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Mensagem |
janne warman Veterano |
# jul/10
Ola pessoal!! eu quase sempre faço os acordes X7M(9) com baixo na sexta corda ocultado a terça isso é errado?
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jimmy vandrake Veterano |
# jul/10
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Depende. Vc acha que soa legal sem a terça, ou fica faltando alguma coisa ?
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janne warman Veterano |
# jul/10
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sooa normaal mas me refiro a termos técnicos mesmo e outra.teoricamente só os intervalos de 4, 5, podem ser diminutos então pq sétima diminuta?
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jimmy vandrake Veterano |
# jul/10
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janne warman
Aí já não vou poder te ajudar. Sou um músico prático, me baseio na sonoridade da música, se gosto sigo em frente, se não gosto tento ajeitar de outra maneira. Não consigo explicar teoricamente minha preferência pela sonoridade de um acorde. Mas tem bastante gente que manja muito de teoria por aqui que vai poder te ajudar.
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janne warman Veterano |
# jul/10
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jimmy vandrake valeu =) eu taambem mas estou começando a estudar jazz e bossa nova então não quero deixar nada passar batido
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Carregando Veterano |
# jul/10
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7 diminuta não seria 7 menor? diminuida...
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Carregando Veterano |
# jul/10 · Editado por: Carregando
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pela tabela de intervalos que eu tenho aqui, uma setima tbm pode ser diminuta, e a quarta não
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janne warman Veterano |
# jul/10
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Carregando não.. ex: setima menor de C é Bb. sétima maior é B. e sétima diminuta é Bbb mas pelo o que eu li a sétima só poderia ser maior e menor
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Carregando Veterano |
# jul/10
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janne warman sim sim, me confundi
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janne warman Veterano |
# jul/10
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vo dar uma pesquisada mas q eu saiba a quarta pode ser diminuta disponibiliza a tabela aew =)
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Carregando Veterano |
# jul/10
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vo escreve ela aqui, ta em papel
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janne warman Veterano |
# jul/10
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ok
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Carregando Veterano |
# jul/10 · Editado por: Carregando
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vo adita qe deu errado
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Prof. Grosélio Veterano |
# jul/10
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jimmy vandrake Vc acha que soa legal sem a terça,
É isso.
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Caio Gomes Veterano |
# jul/10 · Editado por: Caio Gomes
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janne warman isso é errado?
Não. (Nada na música é errado se for do seu gosto, afinal, você quem está tocando, da tua maneira, não do gosto dos outros)
então pq sétima diminuta?
Aonde você viu isso? Sétima não é intervalo justo.
PS: Você deve estar se confudindo com o sétimo grau diminuto de um campo harmônico maior. Que é um acorde e não intervalo.
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Andy TheCatSp Veterano |
# jul/10
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janne warman a respeito de setima diminuta... você deve estar se refeindo á sétima aumentada não é ? (X7+)
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kiki Moderador |
# jul/10
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Andy TheCatSp janne warman na verdade o nome 7+ é errado, o certo seria 7M (maior) e 7 (menor).
aumentada seria a quinta (5+), ou a quarta (4+) por que é justa, nao tem maior nem menor.
acho que era isso, nao tenho certeza.
e a terça, a rigor não deveria omitir, mas quando põe 9a ou 4a as vezes é necessario trocar. depende muito de como soa. por um lado nao é bom colocar a terça e a 9a perto uma da outra que elas podem conflitar.
uma opção é jogar a terça pro grave, mas nem sempre fica bom. outra é colocar a 9a no agudo.
sugestão: G7M(9): 3X4435 (inventei agora, chatinho de tocar)
mas se soar bem nao tem problema nao. eu acho pelo menos.
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Alvaro Henrique Veterano |
# jul/10
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Na música tonal é importante deixar claro se o acorde é menor ou maior. E quem determina isso é a terça. Se você tira a terça, desestabiliza as tensões harmônicas.
Mas isso pra música tonal. Se você estiver tocando música modal ou música com características tonais e modais (blues, por exemplo), a coisa funciona de outro jeito.
TODO INTERVALO PODE SER AUMENTADO OU DIMINUTO.
Apenas 1as, 4as, 5as, 8as e seus compostos podem ser justos. Apenas 2as, 3as, 6as e 7as podem ser maiores ou menores.
Uma breve consulta à wikipedia ou ao Google vai esclarecer essa dúvida.
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Caio Gomes Veterano |
# jul/10
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kiki acho que era isso, nao tenho certeza.
É isso mesmo... Justo = Diminuto/Aumentado. Largo = Menor/Maior.
OBS: Trocadalho fail.
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horwatich Veterano |
# jul/10
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Tradicionalmente você deve omitir a terça quanto usar uma quarta no acorde para evitar o intervalo de semitom entre essas notas. o que não é recomendável e dobrar a terça pois desloca a intenção de sonoridade do acorde. Você pode oitavar a terça ou quarta para evitar o prblema de semiton ou pode omitir se conseguir manter o centro tonal dessa forma...o mesmo vale para segundas, sétimas e sextas.
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guitarra em E Veterano |
# jul/10
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ha é
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kiki Moderador |
# jul/10
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Alvaro Henrique Na música tonal é importante deixar claro se o acorde é menor ou maior. E quem determina isso é a terça. Se você tira a terça, desestabiliza as tensões harmônicas.
mas uma duvida... se voce omite a terça, mas todo o resto da harmonia indica se o acorde é menor ou maior, não chega a desestabilizar, nao é? a gente praticamente ouve ele como sendo o tal. é a impressao que eu tenho pelo menos.
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Alvaro Henrique Veterano |
# jul/10
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kiki, vamos a um exemplo pra ser mais exato.
Só lembrando: estamos falando de música TONAL. Acordes com 4a suspensa não estão presentes no sistema tonal, mas ou em sistema modal ou em música com características tonais e modais.
Vamos pra uma cadência simples, em dó maior:
C F G7 C
Nos acordes de dó maior e fá maior, com apenas três notas, se for omitida a terça já não temos um acorde, mas apenas um intervalo de quinta.
Se tirarmos a terça do G7, ao invés de sol si ré fá, teremos sol ré fá.
A grande força do acorde de dominante reside no trítono formado pela terça e pela sétima do acorde (no caso, si-fá). Sem o trítono, o acorde perde sua força intrínseca.
A cadência também fica mais fraca porque a maior força da cadência como um todo está no encaminhamento das vozes na resolução do trítono (si resolvendo no dó, fá resolvendo no mi, em movimento contrário), bem como no movimento sol-dó no baixo. Sem uma das notas cuja resolução dá força à cadência, a cadência como um todo fica mais fraca.
Mas a coisa pode ser mais confusa com nonas. De novo, cadência em dó maior:
C9 F9 G11 C9
Olha o que acontece se cortamos as terças: C9 - ao invés de dó mi sol si ré, dó sol si ré. Ei, mas olha que ficou uma tríade perfeita aí, o sol si ré. Ou seja, se não houver muito cuidade e dobrar o dó, esse acorde na verdade vai soar sol maior com dó no baixo.
F9 - ao invés de fá lá dó mi sol, fá dó mi sol. De novo, ficou uma tríade perfeita sozinha, o dó mi sol. Sem muito cuidado, vai soar dó maior com fá no baixo.
G11 - ao invés de sol si ré fá lá dó, sol ré fá lá dó. Mais uma vez, provavelmente vai soar ré menor com sétima e dó no baixo. Como é um acorde menor, sem trítono, nesse caso nem vai soar como acorde de tensão. Mas normalmente num acorde desses quem corta a terça corta também a nona, e aí fica sol ré fá dó, um acorde difícil até de determinar quem é a tônica, pois ficam duas quintas sobrepostas (sol ré, fá dó).
Mais uma vez: estamos falando de sistema tonal. Em outros sistemas a coisa funciona diferente.
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