Felipe_MP Veterano |
# nov/10
vejam galera ótima novidade:
http://oglobo.globo.com/blogs/overdubbing/default.asp
tb em:
http://musicaemercado.com.br/revista/musicaemercado/noticias.asp?id=30 83
Guitar Center vende para o Brasil
Conceituada loja americana acaba de anunciar em seu site a venda direta para o mercado brasileiro
Uma das maiores redes de loja de instrumentos musicais dos Estados Unidos acaba de anunciar seu plano para atuar em terras brasileiras pelo site www.guitarcenter.com.
A ideia vem sido trabalhada desde o início deste ano e tem como base ganhar da concorrência brasileira oferecendo preços atrativos para os produtos de marcas renomadas sem distribuição consolidada ou aqueles de ponta de estoque.
Especialistas reforçam a tese que a crise nos EUA – resultando em queda da demanda interna – impulsionou a decisão de vender on- line ao Brasil e outros países Latino-americanos. Outro fator preponderante foi a inspiração na Thomann, loja alemã que vem se destacando no cenário na União Europeia, vendendo – muito bem, obrigado – para diversos países da região.
Balão de ensaio
Apesar de não disporem da vasta quantidade de modelos disponíveis – como há para os EUA – a empresa pode descobrir novos mercados e criar depósitos no País, acirrando a concorrência das lojas virtuais e físicas. Uma ação deste porte agitará o mercado e as relações entre marcas internacionais, distribuidores e lojistas.
Conforme pesquisa realizada pela M&M, a diferença de preço não assusta para alguns modelos, como no caso do piano digital. No Brasil o produto à vista sai na média de R$ 1.900,00, numa loja virtual brasileira. Na Guitarcenter.com o mesmo produto custa, com frete e impostos R$ 1.637,00, mas não conta com garantia, nem assistência. Para produtos de alto valor agregado, a loja tem oferecido produtos na sua ponta de estoque a preços mais vantajosos, fora desses setores, as marcas de distribuição exclusiva no Brasil possuem restrições de venda, limitando a variedade de modelos.
Evolução do comércio ou falta de regras na globalização?
Inicialmente, a chegada da Guitar Center pode causar certo temor em nosso mercado, mas concorrência saudável significa inovação para um setor. "Pode haver uma reação negativa por parte dos lojistas, de acordo com a agressividade da Guitar Center, mas acredito que eles não serão tão agressivos assim já que precisarão respeitar as condições para se comercializar no Brasil. Assim, a vinda desta grande loja para o País irá nivelar a qualidade de nosso setor em novo, e melhor, patamar", afirma Amauri Silva, gerente comercial da Yamaha Musical do Brasil.
A opinião é endossada por Vladimir Souza, CEO da Proshows: "O que se observou após a entrada de grandes empresas estrangeiras, foi uma rápida elevação do nível de profissionalismo de grande parte das companhias Brasileiras do segmento, que enfrentou a nova concorrência. Os mecanismos de gestão empresarial em geral destas empresas evoluíram muito, o que trouxe benefícios não só para os seus proprietários, como para os consumidores. Sempre haverá espaço para os empresários que mostrarem inovação e competência. Este é um processo de evolução natural pelo qual passam todas as economias e, obviamente, não iríamos ficar de fora para sempre", reforça.
Outro lado
Empresas de toda América Latina estão em contacto com seus fornecedores no exterior para brecar um possível aumento do número de produtos vendidos no Brasil e demais países. A ideia da Guitarcenter.com é tida pelos lojistas e fornecedores como afronta ao comércio local e nociva à concorrência. Por outro lado, cabe informar que não há motivo para pânico, visto que são linhas restritas e deverão ser canceladas em breve.
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