dúvida sopre partitura

    Autor Mensagem
    cimerio
    Veterano
    # out/10


    colegas, estou começando a estudar o método do dionísio aguado, junto com algumas noções de teoria musical, mas fica difícil saber se estou fazendo a coisa certa qd o material é apenas de símbolos.

    gostaria de alguém que entenda do assunto que me confirmasse as seguintes dúvidas, com relação à imagem abaixo, que tirei da primeira lição. me respondam se eu estou correto na interpretação:

    *começa com sol (corda 3), si (corda 2), ré, (corda 4) e si de novo, sem o uso do polegar

    *lá (corda 3 com polegar na casa 2), dó (corda 2 com polegar na casa 1`), sol, si

    *[começa a dúvida principal] - a nota seria um fá?? mas aí, seria um fá um tom acima, seria a corda 4 com o polegar na quarta casa?, depois lá, ré , lá... é isso msm?

    *[passando pro terceiro compasso, mais adiante] - tem um número 3 dentro de um círculo, seria o dedo médio, significando que a nota si agora é um si mais alto, sendo a corda 3 com o polegar na quarta casa??? está correto?

    aí que fica a dúvida, pois nas sequências, os números de casa começam a sumir, não sei se propositalmente, aí como é que eu vou saber qual nota terá o sustenido, ou seja, que o fá é corda 4 com o polegar na quarta casa e não a corda 4 com o polegar na terceira?? e no outro caso, pq usar o si apertando a corda 3 na quarta casa em vez de ferir a corda 2?? tem símbolo do sustenido só no começo da pauta (axo q o nome é esse).

    bem, é isso, aí. segue a imagem para análise. sem saber isso direito, nem adianta continuar:

    [IMG]http://img521.imageshack.us/img521/757/partituraz.th.jpg[/IMG]

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # out/10
    · votar


    1o- Os números não indicam a casa, indicam com que dedo da mão esquerda devem ser tocados. 0= corda solta, 1= indicador, 2= médio, 3=anular 4=mindinho. Para não poluir a partitura, a digitação só é indicada quando necessário.

    2o- Note que logo depois da clave tem um sustenido no fá. Isso significa que, a menos que tenho um bequadro antes, todo e qualquer fá da música é na verdade fá#. O fá# que você está com dúvida é tocado na casa 4 da quarta corda.

    3o- Os números dentro de círculos indicam a corda em que a nota deverá ser tocada.

    4o- Essa música tem duas vozes. Isso significa que você está tocando duas melodias ao mesmo tempo. A melodia no baixo é toda em colcheias. Se você tocar o si que está em dúvida na corda solta, será impossível fazer com que a nota tenha a duração de uma colcheia, comprometendo a melodia grave.

    cimerio
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Alvaro, entendi seu segundo, e terceiro pontos, mas não entendi o primeiro e o quarto mt bem.

    sobre o quarto ponto, essa questão do si é apenas pra facilitar a rapidez? nesse caso, eu toco com o dedo indicador na mão direita, mas com o mindinho da esquerda na quarta casa?

    sobre o primeiro, então, todos os pentagramas seguem a msm linha, só tem os números nos primeiros, pra não ficar poluindo? no caso, pelo menos nessa lição, o dedo mindinho é relacionado à quarta casa, certo?


    grato

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Alvaro Henrique
    · votar


    Vamos de novo.

    Imagine uma música com mais de uma melodia ao mesmo tempo. Algo assim: http://www.youtube.com/watch?v=vonJhz2COck ou http://www.youtube.com/watch?v=imrCHoUa9i0&feature=related

    Na hora de tocar todas as melodias num mesmo instrumento, a duração das notas das diferentes melodias têm de ser mantidas. Você não deve, apenas pra facilitar sua leitura ou sua digitação, cortar a duração da nota pela metade. Confira em http://www.youtube.com/watch?v=8L-1kb_-Rgc&feature=related

    Toque só as notas com a haste pra baixo pra você ver que tem uma melodia ali e todas as notas têm de durar metade do tempo. Se você tocar o si na corda solta, logo em seguida tem de tocar o ré na mesma corda, e aí o si só vai durar 1/4 de tempo. Fica feio se você fizer isso.

    Sobre a digitação, o número só diz o dedo, não diz a casa. Partitura nunca diz a casa. A única forma de escrita musical que diz a casa é a tablatura. Pode ser que coincida o número do dedo com o da casa, mas quando isso acontecer vai ser apenas uma mera coincidência. Partitura NUNCA diz a casa em que a nota será tocada.

    A digitação só será colocada quando o compositor achar pertinente. Pode ser que o começo da obra seja fácil, ai ficaria sem. Lá no meio tem dois compassos com um acorde capcioso, ou que vai ter um timbre mais rico se for feito com uma digitação específica. Aí ele indica só esses dois compassos e pronto.

    cimerio
    Veterano
    # out/10
    · votar


    estou entendendo melhor agora.

    vejo que os estudos em tablatura focam mt em acordes, como o dó maior.
    isso não causa conflito em quem quer estudar partituras? é apenas uma forma de simplificar?

    esse terceiro video que vc postou, é apenas uma pessoa tocando????

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Sim, o último vídeo é com um só músico. É o mesmo que você precisa fazer ao tocar a peça do Dionísio Aguado, mas num nível de complexidade menor, claro.

    Tablatura é um sistema de notação com tantas limitações que foi abandonado há 300 anos. Não por acaso, esse é o mesmo período em que a população mundial passou a ser predominantemente composta por pessoas alfabetizadas. Sei que soa rude, mas é verdade: tablatura é uma escrita desenvolvida para ser utilizada por analfabetos e pessoas de capacidade intelectual limitada.

    Acho que não é o seu caso, então pra quê se rebaixar a esse nível?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvida sopre partitura