[Duvida] acordes diminutos e campo harmonico menor

    Autor Mensagem
    ltakigushi
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: ltakigushi


    Boa tarde galera
    Em relação a campo harmônico mee surgiu umas dúvidas

    1°)
    De acordo com o que eu estava vendo a tríade de uma nota diminuta é
    T+3m+5dim
    Fiz entao a de B e deu: B+D+F
    Não entendendo porque na nota se encontra um G# na terceira corda, resolvi pesquisar e descobri que a nota que eu estava formando seria então Bm(b5).
    Pra formar um campo harmônico na escala Maior, o sétimo acorde não é diminuta? E sim m(b5)? Porque sempre encontro o nome diminuto como sétimo acorde, inclusive o símbolo °.
    Conclui então que o campo harmônico seria C, Dm, Em, F, G, Am, Bm(b5)
    E a nota B° seria na verdade uma Tétrade B+D+F+Ab.
    Então a tétrade seria T+3m+3m+3m?

    2°)
    Minha dúvida veio então para o campo harmônico da escala Menor.
    O segundo acorde que até então eu conhecia como diminuta (ex. Cm, D°, ...) também é m(b5) formando (Cm, Dm(b5), ....)? E na escala menor harmonico e melodico tambem é?

    Desde já agradeço a ajuda :)

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    ltakigushi
    Então a tétrade seria T+3m+3m+3m?
    sim
    essa é a tétrade do diminuto.

    Pra formar um campo harmônico na escala Maior, o sétimo acorde não é diminuta? E sim m(b5)
    também nunca entendi isso.

    se ignorar a quarta nota da tetrade (no caso, o Ab), fica igual (T - 3m - 3m)
    mas eu geralmente uso o acorde (b5) com a sétima. fica assim: Bm7(b5), que fica B - D - F - A, aí fica diferente.

    como efeito sonoro é bem diferente.
    eu acho que pra fins harmonicos, o diminuto é mais usado pra dar alguma quebra na harmonia, ou como nota de passagem, fora da escala mesmo.
    por exemplo entre um acorde maior e um menor:
    C - C#º - Dm
    C - Ebº - Dm7

    eu nunca saquei essa relação entre usar a escala e usar as tétrades pra montar os acordes.
    quem manja disso e sempre escreveu bastante sobre o assunto é o LeandroPanucci (que agora mudou o nick pra LeandroP), dá uma busca em tópicos dele que talvez te ajude a esclarecer.

    Kikobittencourt
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    essa é a tétrade do diminuto.


    Não esqueçam de que existe o Meio diminuto, e quando fala-se tetrade diminuta no CH maior, trata-se de um acorde MEIO diminuto.

    também nunca entendi isso.
    O que?

    ltakigushi
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    hmm. tenho continuado a pesquisar. se eu encontrar a resposta postarei aqui.

    Facchini
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Não esqueçam de que existe o Meio diminuto, e quando fala-se tetrade diminuta no CH maior, trata-se de um acorde MEIO diminuto.

    exatamente o que eu ia dizer...

    Facchini
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Se não me engano, no campo harmonico maior não aparece acorde diminuto, só meio-diminuto, no VII° grau... EU ACHO.
    Isso também se aplica a menor relativa... Agora com menor harmônica surge em algum dos graus ai o diminuto, no II ou no VII, n lembro direito, um é diminuto e outro meio-diminuto... Também não tenho minhas idéias totalmente claras a respeito disso (principalmente com relação a menor melódica)... Mas jaja algum explica certinho.

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Kikobittencourt
    ltakigushi
    Facchini
    Não esqueçam de que existe o Meio diminuto

    é o tal do Bm7/5b?

    malucobeleza666
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: malucobeleza666
    · votar


    ltakigushi

    Vamos lá, eheh.

    É bom você não confundir campo hamonico triade com tetrade, e consequentemente confundir m(b5) ( que é triade diminuta) com m7(b5)(que é tetrade meio diminuta). No campo harmonico maior triade temos como sétimo grau um acorde diminuto que é o m(b5), e no campo harmonico maior tetrade temos o setimo grau meio diminuto, cuja cifra é m7(b5), na prática, no campo harmonico maior triade nos tocamos o setimo grau como se fosse tetrade diminuta, e no campo harmonico maior nos tocamos o setimo grau como se fosse diminuto(quando tocamos a classica vII I, quando se fala em cadencias, a gente usa mais o meio diminuto mesmo) claro que há excessoes. E no campo harmonico da menor harmonica nós temos meio diminuto(2º grau) e diminuto(7ºgrau). Na menor melodica, temos somente meio diminutos. Qualquer duvida posta aew eheh.

    EDIT: Sabe o que seria interessante você fazer pra aprender na ''pratica''? Fazer a harmonização das escalas. Exemplo: pegue a escala de E maior. Temos E F# G# A B C# D#. Monte acordes partindo de cada nota da escala, exemplo: Pegue o E como nota principal e coloque a F ou 1º( que no caso é o E), coloque a 3º( que é o G#) a 5º( que é o B) e a setima (que é o D#). Agora, você irá analisar cada intervalo desses, e classificar o acorde, sempre com base nas notas da escala, exemplo: Você tem o E, logo o acorde é E(dãã xD) você tem o G# ( G# é 3º M de E, logo o acorde é E maior), depois você tem o B(que é 5 J de E, logo o acorde não é diminuto nem aumentado) e você tem o D#( que é 7M de E, logo você conclui que o acorde é um E7M, como isso vale para todas as escalas, você acabou de descobrir que o primeiro grau do campo harmonico maior é um acorde maior com 7 maior). Faz isso com o resto do campo harmonico maior e com as outras escalas, você entenderá muito melhor eheh

    Kikobittencourt
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    kiki
    é o tal do Bm7/5b?

    É isso mesmo. O tal Bº (Só que a bolinha(º) tem um risco) ..malucobeleza666
    Mandando mp, ve la se responde.. hehe

    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Duvida] acordes diminutos e campo harmonico menor