Troca de rastilho - Quanto?

    Autor Mensagem
    humberto_dimarchi
    Veterano
    # ago/10


    É o seguinte: preciso trocar o rastilho e fazer regulagem no meu violão, dei uma pesquisada mas não achei muita coisa então liguei para um Luthier e perguntei quanto ele cobraria, ele falou que pra trocar o rastilho que tenho por um de osso, trocar o cordoamento por um D'addario Inox 0.10 e fazer a regulagem sairía R$ 130,00(50 da troca e do "lixamento" do rastilho de osso + 70 da regulagem e do cordoamento)... Como essa é a primeira vez que faço algo do tipo não sei se esse é o preço normal...
    E mais uma coisa, além de querer saber se o preço é justo queria saber se é recomendado trocar também as pestanas por umas de osso, e quanto isso acrescentaria no preço?

    White G3
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    To no mesmo barco que vc...

    Rafael A.
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Acho que é por aí mesmo. Paguei no começo do ano R$ 80 pra fazer o rastilho e a pestana em osso.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    humberto_dimarchi
    50 da troca e do "lixamento" do rastilho de osso + 70 da regulagem e do cordoamento

    É o valor médio. Por aqui é R$110,00.

    xavy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Paguei 40 em um rastilho e agora vou pagar mais uns 40 de novo pra trocar a pestana... mas vai ficar massa!

    Bomsteen
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Bomsteen
    · votar


    Galera, é o seguinte, eu acabei de fazer esse "upgrade" no meu violão e acho que dá uma melhora significativa no timbre e no sustain! Procedimento altamente recomendado.

    O problema é que eu acho que os caras estão cobrando muito caro por aí!

    Eu comprei as duas peças (pestana e rastilho) de osso por apenas 7,00 cada uma!

    Não quis arriscar de eu mesmo moldá-las e instalá-las, então preferi mandar ao luthier para garantir um trabalho mais caprichado. (Quem quiser arriscar vai dar uma boa economizada, já que as peças são tão baratinhas...)

    Paguei R$ 50,00 pelo serviço de lixamento + instalação das duas peças aki em Belo Horizonte/MG. O serviço ficou ótimo!


    OBS.: Tenho tbm um violãozinho mais simples d nylon, no qual resolvi eu mesmo fazer o trabalho. O material é duro pacas, então o acabamento perfeito fica meio difícil, mas valeu a pena, pois o som ficou outro! (e eu fiquei R$50 menos pobre! hehe...)

    White G3
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Bomsteen

    Vlw pela dica!

    tbm tenho um mais simples pra cobaia...
    =D

    Bomsteen
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    White G3
    tbm tenho um mais simples pra cobaia...
    =D

    rsrs... é bom! No começo a cobainha sofre, mas dpois quando a gent começa a pegar o jeito, ele agradece!

    Já estou até pagando de "luthier-júnior", restaurando/regulando uns violões velhos dos amigos, hehe...

    Leonardosaopaulo
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Aqui em São Paulo fazemos esse serviço de troca de rastilho e pestana (nut) em osso com regulagem da altura das cordas por R$50,00 as duas peças.

    http://www.consertodeviolao.blogspot.com

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Leonardosaopaulo
    R$50,00 as duas peças.

    Eu mesmo faço tudo nos meus instrumentos. Desde afinar o Acordeon até apertar o parafuso da tarraxa. Levando em conta que um rastilho de osso custa R$8,00 e a pestana R$5,00. O valor de R$50,00 ainda é muito alto.
    E por aqui um luthier cobra acima de R$100,00.

    Leonardosaopaulo
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Prof Grosélio
    (sem querer criar polêmica nem nada do gênero)

    Mas fico curioso pra saber quanto você cobra por uma aula...?

    Eu não penso que é caro a troca de nut e rastilho em osso por R$50,00 , sem contar que nunca é somente a troca das peças mas sempre damos uma boa caprixada no instrumento com hidratação da escala, polimento dos trastes, sem custo adicional sempre pensando em deixar o cliente satisfeito e indicar-nos aos conhecidos e é sempre isso que acontece.

    Sem contar que aqui pelo menos todo mês chegam contas diversas pra pagar, a princípio pode até parecer caro mas se levar em conta toda estrutura de uma oficina de luteria (espaço , ferramentas, insumos, literatura) você começa a ver com outros olhos.

    Grande abraço!

    Leonardo.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Leonardosaopaulo
    Eu não penso que é caro a troca de nut e rastilho em osso por R$50,00

    Deixe me explicar.
    Eu disse que só para trocar estas 2 peças, R$50,00 seria um bom preço ou dá para fazer por isso ou menos, mas acontece que quando se troca estas peças, as vezes se mexe no tensor, dá uma limpeza nos trastos e na escala, então o valor vai pra R$100,00 ou mais, e se leva em conta o instrumento. Se voce pegar um violão que custa R$5.000,00 voce não vai cobrar R$ 100,0, porque apartir do momento que este instrumento está na sua oficina o que acontecer com ele é responsabilidade sua.
    Para afinar um acordeon eu cobro R$400,00, mas um acordeon custa de R$2.000,00 pra lá. Como vou cobrar R$100,00 para trocar estas peças de um violão que custa R$110,00? (Como os Kachima).

    E a propósito. Eu cobro R$35,00 por aula.

    É isso!

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Sem polemizar com os dois colegas, Prof. Grosélio e Leonardosaopaulo. Cada um tem o direito de avaliar seu próprio trabalho, de acordo com a excelência. Só acho que aqui no Brasil existe certo abuso em relação a preços, tanto na hora de comprar um instrumento como na hora da manutenção, porque como luthier não é uma profissão regulamentada, existem "luthiers" (com todos os méritos que isso possa significar), "reguladores de guitarra e violões" e "marreteiros em geral". Mas isso existe em qualquer profissão, mesmo as de nível superior regulamentadas. Discordo do argumento do Leonardosaopaulo que contas a pagar, espaço, ferramentas, insumos, literatura justifique o preço.

    Minha opinião pessoal aqui... A exemplo do Prof. Grosélio, raramente levo meus instrumentos para alguém mexer, precisa ser algo muito complicado e será feito por alguém de extrema competência, já tive problemas com alguns luthiers. Por conta disso, tenho ferramentas (muitos serviços custam o preço da importação) e desconfio muito desses serviços, especialmente quando são feitos por um garoto que fica entulhado de instrumentos e mal tem alguma formação. Ressalto que desconheço o serviço do colega acima, pode ser uma exceção e merecedor de muitos méritos. Trocar o rastilho é bem simples, polir os trastes e hidratar a escala é mais simples ainda (deveria ser obrigação em qualquer serviço nas oficinas), isso faço com muita frequência no meus instrumentos. A troca dessas pequenas peças é algo bem tranquilo de se fazer, também são peças bem fáceis de se importar e normalmente quando comprados pelo correio, chegam sem impostos. Depende do tipo e qualidade do material, no caso dos rastilhos, tem da StewMAc, da GraphTech e outros mais diferentes. Depois é só acertar a altura adequadamente.

    Desculpem a sinceridade. Abç.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MMI
    Só acho que aqui no Brasil existe certo abuso em relação a preços, tanto na hora de comprar um instrumento como na hora da manutenção
    Só acho que aqui no Brasil existe certo abuso em relação a preços, tanto na hora de comprar um instrumento como na hora da manutenção

    A coisa mais facil é trocar um rastilho. Mas o cara quer levar o instrumento ao luthier, e não digo isso para desfazer de qualquer luthier, mas eles estrapolam nos valores cobrados.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de rastilho - Quanto?