Violão erudito qual comprar ?

Autor Mensagem
Alvaro Henrique
Veterano
# jul/10
· votar


Costa 85

Certamente você viu isso publicado no violao.org. Se você observar o contexto, ou mesmo as atividades desse site, perceberá que um dos membros mais ativos quer impôr à força que todos os violonistas do mundo toquem em violões inspirados pelo Hauser. Não por acaso, essa pessoa constrói um violão inspirado pelo Hauser. Ou seja, o que ela quer, na verdade, é fazer marketing do próprio trabalho, de uma maneira que muitas vezes considero anti-ética.

Minha opinião, que essa pessoa sempre procurou confundir e não deixar clara, é a seguinte: cada violonista tem sua própria necessidade musical, artística, etc. Para cada necessidade há um instrumento mais adequado. Não há um violão que é "pau-pra-toda-obra".

Outra coisa que é preciso notar é que, como o principal fator que determina a qualidade de um violão é a mão de quem faz, apenas seguir uma planta de construção não é garantia de resultado. O Di Giorgio clássico é inspirado no Hauser, e não é um grande violão, por exemplo. Acredito que alguns luthiers pouco talentosos têm procurado colar sua imagem na "marca Hauser" para atrair clientes, pois a qualidade intrínseca do seu trabalho é baixa, e não é capaz de atrair compradores por si só. O Sérgio Barbosa, na minha opinião, está fora desse grupo.

ThiagoHelder Daruma
Veterano
# jul/10
· votar


Alvaro Henrique

Obrigo Alvaro, vou correr atrás disso sim :)
vou seguir seu conselho e comprar somente de um luthier...
vou me informar e ver formas de pagamento mais viaveis...
quanto ao municipal de musica que você citou seria o da vergueiro em frente ao cetro cultural ?

caso seja , não é necessario fazer uma prova primeiramente para entrar nessa escola ?

pscb
Veterano
# jul/10
· votar


Alvaro Henrique

Obrigado pelo esclarecimento. Realmente, qualquer tipo de "verdade absoluta" não cabe quando falamos de música. No fórum de guitarra perguntei uma vez se era negócio pagar uns 4 mil num dos melhores luthiers do país. Alguns responderam que não valeria a pena, já que Gibson e Paul Reed Smith sempre serão mais atraentes para uma futura revenda, mesmo que custem R$15.000,00 (até fiz um cálculo pra buscar nos Estados Unidos e o preço ficou por aí, incluindo passagem, hotel etc.).

Alvaro Henrique
Veterano
# jul/10
· votar


ThiagoHelder Daruma,

A Escola Municipal de Música é na estação Vergueiro, em frente ao Centro Cultural, exato.

Não sei lhe informar exatamente sobre o processo de admissão nem na EMMSP nem no CEM Tom Jobim. Talvez outro colega possa te ajudar.

ThiagoHelder Daruma
Veterano
# jul/10
· votar


ok obrigado alvaro

Pudim10
Veterano
# out/11
· votar


Sugiro, antes de encomendar o violão, que você o veja com seus próprios olhos, ao vivo e em cores! Não recomendo Wolf Schmidt. Comprei um violão de R$ 1.800,00 com ele. Veio com um péssimo acabamento (o pior que já vi) e o som não é grande coisa. A única coisa que prestou foi o braço!

MMJr
Veterano
# out/11 · Editado por: MMJr
· votar


Pudim10
Sugiro, antes de responder o topico, que voce veja com seus proprios olhos, ao vivo e em cores a data do mesmo...

;-)


Valeu...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão erudito qual comprar ?