Problemas para Afinação de violão

    Autor Mensagem
    IgorMalakian
    Veterano
    # jul/10


    e aew galera !!!

    eu ja toco a algum tempo mas nao consigo afinar meu violão de ouvido ate sei quando esta desafinado, ( isso ate que é bem facil) mas na hora de afinar eu preciso usa um aparelho eletronico.
    como faço para desenvolver essa parte alguma dica, sugestão, conselho.agradeço desde ja a todos que contribuirem.

    Will87
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    afina a E (6ª) no afinador eletronico, depois vai afinando de ouvindo. Toque a E (6ª)na quinta casa, e toque na sequencia a A(5ª) solta. faça isso nas outras tb, ate chegar na G(3ª) pressione na quarta casa e a B(2ª) solta. e a e(1ª) faça na quinta. tenta ai !!! Boa Sorte.

    FranciscoSalema
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Will87
    Eu faço isso bem com facilidade mas nao consigo achar o E sem ser com o afinador, mas penso que isso vai com a pratica

    Caio Gomes
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    FranciscoSalema

    Desafina o violão inteiro e vai tentando. Com certeza você não vai conseguir afinar todas as cordas, mas isso desenvolve sua memória musical, e você provavelmente se sinta perdido mas uma hora consegue uma corda pelo menos.

    IgorMalakian
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    pow galera eu vou tentar vlw pela força.
    se mais alguem tiver dicas eu agradeço.

    vlw abraços!!!!!!!!!!!!!!

    Bomsteen
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Bom, eu utilizo uma forma que considero simples e interessante:

    "Assimilar o som de uma melodia qualquer"

    Eu familiarizei com a sonoridade de uma melodia para encontrar a afinação das cordas E e A.

    A ---------5h6-7------- (A C D D# E)
    E --5--8----------------

    É o início da escala penta-blues de Lá menor. +/- 4 batidas por segundo.

    Pode ser uma outra qualquer, o importante é assimilar...

    Lembrando desta pequena sequencia eu encontro o som da 6ª e 5ª cordas e levo as outras no método tradicional, como citou bem o amigo Will87.

    Mas se for tocar em banda, realmente não abro mão do bom e velho afinador eletrônico, já que faz-se imprescindível uma perfeita afinação entre todos os instrumentos...

    Espero ter ajudado!
    Abç!

    Igão
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Quando eu tento afinar a corda B(2ª) eu sempre acho que vou forçar demais e que vai estourar a corda. Daí eu aperto e folgo algumas vezes até conseguir chegar na afinação.

    E ontem eu fiz uma proeza de iniciante ¬¬

    Comprei meu capotraste e comprei um jogo de cordas de aço D'adario onde gastei praticamente minha mesada toda. Daí cheguei em casa e fui trocar as cordas e quando fui afinar a E (6ª) a tarracha quebrou. Putz, to muito chateado, alguém tem um conselho aí pra me dar? Vou ter que trocar a tarracha, eu sei, mas tem que ser o jogo todo ou só aquela mesmo já dá pro gasto?

    Ah, as tarrachas são hidráulicas e eu tô meio quebrado.

    Abraços!

    Will87
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    IgorMalakian É essa ideia do Bomsteen tb uso, pra afinar a E vo indo com algumas musicas que sei de cabeça, depois uso akele esqueminha, mas tem professores que usam otimas tecnicas que podiam explicar com mais teoria aqui !!! isso acho que seria a coisa de iniciante mesmo kkkkkkk (mas eu uso o afinador so qndo to sem e o violao ta um lixo de desafinado que vo de ouvido)

    IgorMalakian
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    pow galera to seguindo as dicas de vcs e tem dado resultados agradesso o apoio de vcs e se tiverem novas ideias eu to apostos para ouvi los e por em pratica...
    aqle abraço a todos.

    IgorMalakian
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    galera do FCC!!!!!!!!! to voltandu para agradecer geral q postou e q me ajudou e mto. ainda nao estou profissional mais ja posso me livrar do afinador por um tempo para me aprimorar. vlw msmo abração e mto obrigado a todos q postaram...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas para Afinação de violão