Violão com problemas de afinação

    Autor Mensagem
    biscoitokid
    Veterano
    # fev/06


    tenho um Eagle DH69 q já tem alguns anos de uso, não sou principiante mas tb não sou profissional. minha dúvida é q nunca me preocupei com manutenção dos violões q eu possuí e tenho pouco conhecimento nessa área. mas de uns tempos pra cá comecei a perceber um problema estranho nesse Eagle: eu afino ele todo certinho nas primeiras casas, mas qdo vou tocar nas casas mais acima, ele está desafinado! Explicando melhor: a corda tocada solta está afinada, mas qdo eu a toco na 12a casa (1 oitava acima), o tom está bem fora de onde devia.
    alguém sabe me explicar pq isso acontece?

    Powerslave158
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    bah kra ñ sei
    as oitava desafinada ñ eh eu acho pq
    ñ tem como afiná elas
    mas nunca vi isso

    rbpaiva
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    biscoitokid

    esse problema de afinção é mais comum do que vc imagina. Ocorre em muitos violões, sobretudo violões industrializados( e a maciça maioria das pessoas que tem violões assim nem percebem!).

    O problema, segundo o seu relato acima, é que o seu violão não afina em toda a extensão da escala. Leve o violão num luthier pra ver se tem jeito, mas eu acho que só trocando a escala(pode ter sido calculada errado!).

    Abraços,

    Ruben Paiva

    jaime_plucky
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Cara isso pode ser porque o braço ta enpenado, mas tipow enpenado meio que na diagonal, um problema quase impossivel de resolver. ou o, mais provavel, pode ser apenas os trastes que estao danificados, o que eh facil de resolver eh so levar pra um luthier fazer uma retifica nos trastes ou ate mesmo trocar os trastes.

    Eh isso ai
    Flw.
    =)

    fi_dum_ratu
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    O braço tá empenado

    biscoitokid
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    rbpaiva