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The Jedi Master Veterano |
# ago/10
Olá,
gostaria de saber se dentro de um campo harmônico, é "permitido" ir de qualquer grau para qualquer grau? Ex.: no campo harmônico de Dó Maior temos, em tétrades, os seguintes graus/acordes:
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)
Eu posso ir de C7M para qualquer outro grau deste campo harmônico ? Eu posso ir do Dm7 para qualquer outro grau deste campo harmônico ? Eu posso ir do Em7 para qualquer outro grau deste campo harmônico ? etc
sei que cada grau pode ser preparado por sua dominante(s) e subdominante(s)... por diminutos de passagem e etc etc e etc... que a "melhor forma" de se chegar na tônica é através do V7... que a "melhor forma" de se chegar no V7 é a partir do IIm7 etc Mas não quero focar estas questões neste tópico... apenas quero saber se qualquer combinação dos graus de um campo harmônico é possível/permitido, ao menos teoricamente.
Grato
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Loues Veterano |
# ago/10 · Editado por: Loues
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The Jedi Master
É permitido sim, ninguém vai preso por causa disso... também é permitido mudar a tonalidade, ignorar a tonalidade e fazer qualquer coisa que tu quiser, só não recomendo quebrar o violão/guitarra, principalmente se não tiver dinheiro sobrando (também porque eu acho um ato de crueldade muito grande)...
Agora falando mais sério, pode sim cara, se tu testar e achar agradável... ou se tu testar, não achar agradável e quiser usar mesmo assim, é tu que deve decidir...
A teoria é escrita com base no que os músicos tocaram, e pode ser um ótimo guia. Porém, também é legal inventar qualquer coisa, experimentar... não deixe seu conhecimento suprimir sua intuição, combine as duas coisas, sabe?
Se pesquisar um pouco a respeito da história da música, vais notar muitas reviravoltas e quebra de paradigmas, dá pra aprender bastante coisa com os caras de outra época...
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The Jedi Master Veterano |
# ago/10
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Valeu Loues! obrigado pela orientação. Foi de imensa ajuda.
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Loues Veterano |
# ago/10
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The Jedi Master
Que é isso, quando precisar estamos aí...
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MMI Veterano
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# ago/10
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The Jedi Master
Caro Jedi... Eu estava conversando com um amigo justamente isso e achei um video para explicar. Não sei se vai te ajudar, mas exemplifica o "chord melody" muito comum entre jazzistas. Daí você vai ver a liberdade que existe... Que a força esteja com vc!
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LeandroP Moderador |
# ago/10
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The Jedi Master
Cada acorde indica um caminho... O caminho é você que escolhe.
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MauricioBahia Moderador |
# ago/10
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LeandroP:Cada acorde indica um caminho... O caminho é você que escolhe.
Isso me parece familiar...
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The Jedi Master Veterano |
# ago/10
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Obrigado a todos. Sensacional o vídeo.
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MMI Veterano
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# ago/10
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The Jedi Master
Legal o vídeo, né? Então, nesse tipo de som, "chord melody", você também pode fazer de uma forma até mais simples. O solo da melodia, da música, é adicionado a uma linha de baixo mais trabalhada. Com uma ou duas notinhas a mais, se junta tudo e se faz essa "chord melody". Disso saem tantas opções que já te mostra que a coisa é meio sem limites, especialmente quando a música tem modulações. Desculpe se compliquei muito, estudar teoria musical em cima de jazz é para pirar mesmo... Abç
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The Jedi Master Veterano |
# ago/10
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Valeu MMI, todas estas dicas são muito úteis. Obrigado
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Loues Veterano |
# ago/10
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MMI
Legal o vídeo, cara... só uma dúvida:
saem tantas opções que já te mostra que a coisa é meio sem limites, especialmente quando a música tem modulações.
Como assim? em que a modulação influencia?
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MMI Veterano
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# ago/10
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Loues
Quando a música modula, mudam as escalas, mudam os acordes e as possibilidades mais facilmente. (claro, depende da modulação, tem as simples e outras bem mais complexas).
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The Jedi Master Veterano |
# ago/10
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Valeu MMI, todas estas dicas são muito úteis. Obrigado
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