Tópico de Discussão de Afinações Diferentes

    Autor Mensagem
    HarmonycGuitar
    Veterano
    # out/10 · Editado por: HarmonycGuitar


    Bom galera, hoje estava eu pesquisando coisas sobre diferentes afinações para violão e vi que não tem nenhum tópico sobre isso aqui no fórum do Cifra Club, então decidi criar um :D

    Este tópico é para trocas de conhecimentos, discussão, dúvidas e músicas com diferentes afinações.


    Tipos de afinações que mais uso:


    Afinação em Ré aberto: D A D F# A D
    Afinação em Ré: D A D G A D
    Afinação em Ré (convencional): D G C F A D
    Afinação em Sol aberto: D G D G B D
    Afinação padrão: E A D G B E

    _________________________________________
    Vide mensagem abaixo:

    HarmonycGuitar
    Veterano
    # out/10 · Editado por: HarmonycGuitar
    · votar


    Afinando seu violão (afinação padrão):

    .:5ª Corda (Lá):.

    Estamos começando a afinação diretamente da 5ª corda pois temos uma fonte muito comum de referência para podermos afinar esta corda. Especificamente a corda Lá (5ª corda de baixo para cima) podemos ter como base o som do pulso do telefone que vibra igual a 440hz. Escute o pulso do seu telefone e vá girando a tarracha da corda Lá até que os dois sons vibrem de maneira harmoniosa, ou seja, não pareçam estar diferentes.

    .:4ª Corda (Ré):.

    Com a 5ª corda afinada podemos até afinar a 4ª corda (Ré) sem precisar ouvir uma outra fonte de som como referência. Para isto basta tocar a 5ª corda na 5ª casa e em seguida tocar a 4ª corda solta. O som da da 5ª corda sairá com o som necessário para afinar a 4ª corda. Vá girando a tarracha da 4ª corda até que os dois sons fiquem iguais.

    .:3ª Corda (Sol):.

    O processo para afinar a 3ª corda (Sol) é o mesmo utilizado para afinar a 4ª corda. O som da 3ª corda solta deve ser igual ao da 4ª corda tocada na 5ª casa. Vá girando a tarracha da corda 3ª corda até que os dois sons fiquem iguais.

    .:2ª Corda:.

    A diferença aqui é que a 2ª corda (Si) tocada solta é igual a 3ª corda tocada na 4ª casa.
    Vá girando a tarracha da 2ª corda até que os dois sons fiquem iguais.

    .:1ª Corda:.

    A 1ª corda (Mi) ou "mizinha" tocada solta tem o mesmo som da 2ª corda (Si) tocada na 5ª casa. Vá girando a tarracha da corda Mi até que os dois sons se igualem.

    .:6ª Corda:.

    A 6ª corda (Mi²) ou "mizona" como é conhecida tocada solta tem o mesmo som da 1ª corda (Mi) tocada solta porém em oitavas diferentes, ou seja, o som é o mesmo embora um seja mais grave e o outro mais agudo. Vá girando a tarracha da 6ª corda (Mi²) até se igualar ao som da corda (Mi) solta.

    Abaixo um vídeo que bota em prática os exercícios acima:



    Abraços.
    _________________________________________________
    (Mi)=1ª Corda.
    (Mi²)=2ª Corda.

    Igão
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Fiz um tópico exatamente sobre isso: Sobre Afinações diferentes e "experimentais".

    HarmonycGuitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Igão

    Este é um tópico de discussão para falar o que as pessoas acham de novas afinações não convencionais e etc entende?

    Abraços.

    Joaozin
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Joaozin
    · votar


    Vou reabrir o tópico para fazer uma pergunta talvez meio boba, mas não deixa de ser uma dúvida. Eu aprendi violão sozinho, então não tenho uma teoria aprofundada no assunto, mas gostaria de saber o porquê de algumas bandas fazerem isso, tocarem suas músicas em outras afinações? Seria isso apenas para fazerem um arranjo mais bonito? Ou existem outros motivos os quais eu desconheço? Eu sei que por mais que a música seja tocada em outra afinação eu consigo tocá-la na padrão utilizando acordes, mas não dá para fazer o mesmo arranjo.
    Abraços

    PS.: Gosto muito de Alter Bridge e a afinação da banda é essa aqui - Afinação em Sol aberto: D G D G B D.

    Konrad
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Joaozin

    Ah, facilita alguns acordes, muda a sonoridade típica deles (por exemplo a terça o cai numa corda mais grave ou aguda, o mesmo para quinta). Muda a sua percepção de quem digitou escalas a vida inteira naquela posição, enfim, abre uma série de possibilidades no "fraseado" já que "afasta' alguns intervalos e "aproxima" outros....

    Nesse caso ai, ouça o Albert Collins (tá, é guitarrista, mas vale a título de consideração).

    Joaozin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Konrad
    Huum, obrigado pela resposta, ajudou bastante. E tem um motivo específico que faz a pessoa, por exemplo, escolher a afinação em Sol aberto em vez da afinação em Ré aberto?

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tipos de afinações que mais uso:


    Afinação em Ré aberto: D A D F# A D
    Afinação em Ré: D A D G A D
    Afinação em Ré (convencional): D G C F A D
    Afinação em Sol aberto: D G D G B D
    Afinação padrão: E A D G B E


    Que voce mais usa? Ou que são mais usadas?
    Fala sério...

    Konrad
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Joaozin
    Konrad
    Huum, obrigado pela resposta, ajudou bastante. E tem um motivo específico que faz a pessoa, por exemplo, escolher a afinação em Sol aberto em vez da afinação em Ré aberto?


    Tem, ué. A mesma que nos faz escolher azul ao verde. heheheh.

    Joaozin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Konrad
    Huum, entendi hehe, obrigado. É porque eu gosto de compor músicas, escrevo as letras e faço a base no violão. Ultimamente descobri que a afinação dessa banda que eu gosto muito é diferente da padrão e pensei em mudar a do meu violão para experimentar algo novo, porém não sei se vou conseguir tocar todos os acordes em uma afinação diferente, por causa que os desenhos mudam, né?

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Konrad
    A mesma que nos faz escolher azul ao verde. heheheh.

    Depois dessa eu vou embora.

    Joaozin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Prof. Grosélio
    Existe um motivo técnico?

    Daniel Orp.
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Que voce mais usa? Ou que são mais usadas?
    Fala sério...

     
     
    Ele usa, e mais um monte de gente usa. O que tem de errado nisso? Oo

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Joaozin
    Existe um motivo técnico?

    Não. Existe a questão da forma de tocar e sonoridade. A formação de um acorde é regra. E ela será sempre a mesma em qualquer afinação e qualquer instrumento.

    Daniel Orp.
    Ele usa

    Ele usa 5 afinações diferentes no violão? Sendo 2 destas abertas?
    Eu já lí o que ele escreveu em muitos sites que fala sobre afinação. Isso foi copiado e colado.

    Joaozin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Prof. Grosélio
    Então é basicamente isso, a formação dos acordes sempre será igual mas a sonoridade muda de uma afinação para a outra. O desenho dos dedos também muda, certo?

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Joaozin

    Isso!

    Joaozin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Prof. Grosélio
    Obrigado! Só é complicado achar os acordes em outras afinações, eu tirava tudo pelo cifraclub, mas lá é só a afinação padrão. Estou passando por grande dificuldade para encontrar os acordes mas está dando certo.

    fripperama
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Existe uma afinação em quintas que é a que eu uso em substituição à Afinação Padrão. Praticamente só toco nela, que possui o nome sugestivo de "Nova Afinação Padrão", rsrsrs....

    A afinação é C G D A E G [da sexta para a primeira], e apenas da segunda para a primeira há uma mudança na simetria, mas isto já abre muitas possibilidades, como por exemplo, um único desenho de escala para o braço inteiro!

    Escrevi um artigo sobre esta afinação:
    http://circulodevioloesrj.wordpress.com/2010/03/18/nova-afinacao-padra o/

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    fripperama
    tem algum lugar onde se pode ver livros ou páginas sobre como tocar dessa forma?
    - até agora achei isso:
    http://en.wikipedia.org/wiki/New_standard_tuning
    http://www.guitarcircleofeurope.com/

    fripperama
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Existe um site que publica tablaturas com músicas do King Crimson e Robert Fripp na NST que se chama Frakctured:
    http://www.frakctured.ukf.net/

    Fora isso, não há muito materal escrito pois nesses 25 anos de existência de sua escola de violões, Fripp e seus instrutores do Guitar Craft têm feito várias experimentações com lições e ensinamentos para serem transmitidos diretamente de professor a aluno.

    Atualmente, há um projeto para escrever um material sobre o Guitar Craft, que inclui a NST, mas até lá, o ideal é ir para um curso ligado ao método.

    A boa notícia é que a escola de violões dele está realizando cursos no Brasil. O próximo previsto é para fevereiro em Miguel Pereira, no Rio de Janeiro.

    Você é de que lugar do Brasil?

    gwnstx
    Veterano
    # out/11
    · votar


    eai galera beleza?sou meio novo aqui no fórum mas queria implorar que alguem por favor postasse como afinar o violão em
    1:d
    2:a
    3:g
    4:d
    5:a
    6:d

    MAS TEM QUE SER COM AQUELE AFINADOR DIGITAL DA GIANNINI POR VIBRAÇÃO POIS O MEU OUVIDO NÃO ESTÁ MUITO TREINADO AINDA .VALEU GALERA :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico de Discussão de Afinações Diferentes