dificuldades com acordes

    Autor Mensagem
    Edu_TEM
    Veterano
    # nov/10


    Ola, comprei um violão a 4 dias e estou iniciando um apreendizado por conta propria de violão , porem estou conseguindo fazer acordes direitinho, o som sai limpo(tirando as pestanas, é claro). Porem a primeira dificuldade que tenho é o fato de na nota "Em" toca-se todas as cordas, porem na nota "D" so se toca as 4 ultimas, como estou apreendendo a tocar "Que Pais É Esse" acabei vendo o videozinho do cifra club para apreender como era a batida porque isso eu ainda não tenho facilidade para perceber, e na hora de executar a batida com os acordes, eu acabo tocando todas as cordas em todas as notas(Em, C, D) e isso acredito eu que esteja errado porem como que na rapidez da musica eu vou ficar vendo qual corda se toca e qual não se toca?? Outro problema seria o caso da batida, que esta com o tempo acredito apreender a perceber.

    Desculpe a ignorancia, Obrigado desde já
    Eduardo

    Bog
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Edu_TEM
    4 dias

    Pouco, bem pouco tempo...

    apreendizado por conta propria

    Falando por experiência própria: é o jeito mais barato, e também o mais fácil... de se demorar mais para aprender coisas básicas e se adquirir cacoetes.

    acabo tocando todas as cordas em todas as notas(Em, C, D) e isso acredito eu que esteja errado

    Sim, está.

    como que na rapidez da musica eu vou ficar vendo qual corda se toca e qual não se toca??

    Você não fica. Simplesmente acostuma a mão e o cérebro a mirarem direto na corda certa. Com o tempo, a tua mão direita simplesmente "pula" as duas primeiras cordas quando necessário, sem que você precise olhar para ela (ou pensar nisso). É questão de prática.

    Outro problema seria o caso da batida, que esta com o tempo acredito apreender a perceber.

    Aqui é questão de treinar o ouvido e até o "instinto" para sacar logo de cara o ritmo. Novamente, não tem truque, é questão de prática. Não é uma coisa que se aprende em 4 dias, nem 4 semanas, nem 4 meses...

    Edu_TEM
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Vlw pelas dicas, o fato de estar apreendendo sozinho são por dois motivos, um é a falta de tempo a faculdade e o trabalho estão me deixando sem tempo para poder fazer uma aula decente de violão, mas pelo que ouvi de colegas que ja tocão violão, que é possivel apreender a tocar violão sozinho, demorará, sim deomorará mas apreenderei, estou fezendo tudo devagar para ver se me acostumo com esse fato de "pular" as cordas...

    Pé de chinelo
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Edu_TEM

    da pra aprender a tocar sozinho sim, ja conheci mta gente que fez isso, porem tem um problema: todos aprendem com vícios e se percebe uma falta de teoria evidente....

    esse negócio de só tocar as cordas determinadas no acorde, é importante sim, mas não é determinante pra vc poder tocar.....vai tocando do seu jeito, ganhando rapidez, com o tempo vc se acostuma a tocar as cordas certas.....mas não se prenda a isso..

    o mais importante é tar sempre treinando e motivado!

    abs!!

    Edu_TEM
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Pé de Chinelo

    Vlw pelo apoio, estou super motivado pelo fato de ter adquirido meu proprio instrumento, conheço pessoas que não fizeram aula e hj são musicos profissionais, tocando em bandas atuais e algumas ja fazem sucesso, e um deles me disse para tocar da para apreender sozinho o que pode ser mais chato de apreender sozinho seria a Teoria musical. Vou tentar fazer um video de eu Tentando tocar "Que País é Esse" e postar aqui para se possivel alguem dar uma olhada e corrigir caso haja algum vicio. Apesar que eu acho ter um vicio que é o fato do Dedão da Mão esquerda ficar para fora na parte superior do intrumento, mas isso estou tentendo corrigir

    Pé de chinelo
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Edu_TEM

    tem outro topico aberto ai que estamos discutindo isso, tem grandes nomes da música que não "sabem" teoria até hoje, robert johnson, bb king, jeff beck etc.... mas eles são gênios

    é verdade, esse negócio do dedão é um vicio, que provavelmente vai atrapalha a fazer arpejos no futuro, tenta corrigir logo essas coisas, as video aulas do cifraclub ajudam bastante tb

    abs!

    Edu_TEM
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Opa Desculpa por ter aberto outro topico se puder me passar o link da outra janela onde estão discutindo isso para eu poder participar e dar uma olhada, mas sobre os videos do CifraClub, axei a ideia sensacional pelo fato de ajudar os iniciantes, com a batida que no iniicio pelo menos para mim, me desanimou muito, na epoca ate desisti de tocar mas agora estou retomando com vontade

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Edu_TEM
    estou iniciando um apreendizado por conta propria

    Mais um infeliz que vai passar a vida inteira tentando aprender à tocar, e quando achar que já sabe, na realidade vai estar começando à aprender.

    Boa sorte.

    Edu_TEM
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Eh tão dificil assim apreender sozinho???

    kiki
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    Edu_TEM
    dificil é de qualquer jeito.

    mas é possivel, muita gente aprende por conta propria.

    Edu_TEM
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Estava vendo um site que axei aqui no forum msm, www.walmirsilva.com.br que pelo q eu vi ele explcia direitinho, gostaria de saber se é possivel eu postar algusn videos com eu tentando tocar algo para que alguem posssa corrigir algum possivle vicio, ou algo que não esteja correto(o fato de tocar tds as cordas em td).

    kiki
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    Edu_TEM
    possivel é, tem que ver se o pessoal que manja (tem ate alguns professores aqui) vai ter a paciencia de ficar comentando.
    por que aí vira praticamente aula virtual

    o fato é: ninguem aprende sozinho
    autodidata aprende sem professor, mas aprende vendo os outros tocarem, seja amigos, seja videos, seja em shows...

    continue fuçando por aqui, e veja videos no youtube, tem milhares de videoaulas.

    Edu_TEM
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    eu to vendo algumas sim, eh que como eu ja tentei apreender pelo menos 2 vezes e não consegui, sabe akele desanimo então ele vem e vai, agora to mais animado por ter comprado o meu proprio violão e talz, mas msm assim to meio desanimado, pq no momento não tenho nem posso pagar um professor, para me ensinar.

    kiki
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    agora to mais animado por ter comprado o meu proprio violão
    po, sem instrumento nao da pra aprender

    dica: toque todo dia, nem que seja um pouquinho

    duily
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    com ctz ter um prof (leia-se pessoa com metodologia e nao picaretas) alem de te ensinar de maneira correta, te incentiva.

    Esses teus amigos que falam que da para aprender sozinho, eles ja fizeram aula ou aprenderam td por conta propria?

    e nunca fizeram aula e falam uma coisa dessas é pq nao sabem a diferença entre musicos, que entendem os "o que" e "porques" das musicas e os simplesmente copiam a musica, sem saberem o pq do arranjo.

    sim, há casos excepcionais como ja citados, mas sao a excecao e nao a regra.

    Bog
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Edu_TEM
    Eh tão dificil assim apreender sozinho???

    Aprender direito, é. Falo como alguém que nunca fez uma aula. Nenhum amigo meu tocava, eu não tinha acesso a vídeos ou material na Internet, e aprendi basicamente por tentativa e erro e por aquelas revistinhas de cifras.

    Obviamente, tudo depende também das tuas pretensões.

    ja tentei apreender pelo menos 2 vezes e não consegui

    Vale lembrar que aprender sozinho é mais cansativo, trabalhoso e frustrante. Se você é do tipo que desanima quando não consegue ir para a frente, tentar aprender sozinho é masoquismo. Você pode passar meses travado em um ponto que um bom professor notaria e resolveria em algumas horas.

    Edu_TEM
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Então por isso estou pesquisando, estou tentando tocar que pais é esse do legião urbana vi o videozinho no site do CifraClub, estou treinando os acordes e a troca deles, mas sabe tem coisas q eu naum consigo fazer, por exemplo o fato de ter que tocar ate uma determinada corda e outra tocar tds, o problema eh q eu toco tdas as cordas em tds os acordes, isso q te me atrapalhando

    duily
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    vamos ver se isso te ajuda,
    vc sabe o pq nao se deve tocar essas cordas? no caso a mizona e a lá, no acorde de ré maior

    Edu_TEM
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Não
    mas tem algo a ver com teoria musical??

    duily
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: duily
    · votar


    tem,
    os acordes maiores sao formados pela triade - T 3M 5justa
    como exemplo vou usar o C:

    C D E F G A B C (segue a sequencia, tom tom semitom tom tom tom semitom)

    entao para formar o acorde de C pega
    Tonica, que é o proprio C
    3Maior que é o E
    5justa que é o G

    entao o acorde de C é formado por : C E G, monte qlq acorde de C que vc vera que bate

    ja para D fica
    D E F# G A B C# D (seguindo de nv a regra, tom tom semitom tom tom tom semitom)

    para a triade:
    Tom que é D
    3M que é o F#
    5justa que é o A

    entao o D é formado por : D F# A (monte o acorde e veja)

    a explicacao do pq nao se toca a mizona é por isso, pq a primeira corda que é E nao esta dentro da triade, ja a A é tocado na segunda casa da corda G e tb na corda solta de A, entao pode-se ou nao tocar as 2 cordas que nao tem diferença.

    espero que te ajude a entender o pq nao se toca algumas cordas em determinados acordes, pq eu pelo acho que qdo vc entende uma coisa, vc tem consciencia do pq e erra menos.

    Edu_TEM
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    cara mto obrigado pela explicação, estou estudando teoria musical pelo comecinho por isso não sabia agora q tu me explico entendi, vlw ai cara, acredito q com o tempo meus dedos se acostumem a não tocar as cordas, numa video aula aki do cifraclub msm o rapaz disse que no inicio não temproblema tocar tdas as cordas...mas vlw pela ajuda vou me policiar para evitar fazer isso

    duily
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    admiro a sua força de vontade de estudar teoria musical sozinho, eu nao entenderia porcaria nenhuma hehe o pouco que sei é pq o prof explica bem.

    fica a dica, comece estudando o circulo das quintas e dps o circulo das quartas, triades, acordes invertidos, com setima e assim vai

    Edu_TEM
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    cara mto obrigado pela explicação, estou estudando teoria musical pelo comecinho por isso não sabia agora q tu me explico entendi, vlw ai cara, acredito q com o tempo meus dedos se acostumem a não tocar as cordas, numa video aula aki do cifraclub msm o rapaz disse que no inicio não temproblema tocar tdas as cordas...mas vlw pela ajuda vou me policiar para evitar fazer isso

    duily
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    se quiser pega meu msn ae que te tento te ajudar no que for possivel

    duilyshintani@hotmail.com

    Edu_TEM
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    cara minah net caiu foi malz

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dificuldades com acordes