tem alguma tecnica pra descobrir que som combina com o outro ?? (pq normalment eu saio fzendo e "decorando o sons" na cabeça, dai eu volto e faço do jeito q eu julgo "certo")
grato pela ajuda
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cordassi Veterano |
# dez/10
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Então, o lance da menor relativa é o seguinte, se vc pegar qualquer escala maior ela vai ter uma relativa menor (e vice-versa), que tem as mesmas notas só que em ordem diferente.
eu ia explicar aqui, + decidi não pq acho q vai embolar um pouco as coisas, a não ser que você já tenha visto sobre intervalos, pq talvez só vá gerar mais dúvidas..
Bem, todas essas suas dúvidas tem relação com o estudo de harmonia.. O uso da escala tem relação com a nota que está sendo tocada e o campo harmonico da música..
Se você não tiver interesse em estudar harmonia vai ficar + difícil perceber onde tocar sonoridades legais, então você vai ter que descobrir tudo no "ouvido",e pra quem tá iniciando isso é bem difícil. +Tem algo q vc pode fzer pra ir brincando sem se comprometer mt com teoria: Estudar um basicão pra saber aplicar oq ta no tópico do Prof_Guita, que é saber montar uma escala maior/menor ( seus intervalos), e o que é campo harmônico maior
http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/elementar_01.htm http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/c_harm.htm http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/
e na dúvida use a Busca daqui, tem milhõessss de tópicos sobre td isso.. Obviooo que só com isso vc não vai sair fzendo altas loucuras nos solos, + pelo menos vai garantir vc solar +tranquilo.
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Kira_Dark Veterano |
# dez/10 · Editado por: Kira_Dark
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cordassi tem como vc dar uma ajudinha ñ entendi direito esse troço de FORMAÇÃO DA ESCALA MENOR NATURAL e ESCALAS RELATIVAS se for possivel poste mais material pra ajudar
teria como vc também dar uma checada se essa apostila é boa http://www.4shared.com/document/STkFeoCA/Apostila_de_Violo.html
vlw pela ajuda
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cordassi Veterano |
# dez/10 · Editado por: cordassi
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Bem, se vc ta me falando disso, creio eu que leu o material, então terei prazer em responder.. Vou dar o exemplo de DÓ, é um exemplo clássico pela falta de acidentes (sustenidos e bemois) na sua formação as notas da escala são: C D E^F G A B^C Aonde tem o circunflexo indica a presença de um semitom, e onde não tem indica a presença de um tom. ou seja, de C para D há um tom mas de E pra F tem um semitom (se não tá entendendo até aqui releia o conteudo dos links q passei)
A menor natural se encontra no VI grau da escala maior, tem as mesmas notas da sua relativa maior.. Em pratica: I II III IV V VI VII VIII C D E ^ F G A B ^ C como vc pode ver, se vc contar 6 notas a partir da tônica (C) você chega no A (lá), só que nesse caso a gente vai formar a menor natural de A. Em pratica:
A B ^ C D E ^ F G A
As notas são as mesmas da escala de C, porém a ordem dos intervalos mudou... Essa configuração é própria da escala menor natural.. E não importa se é a menor natural de A, ou B, ou D, terão essa configuração..
Tipo, eu não vi a apostila, mas usa a busca daqui ou msmo o google, porque tem mt coisa falando sobre isso.
Valew! ---------------- Alias cara, até editei a resposta pra falar isso: não precisa ficar mt encanado com a relativa menor, vc só precisa entender mesmo a idéia pra se orientar no tópico do Prof_Guita, até pra nao acontecer d nao sobrecarregar e desanimar com isso td..
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Kira_Dark Veterano |
# dez/10
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cordassi
desanimado eu toh um pk, mas ñ vol desistir rsrsr pq o negocio é complicado pra kramba
mas tipo no exemplo que vc citou de Dó. de MI pra Fá e Si pra Dó é um semito, porque MI e Si ñ tem sustenido ou isso ñ tem nd a ver?? __________________________ vlw kara vc ta me ajudando muito
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cordassi Veterano |
# dez/10
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Existir existe.. é que depende do contexto harmônico, essas notas são chamas de Enarmônicas: são notas com o mesmo som, porém com nomes diferente. Exemplo: E# e F se eu montar a escala de D# ficaria: D# E# F#^G A B C##^D#
C## = dobrado sustenido
repare no E#/F (enarmonicas), e C##/D (também)
Se quiser da uma pesquisada no assunto, mas não é algo que vai te influenciar agora.
Tipo, não precisa achar que é só numa lida que você compreende tudo isso e faz todas essas ligações, é uma coisa gradual mesmo, não precisa ter pressa, eu mesmo quando nao entendo um assunto deixo pra amanhã e vou ler de novo, procuro novas fontes, coisas assim.. Música é um assunto pra vida inteira x)
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Kira_Dark Veterano |
# dez/10
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mas tipo, vamos supor que eu entenda do assunto como eu faço pra por isso em pratica??? pq teoria é diferente da pratica, pelo menos pra mim,
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cordassi Veterano |
# dez/10 · Editado por: cordassi
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Hum, nao entendi.. Você ta falando do assunto das enarmonicas, ou de tudo que foi falado anteriormente? Pq se for das enarmonicas como disse na resposta anterior, nao é algo q vc precisa se preocupar agora.. Agora se for todo o resto, a aplicação é você conseguir entender o topico do Prof_Guita e poder solar o+ proximo dq vc quer :P --- vou começar a cobrar o prof_guita por cada vez q cito o nome dle nesse topico, ja ta ficando repetitivo.. ahuahuahua
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Kira_Dark Veterano |
# dez/10
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eu me referi a todo o resto as enarmonicas eu entendi, eu acho.
-------- se vc for cobrar, ele ja deve estar devendo bastante rsrsr
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Jimi Van Halen Veterano |
# dez/10
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Estilo Heavy,vc pode usar qualquer uma ao seu gosto,NA minha opinião fica legal com frigio,pentas e as naturais(maiores e menores) Mas vai de ouvidão,vai testando uma que te agrade... abs
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Kira_Dark Veterano |
# dez/10
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Jimi Van Halen
e menor harmônico, também fica legal usar??
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