Takamine, dúvidas sobre o cavalete e a altura das cordas

    Autor Mensagem
    Poyares
    Veterano
    # dez/10


    Bom, tenho um takamine de aco com as cordas um pouco altas. Antes elas estavam mais altas, até eu comprar uma peca base de marfim e fazer um cavalete mais baixo para substituir o original e assim abaixar a altura das cordas. Porem, eu noto que elas ainda estao altas. Elas sao de espessura 0.10 mm. O certo nao seria o violao estar com as cordas baixas com o cavalete original?

    O braco esta sendo meio que puxado pela tensao das cordas, mas nenhuma chave allen entrou no encaixe do tensor...alguem saberia dizer se é normal ter cordas altas no violao ou elas devem estar o mais baixo possivel?

    MMJr
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Poyares

    E normal um violao novo ter que passar por alguns ajustes...
    O "setup" de fabrica nem sempre agrada....Isso e normal...O violao passa por uma longa viagem ate chegar ao consumidor final.
    E, voce deve estar ligado da influencia de mudancas climaticas na madeira....

    Quanto a altura das cordas: e muito relativo...
    Quem toca com batidas mais fortes vai precisar de cordas um pouco mais altas...ja quem toca mais leve pode, logicamente, abaixar mais as cordas....

    O "ideal" seria : Deixar as cordas o mais baixo possivel - antes de trastejar - levando em conta a maneira que voce ataca as cordas ao tocar....

    Uma medida inicial pode ser:

    Medindo a MENOR distancia entre o TOPO do traste 12 e a corda

    Mizao = 3 milimetros...
    Mizinha= 2 milimitros...

    O rastilho nesse caso vai ter um "descaida" de 1 milimetro...da mizao para a mizinha...


    As medidas nos meus violoes sao...

    Mizao = 2.7 milimetros
    mizinha = 1.7 milimitros...

    Rrimeiro eu ajusto o braco, pelo tensor, com uma curvatura quase que impeceptivel......
    E segundo eum vou lixando o rastilho ate as cordas chegarem na altura acima....



    Valeu...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Takamine, dúvidas sobre o cavalete e a altura das cordas