Duvida sobre altura das cordas!!

Autor Mensagem
brunonz
Veterano
# jan/06


Eae galera...eu to com um violao folk takamine aqui...e tava com duvidas sobre a espessura da corda q vem de fabrica...acabei comprando uma 0.10, mas me enganei...era 0.11
Blz..eu troquei as cordas e agora n sei se ta normal a altura das minhas cordas...mas deu a impressao q elas aumentaram de tamanho...posso ta lok?? O braco empena do nada?
Eu ja toco faz tempo...mas nunca reparei mt na altura das cordas...eh normal elas estarem mt mais altas no comeco da violao?
Valeu galera!

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


brunonz
sei lah velho.. posta uma fto do braço de perfil pra ver se tah empenado.. ou entao leva pra um luthier de confiança dar uma olhada e te rsponder isso com mais ctz...

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


brunonz
Se lhe parece que a altura das cordas aumentou, talvez seja apenas porque você colocou cordas de tensão menor, que por serem mais finas, podem ter lhe dado essa impressão. Mas não existe altura padrão "correta", o importante é vc tocar confortavelmente sem comprometer a qualidade do som. Na dúvida, leve para um Luthier dar uma olhada.
Abraços!

jaime_plucky
Veterano
# jan/06
· votar


Sempre que alguem muda a tensao das cordas deve se da uma reguladinha no tensor, pois pode ocorrer casos como, trastejamento, a propria elevaçao da altura das cordas.

Cara as cordas do seu violao era 0.12?

na minha opiniaum vc naum deve por cordas 0.10 no violao. vai assassinar o som do seu violao, vc vai ter a impressaum ki colocaram um lençol dentro do seu violao, vai ficar muito fraco o som.
poem 0.12 mesmo vai ficar um poku duro mas vc se acostuma, em compensasaum o som fica bem mais massa.

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


jaime_plucky
poem 0.12 mesmo vai ficar um poku duro mas vc se acostuma,
Õ louco, meu! Cordas 0.12? Tá maluco! Eu quando tenho que usar 0.10 já reclamo a bessa! Vc dá esse conselho pro cara e ainda diz que vai ficar "um pouco duro"? Vai ficar duro prakct (sem trocadilho)! Ele acostuma? Se acostuma! Depois que não tiver mais dedos e tiver instalado uma prótese!

asda
Veterano
# jan/06 · Editado por: asda
· votar


brunonz
Cara...

Tire as cordas... Ou pelo menos deixe frouxa... Deve estar empenando sim.

Se o violão está regulado pra 010, use 010, se não empena, tanto usando 09 como 011.

Troque as corda o mais rápido possivel. Se o braço tiver mesmo empenado, leve num luthier se vc não souber regular.


Tipo, ele veio com 011 e vc colocou 010? Foi isso, ou foi o contrário?
Bom, de qualquer maneira empena.

jaime_plucky
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
Õ louco, meu! Cordas 0.12? Tá maluco! Eu quando tenho que usar 0.0 já reclamo a bessa! Vc dá esse conselho pro cara e ainda diz que vai ficar "um pouco duro"? Vai ficar duro prakct (sem trocadilho)! Ele acostuma? Se acostuma! Depois que não tiver mais dedos e tiver instalado uma prótese!

auhAUHAHAh,
Nada cara, o violao dele eh takamine, tem o braço bom e a escala macia. as cordas nele nao vao ficar tao duras nao. no meu CORT eu uso 0.12 e estao legais.
so pra vc ter uma ideia, de como 0.12 nao eh tao pesada assim, pode ler nas caixinhas dos encordamentos, 0.12 sao LIGHT. e 0.11 e 012 e 010 sao extra light. os encordamentos que eu ja vi vao ate 0.16. =P. coisa de loku.

Mas a questao mesmo eh o gosto. na minha opiniao 0.12 ta perfeito.
Mas a pessoa pode colocar umas cordas grossas e diminuir um poco a tensao( mas nao muito), que as cordas ficam um ouco macias.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


jaime_plucky
os encordamentos que eu ja vi vao ate 0.16.
Esse devem ter sido feitos pra botar no violão do Conan, do Hércules, do Mikle Tyson...

jaime_plucky
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo

Esse devem ter sido feitos pra botar no violão do Conan, do Hércules, do Mikle Tyson...


aUAHUAHUHAuHAUH
pode cre.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


hehehehehehe...

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo

pra violao 11 e 12 sao normais...

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


Digao
pra violao 11 e 12 sao normais...
Então meus violões são anormais... só uso 0.9 e no máximo (se não tiver jjeito, mas reclamando a bessa) 0.10...

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


jaime_plucky
Cara, você é o Hércules!!!!!!
Meu violão é um Takamine também, e eu peno com cordas 0.10. Uso de teimoso pra acostumar algum dia, mas ainda hoje meus dedos saem totalmente arrebentados depois de tocá-lo, e algumas pestanas exigem uma boa musculação!!!!!

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


asda
Se o violão está regulado pra 010, use 010, se não empena, tanto usando 09 como 011.

Acho que não é bem assim. Se veio regulado pra 0.010 e ele botou 0.009, como que vai empenar, se a tensão das cordas que ele botou é MENOR?? E acho que tb não empenaria assim tão facilmente se tivesse regulado pra 010 e ele botou 011, porque a diferença não é tão grande assim, e o violão dele é um Takamine, não é uma podrera qualquer.

jaime_plucky
Veterano
# jan/06
· votar


CaimDark

Meu violão é um Takamine também, e eu peno com cordas 0.10. Uso de teimoso pra acostumar algum dia, mas ainda hoje meus dedos saem totalmente arrebentados depois de tocá-lo, e algumas pestanas exigem uma boa musculação!!!!!


Cara ja tentou levar seu violao á um luthier?, regulagen do tensor tabme deixa as cordas um pouco mais macias.
Mas voce ja tentou colocar 0.12 no seu violao? se vc colocar vai sentir uma diferença grande em relaçao ao som. vai ter mais vida.
mas tudo na vida eh questao de costume.
eu tbm nao tou totalemnte acostumado com 0.12, mas nao sinto muita dificuldades nao.
=)

Eh isso ai !!!

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


jaime_plucky
Cara ja tentou levar seu violao á um luthier?,

Pode ser, mas acho que não tem o que baixar pq ele do jeito que tá ainda trasteja um pouco quando bato com mais força em algumas casas.

De qualquer forma, 0.12 nunca pensei em usar, acho que é privilégio seu e do Hércules!!!! MAs gosto das tensões pesadas justamente pelo "peso" do som, tanto que no nylon só uso tensão pesada ou extra-pesada. E tenho vontade de passar a usar cordas 0.11, mas isso fica pra depois que meus dedos pararem de reclamar...

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


CaimDark
Se veio regulado pra 0.010 e ele botou 0.009, como que vai empenar, se a tensão das cordas que ele botou é MENOR??
Cara, posso te dizer? Empena sim... Só que ele não empena pra frente, fazendo um "arco", como normalmente empenam braços submetidos à tensão excessiva. Ele empena diferente... fica tipo uma "montanha-russa", ou seja, cria ondulações principalmente entre as casas 1-5 e 9-12. E, se a diferença de tensão for muito grande, às vezes o braço fica meio "torcido" tb, tipo a pá de uma hélice.

asda
Veterano
# jan/06
· votar


CaimDark
Acho que não é bem assim. Se veio regulado pra 0.010 e ele botou 0.009, como que vai empenar, se a tensão das cordas que ele botou é MENOR??
Ele empena ao contrário, por não ter tensão suficiente.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


asda
Ele empena ao contrário, por não ter tensão suficiente.
Isso aí! Menina esperta...

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


asda
albertoellobo
Se a diferença for muito grande, tá, pode ser que empene mesmo ao longo do tempo. Mas se não for, como a diferença entre 010 e 009 tenho lá minhas dúvidas, especialmente se for um bom violão. Mas próxima vez que passar por um Luthier vou perguntar pra ele se isso procede mesmo ou se é apenas uma "lenda lendária!"

asda
Veterano
# jan/06
· votar


CaimDark
Eu não afirmaria isso se eu não tivesse visto isso acontecer.

Por mais que a diferença seja pequena, há diferença e de boa, não é pequena não.

O violão sendo bom, ele demoraria pra isso acontecer, seria a longo prazo mesmo, pode demorar anos, mas empena, e se ele é bom, não vale a pena zuar ele.
E violão ruim, empena em semanas.

Tem violões que são pra 09 e se vc usar 09 tensão alta pode empenar também.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


asda
Eu não afirmaria isso se eu não tivesse visto isso acontecer.
O violão de um colega meu tava empenando tb por causa disso... tensão mais leve que a força do tensor... o braço vai pra trás na certa!

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


asda
Eu não afirmaria isso se eu não tivesse visto isso acontecer.
pode demorar anos

Vai ver é por isso. Não tenho sequer UM ano de violão, quando mais ANOS pra ter visto isso acontecer. Mas vou botar umas 0.008 no meu violão e vou observá-lo diariamente, e em 2015 eu te digo o resultado...

asda
Veterano
# jan/06
· votar


CaimDark
Mas vou botar umas 0.008 no meu violão e vou observá-lo diariamente, e em 2015 eu te digo o resultado...
Tá me tirando?

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


asda
Te tirando de onde?

asda
Veterano
# jan/06
· votar


CaimDark
Esquece... Faça o que achar melhor.

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


asda
Farei. Não vou te tirar de lugar nenhum. Gosto da sua companhia... a vida sem você seria menos engraçada...

asda
Veterano
# jan/06
· votar


CaimDark
Pena que não posso dizer o mesmo de vc.

Boa Sorte.

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


asda
Duplo benefício pra mim. Aproveito sua "adorável" companhia, e ainda satisfaço meu lado sádico saboreando seu desprazer. No fim das contas, um bom negócio.

Boa Sorte.
obrigado. Pra você também!

asda
Veterano
# jan/06
· votar


CaimDark
Ñão vou descutir com vc. Sei que é isso que vc quer... Vai ficar querendo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida sobre altura das cordas!!