Dúvida sobre Harmonia simples,acorde X melodia(não consegui na busca)

    Autor Mensagem
    cassio melo
    Veterano
    # mai/12


    Já procurei a busca ,mas o mais próximo foram coisas sobre campo harmonico, que acabava sendo muito terico pra min e não me esclarecia isto.

    Eu vou tentar começar com um exemplo :
    *vamos dizer que eu esteja tocando o powerchord de A ( A,E,A)
    ""sem parar""(sem parar mesmo ,que nem um maluco (alá motorhead))
    *então eu tento compor uma melodia para acompanhar esse acorde.
    Pergunta, essa melodia só poderia ser em A, sem variação na linha melodica?(tipo: "que bonita sua roupa" tudo em A(se é que é possivel))
    só poderia trocar de tom na frase melodica se troca-se de acorde?
    ( ou existe um limite maior ,dependendo do acorde?)

    rmn10
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    cassio melo
    Confuso...
    Em bases A pode-se usar a semelhante E, utilize a escala pentatônica em ambas, fazendo ligaçãos para compor a melodia.
    Se ainda não entendeu... estude campo harmônico e faça aulas de violão, porque essa de estudar sozinho não dá em nada.

    g.wilhelms
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: g.wilhelms
    · votar


    cassio melo
    Pergunta, essa melodia só poderia ser em A, sem variação na linha melodica?(tipo: "que bonita sua roupa" tudo em A(se é que é possivel))

    Não, você até pode tocar somente a nota lá, mas não é obrigado a fazer isso. A grosso modo, você pode tocar qualquer nota da escala que esteja usando. Como você não colocou nenhum outro acorde, fica difícil determinar qual escala seria mais convencional nessa situação. Você também pode usar notas fora da escala, mas ai já é outro papo...

    só poderia trocar de tom na frase melodica se troca-se de acorde?
    ( ou existe um limite maior ,dependendo do acorde?)


    A palavrava tom não se aplica a essa situação, o correto seria trocar de nota, e eu já respondi em cima.

    rmn10
    Em bases A pode-se usar a semelhante E, utilize a escala pentatônica em ambas, fazendo ligaçãos para compor a melodia.

    Não entendi o que você quis dizer com semelhante, mas se se refere a relativa, então a relativa de A é F#m, e a de Am é C. Como assim em ambas? Ele só deu um powerchord.

    Se ainda não entendeu... estude campo harmônico e faça aulas de violão, porque essa de estudar sozinho não dá em nada.

    Discordo totalmente. Eu fiz aulas de violão, mas a maior parte do que aprendi de harmonia/teoria foi sozinho. Inclusive um dos usuários do FCC que mais saca de harmonia, aprendeu sozinho.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    cassio melo
    Já procurei a busca ,mas o mais próximo foram coisas sobre campo harmonico, que acabava sendo muito terico pra min e não me esclarecia isto

    Tudo bem... Utilize então um dos tópicos existentes pra perguntar.

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Harmonia simples,acorde X melodia(não consegui na busca)