Inverter os PARES do 12 cordas

Autor Mensagem
    Netcon
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Netcon

Olá pessoal!
    sou novo aqui, até usei a busca mas nao encontrei nada parecido.
    é o seguinte: comprei um Tagima Twelve (meu primeiro 12 cordas) há uma semana.
    Excelente o som dele, gostei muito mesmo, to curtindo muito. A unica coisa que me incomodou é que eu gosto de tocar umas musicas ou com uns dedilhados ou uns mpb em que se usa muito os bordões como baixo (tocado com o dedão).
    Aí acontece o seguinte: como de cima para baixo vem primeiro a oitavada e depois a corda mesmo (mi 8a / mizao - la8a/ la - re8a / re... etc), quando tocava o "baixo", a 8a se sobressaía e isso em alguns casos estragava o efeito da musica (ainda que eu conseguisse tocar as duas, a 8a acaba sendo privilegiada nos baixos, pois o dedao toca os bordoes pra baixo enquanto os outros "puxam" as primas para cima). O que fiz foi inverter AS DUPLAS dos bordoes, deixando primeiro o bordao e depois a 8a (mizao/mi8a - la/ la8a - re/re8a).
    O resultado foi o que eu esperava: as 8as nao sumiram totalmente ao tocar nesse estilo, só se sobressaem menos que os bordões, mantendo o baixo. Ao tocar "batidas normais", o som se manteve quase igual, ficou um poco mais grave. No entanto, ficou um pouco desconfortável, talvez porque ainda nao me acostumei e porque o mizao ficou meio alto, ja que o buraco q tem na pestana (é esse o nome correto do "ossinho" no começo da escala?) que antes era do mi8a é mais "raso".

Além do relato, fiquei me perguntando se o violao pode vir a ter algum problema com essa inversao, talvez por causa de tensao diferente, sei la.. tem?

EDIT: devolvi as cordas cada uma à sua posição para compara e vi agora que a outra posição havia feito uma baita diferença (que agora vejo que nao foi legal) no som, perdeu boa parte do brilho. Acho que compensa mais se virar para como disse o outro usuario ali embaixo (desculpe, nao me recordo o nome), tocar a corda "de frente". obrigado pelas respostas ;D

Ps: a proposito, como sei que muita gente tem duvida quanto a 12 cordas abaixo de mil reais, aqui vai o porque da minha escolha:
    Até estava em dúvida entre ele e o Eagle CH888 12c mas axei o tagima mais confortável e dinâmico (senti que era mais fácil de "caminhar" pelo braço dele).

T-Rodman
    Veterano
    # nov/10
    · votar

Salvo engano o Eagle é o mais barato no mercado. Depois tem esse Tagima.
    Mas também tem 2 Crafter de 12 cordas entre 800 a 1000 R$ - onde a diferença básica entre eles é a captação Fishman presente no modelo mais caro.
    E devidamente regulado, creio que o Crafter de R$ 1000, pelo menos pelo que testei até hoje, é o melhor abaixo de 1000. O duro é ver o Eagle entre 400~600. É uma grande diferença ainda pra 1000, para a faixa de pessoas que gastam nessa faixa.

oliviojunior
    Veterano
    # nov/10
    · votar

Netcon
    Na minha opinião violão de 12 cordas não é o instrumento ideal para tocar MPB.

Netcon
    Veterano
    # nov/10
    · votar

T-Rodman
    Suponho que existam sim outras marcas na faixa de preço, só coloquei na comparação essas duas pois foram as que encontrei em minha cidade (campo grande- ms), e ainda assim entre elas o eagle estava 50 reais mais caro. Quanto a captação e outros aspectos, como cutaway, entre ele e o Eagle, ele foi o que mais me agradou. A propósito, a captação está diferente, o vendedor disse que mudou pra Fishman (mas tenho minhas duvidas), mas o captador que veio é diferente do que tinha no mostruario (tela laranjada ao inves de branca e sem aquele aspecto de madeira, alem de cortar o audio quando liga a afinacao).

oliviojunior
    sei que nao é o ideal para tocar mpb, mas numa rodinha de amigos ou algo do tipo, sempre pedem e se é possivel atender ao mpb no quesito do baixo sem perder o folk, melhor ainda, nao? =)

Continuando, se alguém puder me dizer se essa configuração das cordas poderá me trazer problemas.... =]

erico.ascencao
    Veterano
    # nov/10
    · votar

T-Rodman: Salvo engano o Eagle é o mais barato no mercado.

O Hofma é ~R$500.

Netcon

Cara, no começo eu tive a mesma dificuldade que você teve. Com o tempo fui me adaptando, tentando atingir as cordas nem de cima nem de baixo, mas sim "de frente". Como eu toco com as unhas, eu tento atingir as cordas com a unha toda, como se eu fosse tocar primeiro a corda inferior e logo depois a posterior - por isso a impressão de eu estar atacando a corda "de frente".

Bom, mas creio que não haja problema de torção do braço por alternar as cordas de um parzinho. De qualquer modo, leva o violão para o luthier regular a altura das cordas tanto na pestana quanto no rastilho. Um 12 cordas precisa de uma regulagem mais do que qualquer outro instrumento. Tenho uma daquelas guitarras double neck e o braço de 12 esta uma teta pra tocar, graças à regulagem do luthier.

Netcon
    Veterano
    # nov/10
    · votar

erico.ascencao
    é verdade, eu experimentei o Hofma também mas nao curti =P

Então, ele veio "uma teta" (hauhauh gostei dessa) de fabrica, acho que eu estraguei ao fazer essa mudança =x
    entao, como voce disse, acho que nao deve trazer problemas...mantendo as mesmas todas as cordas e mesma tensão, é quase como inverter para tocar canhoto.. e ate pensei em levar no luthier para ajustar essa altura do mizao, mas pensei " vai que eu resolvo destrocar" , ai a mizona8a vai ficar muito baixa..vo deixa do jeito que está mesmo, por enquanto =]

erico.ascencao
    Veterano
    # nov/10
    · votar

Netcon: é quase como inverter para tocar canhoto

Nem tanto. Já ouvi por aí que inverter as cordas para tocar como canhoto é prejudicial ao violão, pois ele possui uma estrutura interna para aguentar a diferença de tensão sobre o tampo. Se você inverte as cordas, colocará mais tensão em lugar que é projetado para menos tensão.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Inverter os PARES do 12 cordas