Dúvida sobre improvisação em bossa

    Autor Mensagem
    Hard_Guitar
    Veterano
    # dez/10


    Olá galera!

    Postei isso ontem no fórum de guitarra e fui praticamente ignorado, hehehe! Vamos ver se aqui tem algum fera pra me ajudar...

    Estou trabalhando em uma base parecida com bossa nova e gostaria de saber o que posso usar para criar um solo e/ou improvisar sobre ela. Conheço pouquissimo de campo harmônico, então estou meio perdido.
    Vou tentar gravar e postar aqui depois, mas a progressão é a seguinte, em um compasso 4/4:

    1 - 2 - 3 - 4
    Dm G#dim Dm Bdim

    Acho que é isso...
    Usei a penta de Dm com alguns cromatismos e ficou bem interessante, mas muito óbvio. A diatônica de F ou Dm ficou meio esquisita...

    Algumas sugestões?

    Valeu!

    Curly
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Hard_Guitar

    acho que o problema aí é que a progressão está um tanto estranha e pobre, não entendi bem a intenção disso, G#dim e Bdim são praticamente a mesma coisa, escolha uma progressão melhor para praticar

    Hard_Guitar
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Curly

    Na verdade não é para praticar, são realmente os acordes de uma música que existe, e o ritmo é bem puxado pra bossa, mas com a mudança de acordes um pouco rápida. Vou tocar essa música na minha banda, e fiquei curioso para saber o que encaixaria aí, se tratando de escalas, para solo, mas sem ser óbvio demais como usar a penta de Dm (foi o que eu fiz e ficou bom, mas previsível demais).

    Curly
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Hard_Guitar

    nesse caso... Usa o Dm7 ao invés de Dm, talvez uma intenção dórica e usando o fraseado diminuto sobre G#dim e Bdim convergindo para as notas da tétrade de Dm7...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre improvisação em bossa