Afinar tons abaixo

Autor Mensagem
Joaozin
Veterano
# nov/10


Galera eu to com uma dúvida e queria a ajuda de vocês. Eu li sobre pessoas que afinam instrumentos 1/2, 1, 1 e 1/2 tons abaixo, mas não li sobre ninguém que afina 2 ou 2 e 1/2 abaixo. Eu toco violão e canto, as músicas que eu tenho dificuldade para cantar eu faço a transposição de tons para 2 tons abaixo da afinação normal. Mas aí tem um problema: eu tocando uma musica com acordes diferentes dos originais não dá pro guitarrista fazer o solo da música porque a base está em outro tom, e para tocar o solo original os 2 instrumentos teriam que estar afinados no mesmo tom, certo?
Aí alguém me falou que eu posso afinar 2 tons abaixo, mas eu tenho que fazer isso ao trocar as cordas do violão, para que assim elas não fiquem relaxadas, bambas.
Gostaria de saber se é assim que se faz, porque eu nunca fiz aula de violão, aprendi sozinho, então não tenho muita teoria.
Obrigado.

PS.: não sei se fui claro o bastante, mas qualquer coisa eu tento me explicar de outra maneira.

Soul Wyx
Veterano
# nov/10
· votar


Joaozin
O Guitarrista não pode abaixar o solo pra outro tom?! E você transpor os acordes pra outro tom? É mais fácil que ter um violão pra cada musica que você não consegue cantar!

horwatich
Veterano
# nov/10
· votar


Se você afinar abaixo da afinação padrão as cordas ficam realmente menos tensas. Para compensar você pode comprar cordas mais pesadas.
Quanto aos solos, o prpblema é o seguinte: música não é o que você vê mas o qu evocê ouve.
Se você afinou seu violão dois tons abaixo, antão a corda mais grave é um C e quanto você tocar o desenho que seria um E o nota que vai sair é um C.
Vocês podem transpor a música 2 tons abaixo, mas aí todos os instrumentos tem que tocar dois tons abaixo, mudando a afinção e tocando com os shapes da música original, ou fazer a tranposição mudando os desenhos dos acordes sem mudar a afinção. O problema da segunda opção é que geralmente vai ficar bem mais complicado para tocar a música.
Você também pode treinar sua voz e não fazer transposições, pode tentar oitavar as vozes.

Joaozin
Veterano
# nov/10
· votar


Soul Wyx
O Guitarrista não pode abaixar o solo pra outro tom?!
Isso aí dá um trabalho que você não faz idéia, dependendo do solo claro.


horwatich
Bom, a segunda opção é bastante complicada mesmo. Eu preferiria se tanto eu, quanto a guitarra, apenas afinasse os instrumentos 2 tons abaixo. Se eu afiná-los com cordas novas isso pode evitar que as cordas fiquem menos tensas? Ou eu realmente tenho que mudar a espessura das cordas? Atualmente eu não sei se toco em 0.10, eu só vou à loja de instrumentos e compro cordas pra violão hehe.
Sobre treinar a voz e não fazer transposições eu te digo que não é algo fácil, treino canto a 1 ano e aqui estou eu hehe... temos que respeitar nossos limites neh.
Abraço

kiki
Moderador
# nov/10
· votar


Joaozin
Isso aí dá um trabalho que você não faz idéia, dependendo do solo claro.
eu acho que ele faz ideia sim
se o guitarrista não consegue transpor ou adaptar, não é um bom músico

o mesmo vale pro violonista
voce tem que ser capaz de adaptar o tom da musica.
meio tom ainda vai, um tom começa a dar problema... mas ainda dá.
mas isso em geral não se usa pra adaptar o tom da música.

o ideal é adaptar sim o tom da musica pra voz, se voce tem certeza que outro tom é melhor. mas adaptar os acordes, não a afinação inteira do instrumento.

Joaozin
Veterano
# nov/10
· votar


kiki
Você está dizendo então que eu afinar o violão e a guitarra 2 tons abaixos pode dar problema e que é mais fácil modificar um solo inteiro? Por exemplo, é mais fácil modificar tappings, arpeggios, do que mudar a afinação do instrumento?

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/10
· votar


Soul Wyx
O Guitarrista não pode abaixar o solo pra outro tom?! E você transpor os acordes pra outro tom? É mais fácil que ter um violão pra cada musica que você não consegue cantar!

Porque não? Se o cara sabe tocar, ele toca qualquer musica em qualquer tom. Isso não existe.
Ter um violão para cada música. Voce está brincando.

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/10
· votar


kiki
meio tom ainda vai,

mais que isso o violão fica com as cordas muito frouxas, e fica horrível para tocar. Aquele violão VOGGA, que já é duro por natureza, aceita bem baixar um tom ou até um e meio.
Eu particulamente não gosto. Uso sempre a afinação padrão.

AFSVilela
Veterano
# nov/10 · Editado por: AFSVilela
· votar


kiki
se o guitarrista não consegue transpor ou adaptar, não é um bom músico

Prof. Grosélio
Se o cara sabe tocar, ele toca qualquer musica em qualquer tom. Isso não existe.

Cuidado, isso depende um pouco. Se você pegar "Always with you, always with me" do Satriani, por exemplo, vai ver que tem um trecho em que ele faz um arranjo com uns tappings na corda Si, em que ele alterna diferentes casas com a corda solta. Se esta música for tocada um tom abaixo, não dá pra fazer este trecho a não ser que a guitarra também esteja afinada um tom abaixo. Não é o simples caso de transpor o arranjo.

horwatich
Veterano
# nov/10
· votar


Nem sempre é fácil tranpor um arranjo, principalmente quando usa cordas soltas... Mas de maneira geral sempre dá para dar um jeito. Salto de cordas e tapping são ótimas ferramentas para isso.

kiki
Moderador
# nov/10
· votar


Joaozin
Você está dizendo então que eu afinar o violão e a guitarra 2 tons abaixos pode dar problema e que é mais fácil modificar um solo inteiro? Por exemplo, é mais fácil modificar tappings, arpeggios, do que mudar a afinação do instrumento?

voce vai ter um violao e uma guitarra pra cada musica? um na afinação natural, outro meio tom, outro um tom, outro um tom e meio... pra adaptar cada musica?

ou voce vai abaixar todas as musicas 2 tons? por que ai vai dar o contrario, a musica que é boa pra cantar vai ficar baixa.

e as vezes o tom bom tá uma quarta acima.

repito:
se o guitarrista não consegue transpor ou adaptar, não é um bom músico

se voce vai mudar de tom, necessariamente vai ter que adaptar o arranjo, nunca vai ficar identico.

se voce faz questao de tocar o "solo identico", entao mude a afinação.
mas com as cordas 2 tons abaixo o solo não vai ficar igual. além de obviamente estar transposto 2 tons, vai estar com as cordas frouxas, tappings e bends não vão soar bem.

mas se voce não quer desistir da idéia, tudo bem. afine o violao e a guitarra como preferir e toque. o melhor jeito de perceber isso é fazendo. se achar que ficou bom, mande ver.

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/10
· votar


AFSVilela
Se você pegar "Always with you, always with me" do Satriani, por exemplo,

Se voce quer o solo "igualzinho", a afinação tem que ser "igualzinha". Se quer tudo igual, então faça tudo igual. Não faz sentido alguém querer afinar 1, 2, 3 tons diferentes, se não quer fazer nada diferente. Pra que?

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/10
· votar


Músico que se preza , toca qualquer coisa, em qualquer tom.

Joaozin
Veterano
# nov/10
· votar


Músico que se preza , toca qualquer coisa, em qualquer tom.
Pode tocar, mas cantar amigo.. hehe, isso depende da fisologia das cordas vocais de cada um, não adianta por um baixo cantar músicas de um tenor sem mudar o tom que ele não vai conseguir, não é questão de ser bom ou não.
O meu guitarrista improvisa os solos de todas as músicas que a gente toca (são umas 30), ficam bons, mas tem musicas que não são a mesma coisa sem o solo original, entendem?
Eu não preciso de 1 violão pra cada música, eu posso afinar 2 tons abaixo e usar capotraste para as músicas que eu queira apenas 1 tom abaixo, ou até mesmo meio tom acima..
Eu só queria saber se tem alguma coisa que eu possa fazer pra evitar que as cordas fiquem frouxas. Me disseram que se eu afinar 2 tons abaixo quando tiver colocando cordas novas elas não ficam frouxas.. falaram também sobre a espessura da corda.
Existem bandas famosas que tocam 1 tom e meio abaixo, garanto que de 1 e meio pra 2 não vai fazer com que isso seja impossível.. tem que ter um jeito.
Alguma dica?

kiki
Moderador
# nov/10
· votar


Joaozin
Eu só queria saber se tem alguma coisa que eu possa fazer pra evitar que as cordas fiquem frouxas.
compre jogos mais espessos
se o seu violão é de aço, no mínimo .012

pode ser que seja necessário mandar num luthier regular.

guitarra é bem mais complicado, pois ela sofre mais com afinação e regulagem. tem bem mais chances dela ficar ruim de tocar que um violão.

Me disseram que se eu afinar 2 tons abaixo quando tiver colocando cordas novas elas não ficam frouxas
pra mim isso não faz nenhum sentido.

Existem bandas famosas que tocam 1 tom e meio abaixo, garanto que de 1 e meio pra 2 não vai fazer com que isso seja impossível.. tem que ter um jeito.
eu não conheço.
jeito tem, existe até guitarra barítono.

mas tem musicas que não são a mesma coisa sem o solo original, entendem?
entendo.
assim como tem música que, mesmo mantendo o arranjo identico ao original, mas transpondo de tom, não fica igual. não sei dizer como, é um negócio meio esotérico, mas acontece.

Joaozin
Veterano
# nov/10 · Editado por: Joaozin
· votar


Christhian
"Em primeiro lugar, nem faz sentido classificar vozes no canto popular. Por que não? Simples. Se o Andre Matos tem a voz muito mais aguda do que a sua, nada impede que você mude a tonalidade (transposição de tons) da música dele para conseguir cantar com qualidade! Ninguém irá julgá-lo por isso! Alias, muito pelo contrário: Se você tentar cantar como ele e desafinar completamente será muito pior do que baixar um tom inteiro e cantar com boa qualidade técnica.

Aí alguém sempre vai dizer: "Ah, mas não é a mesma coisa". Claro que é! Os próprios caras que compuseram as suas músicas fazem isso. O David Coverdale do Whitesnake canta quase todo o repertório dele hoje um tom e meio abaixo. O Bon Jovi, que esteve essa semana no Brasil, faz um tom abaixo. Algumas bandas passam a afinar os seus instrumentos meio tom abaixo (Eb) depois de terem composto tudo em afinação normal (E) e o vocalista ter percebido que estava se esforçando demais - além de conferir peso extra à música toda. Guns N' Roses, Alice in Chains e vários outros."


Obrigado pelas dicas kiki. O violão é de nylon, mas serve .012 pra ele também? O meu guitarrista falou que consegue regular a guitarra dele e da pra ficar ok, eu não entendo muito mas sei que tem o tensor que ajuda a regular a tensão das cordas dependendo da espessura delas, certo?
A guitarra no caso também teria de ser .012 ou você não sabe?
Abraço

horwatich
Veterano
# nov/10 · Editado por: horwatich
· votar


Prof. Grosélio

Músico que se preza , toca qualquer coisa, em qualquer tom.

Já ouviu Dream Theater ou Symphony X?
Tem muitas músicas que eu toco sem mudar afinação, mas tem músicas que não dá...

guitarg3
Veterano
# nov/10
· votar


cara.. axo q eh o q o Soul Wyx falou.. nesse caso mande o guitarrista transpor o solo para o tom q vc canta.. basta usar um pouco de teoria q vc consegue isso.. se não daki a pouco vcs vao fazer uma musica q pra vc cantar tem q abaixar 4 tons ae vcs vao ter q afinar o violao 4 tons abaixo?

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/10
· votar


Joaozin
mas cantar amigo.

Eu disse tocar. E não disse cantar.
Qualquer um pode cantar. Mas nem todos podem ser cantores.


horwatich


Tem muitas músicas que eu toco sem mudar afinação, mas tem músicas que não dá...

E não dá por que?


Joaozin
Me disseram que se eu afinar 2 tons abaixo quando tiver colocando cordas novas elas não ficam frouxas.

As vezes eu me pergunto: De onde estes caras tiram isso? Quanta "asnera".

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/10
· votar


guitarg3
se não daki a pouco vcs vao fazer uma musica q pra vc cantar tem q abaixar 4 tons ae vcs vao ter q afinar o violao 4 tons abaixo?


E o que vão fazer depois disso?

horwatich
Veterano
# nov/10 · Editado por: horwatich
· votar


Prof. Grosélio

Você não respondeu se conhece as bandas...

Há músicas com riffs com saltos de corda que alcançam da nota mais grave (um D ou C) até duas oitavas mais altas, riffs com saltos e com andamento rápido. Tem também o problema de acordes abertos com cordas soltas... Você pode até tentar no tom original sem mudar a afinação mas vai perder a dinâmica da música. Nessa situação é melhor tranpor mesmo.

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/10
· votar


horwatich
Nessa situação é melhor tranpor mesmo.


Voce falou, tá falado.

Um abraço

horwatich
Veterano
# nov/10
· votar


Prof. Grosélio

Você ainda não respondeu à pergunta...
Na maioria das situações que conheço é melhor transpor com afinação tradicional do que mudar afinação, mas tem músicas que não dá...

E músico que se preza faz música e não se gaba de tocar qualquer coisa em qualquer tom, mesmo porque tocar qualquer coisa é um absurdo... de Toquinho até Slayer passando por Aztor Piazzola e Dragon Force?

kiki
Moderador
# nov/10
· votar


horwatich
mas tocar a mesma musica exatamente com a mesma digitação, mas meio tom, um tom abaixo, o que seja, ja nao é a mesma coisa tambem.

qualquer musica, em qualquer hipotese, ao ser mudada de tom, vai sofrer adaptações.

e qualquer musica, SEMPRE pode ser adaptada pra qualquer tom, só depende da sua proposta e criatividade.

mas tem músicas que não dá...
fica uma questao filosofica: o que é a musica?

pega uma classica do violão, e ouve uma versão do yamandu. voce pode dizer que ele tocou a mesma musica?

é muito comum os violonistas mudarem muita coisa dos arranjos originais, não precisa nem ser tão radical como o yamandu.

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/10
· votar


horwatich
E músico que se preza faz música e não se gaba de tocar qualquer coisa em qualquer tom, mesmo porque tocar qualquer coisa é um absurdo... de Toquinho até Slayer passando por Aztor Piazzola e Dragon Force?

Se eles conseguem fazer, voce também consegue.

horwatich
Veterano
# nov/10
· votar


Prof. Grosélio
kiki

O meu ponto aqui é uma situação bem específica e não situações gerais... eu não estou falando por mim, eu toco as músicas que gosto e entendo elas, consigo tranpor para qualquer tom assim como qualquer músico conseguirira facilmente.
A questão do "não dá" é quando imagino certas especifidades de uma música como por exemplo Of sins and Shadows do Symphoy X. Como tocar a música com uma guitarra com afinação tradicional sem mudar o tom da música e sem perder o peso do riff?
Como eu disse com praticamente todas as músicas a afinação tradicional resolve, mas com algumas não dá...
Eu tenho dificuldades am ver qualquer coisa como absoluta, então espero a resposta de vocês...

kiki
Moderador
# nov/10
· votar


horwatich
justamente, nao tem uma resposta facil. sempre vai perder algo

ou voce mantem o tom original, e arruma um vocal que cante (ou se mata pra cantar)
ou voce muda o tom, e consequentemente muda o arranjo, ou perde peso, ou algo assim


bandas de rock, com riffs e arranjos precisos sempre priorizam o tom.
outros estilos, como a mpb por exemplo, mudam de tom e refazem arranjos inteiros com frequencia, fazendo outra versão.

alem disso tem que considerar o repertorio que voce toca. quanto mais variado, menos voce deve se prender ao arranjo exato. ou voce anda com dois violoes, um no diapasao e outro 2 tons abaixo, um tom, o que seja, pra baixar e usar capo...

Joaozin
Veterano
# nov/10 · Editado por: Joaozin
· votar


guitarg3
cara.. axo q eh o q o Soul Wyx falou.. nesse caso mande o guitarrista transpor o solo para o tom q vc canta.. basta usar um pouco de teoria q vc consegue isso.. se não daki a pouco vcs vao fazer uma musica q pra vc cantar tem q abaixar 4 tons ae vcs vao ter q afinar o violao 4 tons abaixo?


Não.. de todas as músicas que minha banda toca, o máximo que preciso abaixar são 2 tons, nas músicas mais agudas de bandas como Bon Jovi.

Prof. Grosélio
Qualquer um pode cantar. Mas nem todos podem ser cantores.

Então a partir de agora qualquer pessoa que fez aula de canto por um tempo considerável a ser entendida por cantor, na sua concepção sobre o assunto, canta qualquer música independente da sua classificação vocal e suas limitações (e no tom original)?

Você deveria ter lido isso aqui antes de postar comentários sem fundamentos.

Christhian
"Em primeiro lugar, nem faz sentido classificar vozes no canto popular. Por que não? Simples. Se o Andre Matos tem a voz muito mais aguda do que a sua, nada impede que você mude a tonalidade (transposição de tons) da música dele para conseguir cantar com qualidade! Ninguém irá julgá-lo por isso! Alias, muito pelo contrário: Se você tentar cantar como ele e desafinar completamente será muito pior do que baixar um tom inteiro e cantar com boa qualidade técnica.

Aí alguém sempre vai dizer: "Ah, mas não é a mesma coisa". Claro que é! Os próprios caras que compuseram as suas músicas fazem isso. O David Coverdale do Whitesnake canta quase todo o repertório dele hoje um tom e meio abaixo. O Bon Jovi, que esteve essa semana no Brasil, faz um tom abaixo. Algumas bandas passam a afinar os seus instrumentos meio tom abaixo (Eb) depois de terem composto tudo em afinação normal (E) e o vocalista ter percebido que estava se esforçando demais - além de conferir peso extra à música toda. Guns N' Roses, Alice in Chains e vários outros."


kiki

mas tocar a mesma musica exatamente com a mesma digitação, mas meio tom, um tom abaixo, o que seja, ja nao é a mesma coisa tambem.

qualquer musica, em qualquer hipotese, ao ser mudada de tom, vai sofrer adaptações.


Agora vamos lá.. atingir a perfeição é algo fora do alcance humano, nem a própria banda faz ao vivo o que se faz em estúdio.

horwatich
Veterano
# nov/10
· votar


kiki

Muito bom, agora sim eu tive um insight de vocês...
Como meu estilo preferido é Heavy Metal eu priorizo o timbre, daí que vem o problema em pensar que algumas músicas não iriam ficar boas sem mudar a afinação, você e o Prof. obviamente tem uma visão musical diferente e por isso não veêm problema em perder o peso porque poderiam compesar de outra forma.

Na minha banda eu toco com uma guitarra de sete cordas com afinação tradicional, o outro guitarrista toca com a guitarra em D e o baixista toca com o baixo em Eb, então eu estou acustumado a fazer arranjos diferentes. Até porque com sete cordas e duas guitarras nós conseguimos tocar tudo... até agora.

kiki
Moderador
# nov/10
· votar


horwatich

pois é... eu percebi que isso de manter o arranjo é uma coisa muito do rock, e principalmente das guitarras.
heavy metal tem muito disso pelos arranjos e solos.

eu pensava exatamente assim até um bom tempo, quando tocava mais rock. até começar a ouvir mais mpb e bossa nova...

outros que me abriram a cabeça pra isso foi o red hot.
não sei se voce curte, mas eu fiquei intrigado, eles nunca repetem o arranjo "original" do disco, e vao mudando com o tempo tambem. quanto mais antiga a musica, mais ela muda.
tem algo de jazz aí.
as vezes fica bom, as vezes nao. =p

fica pior quando voce ouve jazz... voce começa a se questionar o que é realmente a musica, depois que dois caras tocam a mesma canção e fica completamente diferente.

Na minha banda eu toco com uma guitarra de sete cordas com afinação tradicional, o outro guitarrista toca com a guitarra em D e o baixista toca com o baixo em Eb, então eu estou acustumado a fazer arranjos diferentes. Até porque com sete cordas e duas guitarras nós conseguimos tocar tudo... até agora.
nossa, que loucura...
os caras tem que transpor tudo o tempo todo!

Joaozin
Agora vamos lá.. atingir a perfeição é algo fora do alcance humano, nem a própria banda faz ao vivo o que se faz em estúdio.
perfeição não existe.

não é disso que eu to falando, to falando de seguir ou não o arranjo original... e de manter ou não o tom. é outra coisa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinar tons abaixo