Alguns problemas com o Violão

    Autor Mensagem
    BernardoSantos
    Veterano
    # set/10


    Saudações,

    Eu criei este tópico pois tenho tido alguns problemas no meu Eagle GL36.

    O primeiro problema são as as oitavas, que estão bem desreguladas. Principalmente a B e a G, que estão quase 1/2 tom abaixo do normal. Admito que as cordas estão um pouco velhas e que elas perdem a tensão com o tempo, mas quase 1/2 tom abaixo? Eu acredito que não seja apenas a corda.

    O outro problema é a escala. Como eu suo bastante pelas mãos, acabo criando mais resíduos, e então criou-se uma crosta preta na escala do meu violão. Gostaria de saber o método mais apropriado de limpá-lo sem danificar a madeira.

    E para finalizar, uma coisa que me incomodava a um tempo. Eu queria deixar a escala do meu violão tão macia quanto a a guitarra. Pois eu não entendo como ambos os meus intrumentos tem escala Rosewood (minha guitarra é uma Memphis MG32), mas a escala da minha guitarra é mais lisa, mais macia, diferente da escala do violão que é mais áspera. Gostaria de saber se é possivel melhorar a escala do meu violão sem danificá-lo.

    Espero que não seja demais para vocês ai...

    Vlw

    MMJr
    Veterano
    # set/10 · Editado por: MMJr
    · votar


    BernardoSantos

    1. Primeiramente voce tem que trocar as cordas e fazer um ajuste geral no violao...Verificar a curvatura do braco, altura das cordas, analisar as tarraxas...Se depois de tudo verificado e ajustado as oitavas estiverem muito fora, o primeiro passo seria trocar o rastilho...e talvez a pestana (nut) tambem....Se o problema ainda continuar . Avalie a sua tecnica...Como voce esta verificando as oitavas??? A tecnica influencia muito...a maioria das vezes o problema esta na execussao da tecnica utilizada para conferir as oitavas.....E se o problema continuar...Bom...aiii.. pode ser uma serie de outros problemas inclusive de construcao...Medidas erradas...posicao do cavalete errado.....etc.....


    2. O violao precisa de uma limpeza..Basta usar o bom senso...
    voce pode passsar um bombril de leve na escala - sempre no sentido longitudinal acompanhando "o desenho" da madeira....

    Muita gente usa lustra moveis...outros oleo de peroba....
    Eu uso produtos para violao mesmo....Dunlop 65 para limpeza geral....

    http://www.guitaraffecs.com/1wax/dunlop65_spray.jpg

    E...2 ou 3 vezes ao ano eu uso na escala o "Fretboard Hydrat Conditioner" da planet waves....Hidatante e condicionador de escalas...Muito bom produto...Um vidrinho dura varios anos...

    http://www.samash.com/wcsstore/root/Large/lg_P/PPWFBCXXX_lg.jpg


    Valeu...

    BernardoSantos
    Veterano
    # set/10
    · votar


    1. Primeiramente voce tem que trocar as cordas e fazer um ajuste geral no violao...Verificar a curvatura do braco, altura das cordas, analisar as tarraxas...Se depois de tudo verificado e ajustado as oitavas estiverem muito fora, o primeiro passo seria trocar o rastilho...e talvez a pestana (nut) tambem....Se o problema ainda continuar . Avalie a sua tecnica...Como voce esta verificando as oitavas??? A tecnica influencia muito...a maioria das vezes o problema esta na execussao da tecnica utilizada para conferir as oitavas.....Bom...aiii.. pode ser uma serie de outros problemas inclusive de construcao...Medidas erradas...posicao do cavalete errado.....etc.....

    Eu verifico as oitavas da maneira mais simples: toco um harmônico natural na 12ª casa e depois eu toco a nota da 12ª... sei que elas devem soar igual... mas o harmônico fica quase 1/2 acima da nota. Estou verificando errado?

    MMJr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    BernardoSantos


    Primeiro troque as cordas...

    Caso voce nao entenda como verificar ou fazer os ajustes...A melhor coisa e levar para um profissional.....


    Existem varias maneiras de verificar as oitavas.....O problema nao esta na tecnica e sim na execussao da mesma.....

    O simples fato de tocar as cordas com mais ou menos forca ja da uma diferenca.....


    Outra coisa: E dificil encontrar um violao eum que as oitavas conferem perfeitamente......

    Valeu e boa sorte....

    BernardoSantos
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Beleza... o lance das oitavas estão feitas, e da sujeira também... agora eu gostaria de saber se dá para deixar a escala do meu violão tão lisa quanto a de uma guitarra, como a minha Memphis MG32, ou se a escala de violões, apesar de ser a mesma madeira, recebem tratamento diferenciado, e assim ficam com textura diferente...

    Tirem essa dúvida pra mim ae!

    Obrigado...

    Texas Blues Hat
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Texas Blues Hat
    · votar


    BernardoSantos

    agora eu gostaria de saber se dá para deixar a escala do meu violão tão lisa quanto a de uma guitarra, como a minha Memphis MG32, ou se a escala de violões, apesar de ser a mesma madeira, recebem tratamento diferenciado, e assim ficam com textura diferente...


    Sem luthier? Bombril!


    MMJr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    voce pode passsar um bombril de leve na escala - sempre no sentido longitudinal acompanhando "o desenho" da madeira....

    Bombril seco...

    E use um

    Hidatante e condicionador de escalas...Muito bom produto...Um vidrinho dura varios anos...

    http://mediacdn.shopatron.com/media/mfg/421/category_image/x02_154802. jpg

    E tem esse tambem...
    E o mesmo oleo.. so muda o fabricante...

    http://gerlitzusa.com/images/honey_large.jpg


    De uma conferida nas fotos dessa pagina...so para voce ter uma ideia...

    http://www.mylespaul.com/forums/custom-shop/6695-fret-doctor-before-af ter-pictures.html


    Valeu...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguns problemas com o Violão