dúvida sopre partitura

    Autor Mensagem
    cimerio
    Veterano
    # out/10


    colegas, estou começando a estudar o método do dionísio aguado, junto com algumas noções de teoria musical, mas fica difícil saber se estou fazendo a coisa certa qd o material é apenas de símbolos.

    gostaria de alguém que entenda do assunto que me confirmasse as seguintes dúvidas, com relação à imagem abaixo, que tirei da primeira lição. me respondam se eu estou correto na interpretação:

    *começa com sol (corda 3), si (corda 2), ré, (corda 4) e si de novo, sem o uso do polegar

    *lá (corda 3 com polegar na casa 2), dó (corda 2 com polegar na casa 1`), sol, si

    *[começa a dúvida principal] - a nota seria um fá?? mas aí, seria um fá um tom acima, seria a corda 4 com o polegar na quarta casa?, depois lá, ré , lá... é isso msm?

    *[passando pro terceiro compasso, mais adiante] - tem um número 3 dentro de um círculo, seria o dedo médio, significando que a nota si agora é um si mais alto, sendo a corda 3 com o polegar na quarta casa??? está correto?

    aí que fica a dúvida, pois nas sequências, os números de casa começam a sumir, não sei se propositalmente, aí como é que eu vou saber qual nota terá o sustenido, ou seja, que o fá é corda 4 com o polegar na quarta casa e não a corda 4 com o polegar na terceira?? e no outro caso, pq usar o si apertando a corda 3 na quarta casa em vez de ferir a corda 2?? tem símbolo do sustenido só no começo da pauta (axo q o nome é esse).

    bem, é isso, aí. segue a imagem para análise. sem saber isso direito, nem adianta continuar:

    [IMG]http://img521.imageshack.us/img521/757/partituraz.th.jpg[/IMG]

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # out/10
    · votar


    1o- Os números não indicam a casa, indicam com que dedo da mão esquerda devem ser tocados. 0= corda solta, 1= indicador, 2= médio, 3=anular 4=mindinho. Para não poluir a partitura, a digitação só é indicada quando necessário.