Botão MODE do afinador que vem com o violão

    Autor Mensagem
    Remo Yaconi
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Remo Yaconi


    Bom depois de passar, algum tempo procurando aqui no forum algo sobre a duvida que tenho, e não encontrar nada satisfatório, ou que tire parte de minha duvida (e nem uma pergunta sobre isso (exatamente)).

    Bom, o meu violão que é um Hofma HMF 250, vem com afinador embutido (nada a reclamar), porém hoje estava afinando-o e resolvi clicar (de novo) no botão MODE, e testei os outros modos que aparecem (guitar, chroma e bass), so que não senti diferença nenhuma nas afinações após mudar de um modo para o outro (a afinação continua certa quando se muda).

    Alguem saberia dizer qual a diferença de usar o afinador nos modos GUITAR, CHROMA ou BASS ??

    PS.: Se houver algum topico sobre esse assunto, mil desculpas, porem postem o link :D

    Grande abraço

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Remo Yaconi
    putz, que estranho.

    parece que é pra usar pra outros instrumentos...
    =p

    o correto seria usar no modo GUITAR

    um chute:
    no modo guitar só reconhece EBGDA
    no modo chroma (cromatico) reconhece todas as notas (inclusive acidentes)
    no modo bass reconhece GDAE

    sei la

    =p

    makumbator
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Remo Yaconi

    Leia o manual. Caso não tenha, procure na internet, deve ter por aí(no site do fabricante, por exemplo).


    Como o kiki citou, o cromático é para quando vc quer afinar fora do padrão(por exemplo, fazer a mais grave em D, ou afinar tudo meio tom abaixo, afinações abertas diversas, etc...)

    Remo Yaconi
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Sei lá,
    mas pelo que me parece* ele reconheçe todas as cordas com suas respectivas notas no modo Bass.

    * Ao que me parece pq, não posso testar agora. Ta na hora de dormir hehe. Amanha de manha olho e posto isso.

    Vou verificar a questão das notas nos modos.

    Bass = Baixo ??


    Alem do botão mode tem o botão NOTE ( que ai é pra afinar "manualmente", ecolhendo a nota.) mas não vem ao caso agora :P

    abraço, e boa noite, amanha posto...

    Se alguem souber, fica aberto o topico

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Remo Yaconi
    Bass = Baixo ??

    sim!

    po, ta precisando estudar ingles hein amigo!

    xavy
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    guitar: para guitarra
    bass: para baixo
    chroma: escala cromática
    auto: o afinador procura a nota sozinho

    simples assim amigão, o que acontece é que o fabricante destina o mesmo afinador para todos instrumentos blz? não tem afinador específico para baixo não é mesmo?

    isto para vender em maior quantidade.

    Abrass

    Remo Yaconi
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Remo Yaconi
    · votar


    kiki
    Remo Yaconi
    Bass = Baixo ??

    sim!

    po, ta precisando estudar ingles hein amigo!



    hehe na real eu ja tinha quase certeza hehe, foi só para ter 100% certeza


    no modo guitar só reconhece EBGDA
    (Certissimo!)

    no modo chroma (cromatico) reconhece todas as notas (inclusive acidentes) (Certissimo! tambem, vale ressaltar que não pega as notas menores)

    no modo bass reconhece GDAE
    (Nesse modo ele pega tambem as outras notas que há no violão



    xavy
    auto: o afinador procura a nota sozinho
    Ele liga automaticamente no modo automatico, mas tem um botão (NOTE), que coloca-o no manual.

    _________________________-

    No modo guitar ele encontra as notas:
    6E
    5A
    4D
    3G
    2B
    1E

    No modo Bass ele encontra
    4E
    3A
    2D
    1G
    LB
    4E

    e no modo chroma ele encontra as notas (D, E, F, G, A, B e C, inclusive os #)


    bom como foi dito pelo xavy, realmente o Afinador é para varios instrumentos diferentes.


    acho que a duvida ta esclarecida agora :D


    -Edit- eu falei que olharia de manha e postaria... porem esqueci que eu trabalharia de manhã aoihaiohaioha, e a tarde tinha coisas para fazer.

    abraços

    Spiderpoison
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Os colegas estão todos corretos.

    O modo Guitar e Bass são para facilitar a vida do pessoal pois já estão na afinação padrão. O Afinador cromático serve para quando você quer usar uma afinação diferente ... tipo:
    DADGBD ou DGDGBD ... e por ai vai
    O afinador cromático, quando não é fixo no violão, pode ser usado também para afinar outros instrumentos como violino, banjo, etc. Basicamente qualquer coisa que faça barulho.
    Já usei o afinador até para afinar meu bongo.

    raules
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    O último post foi em 2010 meu caro :S Preste mais atenção antes de revirar o baú!

    Spiderpoison
    Veterano
    # set/12
    · votar


    O último post foi em 2010 meu caro :S Preste mais atenção antes de revirar o baú!

    Hum, achei que as respostas não estavam claras, é um fórum e a pergunta não está bloqueada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Botão MODE do afinador que vem com o violão