| Autor | Mensagem | 
| músico-- Veterano
 | # set/10 

pessoal,eu usei a busca e não achei o que eu queria mas vamo lá que é nossa:
 1°=Violão de Nylon empena?
 2°=Violão de Nylon precisa de Tensor?
 3°=Qual o melhor suporte que se tem a usar?O de parede?O de chão?Qual o mais prático?
 4°=O que fazer quando um violão empena se ele não tem tensor?
 é isso ae,respondam as perguntas detalhadamente por favor,é issae,manda brasa,vamu lá que é nossa!!!!

| 
| ogner Veterano

| # set/10 · votar

músico--
 eu usei a busca e não achei o que eu queria mas vamo lá que é nossa:
 ???

1 - Sim, como todos os outros. Deixa ele no sol uma semana pra vc ver.

2 - Sim, como todo os outros.

3 - Eu uso os 2 tipos de chao e de parede..O chao é mais pratico desmonta e vc coloca onde quiser, o de parede é mais staile e nao ocupa espaço.

4 - Fogueira nele!

,é issae,manda brasa,vamu lá que é nossa!!!!

?????

| 
| archmed-GuiTar_gUy Veterano
 | # set/10 · votar

Pronto.

| 
| Demolisher Veterano
 | # set/10 · votar

Sim;

Depende... Eu tenho um violão de nylon de 1978, DiGiorgio que nunca empenou o braço. Já tive outro violão, que tinha tensor e vivia no luthier pra regular, senão empenava...

3°=Qual o melhor suporte que se tem a usar?O de parede?O de chão?Qual o mais prático?
 Quanto maior o apoio do braço, melhor para o instrumento... Assim, se for para guardar, utilize um case rígido com apoio para o braço; se for para mantê-lo fora do case, EU prefiro os de parede (mais difícil de derrubar)...

Levar num luthier. Aliás, leve mesmo que ele tiver, hehehehe....

| 
| Del-Rei Veterano
 | # set/10 · votar

O ogner já respondeu tudo.

é issae,manda brasa,vamu lá que é nossa!!!!

WTF??????

Um aceno de longe!!!

| 
| Pedro_Borges Veterano
 | # set/10 · votar

músico--

Deomolisher (2)

É sempre bom, pois, mesmo que não empene, com o tensor você terá mais opções em termos de tensões de cordas. Qualquer tensão você só precisa regular.

O que o Demolisher recomendou é o máximo. Case de sólido com apoio para o braço, porém, se usar fora, o melhor sem dúvida é aquele de chão sem o encosto para o braço, pois se apoia somente no corpo do violão.

Deomolisher (2)

| 
| erico.ascencao Veterano
 | # set/10 · votar

Creio que seja possível. Se a madeira tá num ambiente fudido que alterna entre seco e úmido, pode ser que aconteça.

Tenho minhas dúvidas, o melhor é perguntar pro Bertola. Eu tenho um Di Giorgio Talent I sem tensor. Já coloquei cordas de tensão média até tensão extra-pesada e nunca aconteceu nada.

O melhor é um que apoie pelo corpo ou pelo headstock. Com relação a ser mais prático, aí depende de você...

Imagino que é sentar e chorar. Trocar o braço de um violão não deve ser uma tarefa muito fácil.

| 
| JuninhoCac Veterano
 | # set/10 · Editado por: JuninhoCac · votar

1-
 2-
 3-
 4- Chore!

| 
| músico-- Veterano
 | # set/10 · votar

uma outra dúvida,dá pra instalar um tensor em um violão que não tem tensor?

| 
| EternoRocker Veterano
 | # set/10 · votar

uma outra dúvida,dá pra instalar um tensor em um violão que não tem tensor?

Troca o braço...

Tem caso prático ou vc só quer saber por saber ???

| 
| músico-- Veterano
 | # set/10 · votar

tem um caso de colega meu que o braço do violão dele empenou.Mas dizem por aí que a troca do braço é um processo meio caro e lento.

| 
| Demolisher Veterano
 | # set/10 · votar

músico--
 Esqueceu de dizer que na maioria das vezes (99,9%) não vale a pena...

| 
| erico.ascencao Veterano
 | # set/10 · votar

músico--: tem um caso de colega meu que o braço do violão dele empenou.Mas dizem por aí que a troca do braço é um processo meio caro e lento.

Só pra dar uma estimativa, eu creio que uma troca de braço de violão deva levar uns dois meses e custar de R$400 a R$600. Lembrando que é uma estimativa...

| 
| Alvaro Henrique Veterano
 | # set/10 · votar

Violão de nylon não precisa de tensor.

Especialmente em violões clássicos, o tensor pode ser uma fonte de problemas. Se não for extremamente bem feito, pode vibrar dentro do braço e criar um chiado irritante que só vai parar se o tensor for trocado.

Pra ter uma ideia, de grandes violões para música erudita, apenas o Smallman utiliza tensor. Como é um dos violões mais caros do mundo (um novo está na casa dos 15 mil dólares), se um tensor for mal colocado nao tem problema, ele joga o braço fora e faz outro.

| 
| MauricioBahia Moderador
 | # set/10 · Editado por: MauricioBahia · votar

Sim.

Nem sempre. Ou melhor, quase nunca, que eu me lembre...

Depende do seu espaço.

Manda pro Bertola.

5º - E o de bambu?

| 
| músico-- Veterano
 | # set/10 · votar

então quer dizer que...se o meu violão não tiver tensor e seu braço empenar,eu devo meter lenha nele e compra outro violão

| 
| MauricioBahia Moderador
 | # set/10 · votar

músico--: então quer dizer que...se o meu violão não tiver tensor e seu braço empenar,eu devo meter lenha nele e compra outro violão

Mas não empena fácil assim.

Qual é seu violão?

Abs

|