Violão com problemas de afinação

    Autor Mensagem
    biscoitokid
    Veterano
    # fev/06


    tenho um Eagle DH69 q já tem alguns anos de uso, não sou principiante mas tb não sou profissional. minha dúvida é q nunca me preocupei com manutenção dos violões q eu possuí e tenho pouco conhecimento nessa área. mas de uns tempos pra cá comecei a perceber um problema estranho nesse Eagle: eu afino ele todo certinho nas primeiras casas, mas qdo vou tocar nas casas mais acima, ele está desafinado! Explicando melhor: a corda tocada solta está afinada, mas qdo eu a toco na 12a casa (1 oitava acima), o tom está bem fora de onde devia.
    alguém sabe me explicar pq isso acontece?

    Powerslave158
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    bah kra ñ sei
    as oitava desafinada ñ eh eu acho pq
    ñ tem como afiná elas
    mas nunca vi isso

    rbpaiva
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    biscoitokid

    esse problema de afinção é mais comum do que vc imagina. Ocorre em muitos violões, sobretudo violões industrializados( e a maciça maioria das pessoas que tem violões assim nem percebem!).

    O problema, segundo o seu relato acima, é que o seu violão não afina em toda a extensão da escala. Leve o violão num luthier pra ver se tem jeito, mas eu acho que só trocando a escala(pode ter sido calculada errado!).

    Abraços,

    Ruben Paiva

    jaime_plucky
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Cara isso pode ser porque o braço ta enpenado, mas tipow enpenado meio que na diagonal, um problema quase impossivel de resolver. ou o, mais provavel, pode ser apenas os trastes que estao danificados, o que eh facil de resolver eh so levar pra um luthier fazer uma retifica nos trastes ou ate mesmo trocar os trastes.

    Eh isso ai
    Flw.
    =)

    fi_dum_ratu
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    O braço tá empenado

    biscoitokid
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    rbpaiva
    Pois é, eu cheguei a pensar que poderia ter sido calculada errado msmo... mas achei que seria uma coisa rara e pouco provável de acontecer. De qualquer jeito, eu vou procurar um luthier por perto pra esclarecer... quando souber algo eu posto aqui, pra outros que eventualmente venham a ter o mesmo problema.

    jaime_plucky
    fi_dum_ratu
    Sobre o braço poder estar empenado, eu não vejo como isso poderia causar esse tipo específico de problema... mas tb não descarto a possibilidade hehe

    James Bond
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    biscoitokid
    Meu violão tem o mesmo problema, mas é um reles Tonante...

    Acontece o seguinte: o braço empena mais perto da cabeça, fazendo com que a corda solta se afine, mas quando se toca nas casas mais altas, geralmente a afinação se perde.
    Agora, por que acontece, ou como resolver, aí eu já não sei, mas um bom luthier deve resolver.

    jaime_plucky
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    biscoitokid
    Sobre o braço poder estar empenado, eu não vejo como isso poderia causar esse tipo específico de problema...

    Cara pode causar sim, mas tipow eu acho que tu nao ta entendendo o tipo de empenaçao, nao eh aquela que o braço fica tipo um arco e flexa nao, eh mais ou menos como un torçao no braço. e eh como o James Bond falou isso acontece geralmente perto da cabeça do violao.

    Blue Jazz
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Tá com cheiro de madeira verde... o braço torceu. Leve a um luthier, acho que tem jeito sim... seu eagle tem tensor? Se não tiver, existe uma maneira de consertar o braço mesmo sem tensor, não precisa retirar a escala nem nada, mas o violão vai ter de ficar no "médico" um tempo... mas antes de tudo, TROQUE AS CORDAS - sério.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão com problemas de afinação