| Autor | Mensagem | 
| Kleber Blacklock Veterano
 | # set/10 
 
 Boa tarde, personas.
 
 Negócio é o seguinte: ultimamente estou mais voltado para um som blues/southern rock (bom, um não tem muito a ver com outro e vice-versa, mas é só para deixar claro que não estou mais ouvindo heavy metal como ouvia antes). Isso justifica também o porque de eu ter adquirido o violão abaixo:
 
 http://www.4shared.com/photo/8mX0rwOE/Violo_Strinberg_Ressonator_1.htm l
 http://www.4shared.com/photo/HCxT1FM3/Violo_Strinberg_Ressonator_2.htm l
 http://www.4shared.com/photo/8mlZX4Ng/Violo_Strinberg_Ressonator_3.htm l
 http://www.4shared.com/photo/NoSnbHUk/Violo_Strinberg_Ressonator_4.htm l
 http://www.4shared.com/photo/sqbOsk1E/Violo_Strinberg_Ressonator_5.htm l
 http://www.4shared.com/photo/fsUeIr8s/Violo_Strinberg_Ressonator_6.htm l
 
 É usado, porém, já mandei para um luthier da região, o qual regulou o braço (cordas 0.11 um pouco altas para usar com o slide) e ele me passou que o tensor está funcionando.
 A finalidade do tópico não é apenas dizer que comprei mais um violão, e sim, procurar auxílio em relação à dificuldade com a técnica do slide. Estou usando um método excelente de um tal de David Hamburger composto de uma apostila e arquivos de áudio. Estou até que me dando bem com o slide, porém, apanhando nas afinações diferentes e coisas do tipo.
 
 Alguém aqui usa essa técnica? Se sim, é melhor focar na teoria das afinações ou na decoreba dos licks?
 
 Valeu!
 
 
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| Texas Blues Hat Veterano
 | # set/10 · votar
 
 Quanto às cordas é melhor .013 no caso de D ou G aberto. Tem até sets  de 0.16 para open G.
 Não há muito a se preocupar com teoria das afinações, nenhum blueseiro esquenta a cabeça com teoria e a maior parte das peças para slide se baseia em D ou G (excetuando Robert Johnson, claro ) e um capotraste, o blues é orgânico, natural, vivo.
 Vc pode tentar uma fingerpick também caso lhe agrade.
 Procure o máximo de expressão numa única nota e esqueça tudo oque vc aprendeu com o Metal OK!
 
 
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| Kleber Blacklock Veterano
 | # set/10 · votar
 
 Texas Blues Hat
 Cara, não imagina a luta que foi encontrar um encordoamento .011 aqui onde moro.
 
 Em relação a esquecer tudo o que aprendi com metal, na verdade estou até usando uma dedeira de metal no polegar para conseguir um som mais interessante, já que não tenho unhas e estou evitando a palheta.
 
 Minha maior preocupação é em relação às afinações. Ao ouvir uma música (ex.: Robert Johnson), como você faz para descobrir a afinação em que ele está tocando? É intuitivo ou com o tempo pega o jeito?
 
 Valeu!
 
 
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| Texas Blues Hat Veterano
 | # set/10 · votar
 
 Muita gente já apanhou muito com as afinações do Robert Johnson, até o Clapton no Cream não tirou Crossroads, ele só tirou direito nos anos 90.
 
 O lance mais ou menos é tirar nota por nota e depois tentar encaixar essas notas no shape da afinação aberta. Se o cara pega o jeito aí é relativo; um cara que nasce nos states ouvindo blues desde criança tem uma percepção diferente da nossa, até quando esse cara erra fica legal.
 
 O caminho mais curto como sempre são os songbooks, tem um guitar signature licks do Robert Johnson da Hal Leonard.
 
 
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| Kleber Blacklock Veterano
 | # set/10 · votar
 
 Texas Blues Hat
 
 Bom, aparentemente você manja da técnica... Eu ainda estou aprendendo, porém, já estou assustado... Dá uma olhada nisso:
 
 
 
 O cara mistura slide, dedos, baixo com o dedão da mão direita, a dúvida é, como aprender isso? Existe algum professor que ensine exatamente isso, ou num curso "normal" (conservatório, etc) eles ensinam?
 
 Outra coisa, dá uma olhada nisso:
 
 
 
 Ele usa um slide no dedo anelar com mais ou menos a metade do tamanho. Cortei um slide pela metade tentando assim facilitar a digitação (podendo usar o dedo anelar também), porém, fiquei mais perdido ainda.
 
 Enfim, como postado anteriormente, sempre toquei hard/heavy até começar a ficar encantado com slide guitar, ou seja, minha técnica de palheta, afinação, digitação, etc, é toda diferente da técnica do slide, espero conseguir me entender com esse tipo de técnica.
 
 Valeu pelos toques.
 
 
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| Kleber Blacklock Veterano
 | # set/10 · votar
 
 Pessoal,
 
 Estava com dificuldades na altura das cordas nas primeiras casas do violão. Mandei regular a altura delas, nas últimas casas ficou bem legal para o slide, porém, nas primeiras, as cordas ficaram muito baixas. Adaptei um palito de fósforo encapado com papel camurça para não ferir o braço do violão, conforme abaixo:
 
 http://www.4shared.com/photo/VXtk0uBh/Cavalete_1.html
 http://www.4shared.com/photo/Qn0_7Sij/Cavalete_2.html
 
 Agora a altura ficou excelente. Só espero não prejudicar o violão com essa adaptação. Finalizando, um pouco do que aprendi até agora (baixo com o dedão na sexta e na quarta cordas, slide misturado com dedos):
 
 http://www.4shared.com/video/oby94fyy/Slide_Guitar.html
 
 Valeu!
 
 
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| AurélioB. Veterano
 | # set/10 · votar
 
 Não estraga não cara, pode colocar só o palito, madeira com madeira é sussegado...
 Aliás, vários caras do blues fazem isso.
 
 
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| MMI Veterano
 
    | # set/10 · votar
 
 Kleber Blacklock
 
 O palito não vai estragar, só cuidado com a posição do palito porque altera as oitavas (para slide não tem tanta importância as oitavas exatas).
 Slide é bem complicado, acaba sendo como aprender tudo de novo quase que do zero, especialmente nas afinações abertas. Na realidade, o que é legal do slide realmente é tocar com afinação aberta, mas é bem estranho no início. Decorar licks também acaba sendo necessário e parte do aprendizado. Só que é quase impossível encontrar um professor de slide no Brasil, geralmente quem sabe aprendeu na raça mesmo. Tem que aproveitar a net para pegar uns videos e lições, não tem jeito.
 O legal é pegar uma afinação, digamos o Open-G, e estudar essa afinação até ter algum domínio. Quanto a cordas, é legal mesmo cordas mais grossas. Sugiro comprar uma baciada de cordas para seu ressonator e sua guitarra na  Strings by Mail ou  Just Strings, acaba valendo a pena, mesmo porque pelo jeito você tem alguma dificuldade de achar cordas ideais aí.
 Quanto aos slides, o que eu gosto mais é o de vidro da Dunlop pequeno, de 51 mm de extensão e diâmetro pequeno (tenho mão pequena). Os de porcelana são excelentes também, especialmente para ressonator. Eu tenho um lap steel que a barra que eu mais gosto é da  Rocky Mountain, pode comprar com eles que mandam direitinho, são muito bons.
 Espero ter ajudado.
 Abç
 
 
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| Kleber Blacklock Veterano
 | # out/10 · votar
 
 AurélioB.
 MMI
 
 Pessoal, muito obrigado pelas dicas. Conforme for progredindo nos estudos vou postando aqui. Valeu!
 
 
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