O meu grande problema é cantar

    Autor Mensagem
    BrunoFisio
    Veterano
    # jul/10


    Cara meu grande problema é cantar, toco violão a uns 10 anos, nao tenho dificuldade para tocar nenhuma musica, nem fazer acordes difíceis, nem pestanas, tenho um pouco de noção sobre campo harmônico, escalas, teoria musical, mas quando começo a cantar meu deus sai de perto, eu começo a acelerar a musica, perco completamente o ritmo, me desafino, e não sai nada, cara que agonia nao sei o que fazer ja baixei um monte de video aula d canto, ja fiz aula, mas nao vai, tenho um pequeno problema respiratorio, tenho desvio de septico, mas nao muito acentuado, mas creio que isso possa estar dificultando um pouco, alguem pode me dar dicas, de como cantar e nao sair do ritmo, não quero ser um cantor prof mas quero pegar meu violão num churras e fazer bonito, sem passar vergonha
    valew galera do cifra club

    luquinhas12
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    BrunoFisio

    Olá,tudo bem?Pelo que vi,vc tem desvio de cepto,e sim,isso influencia e muito no seu jeito de falar,ou de cantar
    .
    Eu tinha até pouco tempo,fiz uma cirurgia para correção,e te digo,melhora e muito,tanto na respiração quanto na hora de manter a voz afinada,e etc
    .
    Parecia que eu falava com o nariz,a cirurgia corrige o desvio e tudo mais.Além do que,se demorar muito pra fazer,só vai piorar.E falo por experiência própria.

    Se cuida aí cara
    abraço

    BrunoFisio
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    entao eu fiz uma cirurgia quando criança da adenóide e o medico deixo um ponto que cicatrizo e por isso tenho esse desvio, mas não me prejudica muito, mas tenho essa enorme dificuldade de manter minha voz afinada, tem algum treino que eu possa estar fazendo para tentar melhorar isso ?

    Headstock invertido
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    septico
    cepto

    Septo
    ___

    Creio que o problema no septo não tem muito a ver com a perda do tempo da música ao cantar. É questão psicológica mesmo. A dica que posso dar é treino, treino e treino (com metrônomo).

    Por curiosidade, um exercício que um professor de violão pedia pra gente era fazer o seguinte. Batucar um ritmo no fundo do violão, seja um forró, um rock, um jazz, etc. E enquanto toca começar a falar coisas aleatórias como "Oi, meu nome é Fulano, nasci na cidade tal, tenho tantos anos, gosto de música por isso e por aquilo..." sem perder o ritmo, ou seja, falando naturalmente como se estivesse conversando, sem gaguejare também sem perder o tempo do batuque. Com o tempo você se acostuma a tocar e cantar junto.

    Uma dica, que não sei se tem base alguma mas é algo que percebo quando toco e canto. Eu penso na música como um todo e não em estar tocando violão e cantando, penso numa unidade, como se tudo fosse produzido por uma única via.

    FLO7v
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    BrunoFisio

    baxe um metronomo e manda bala :D

    BrunoFisio
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    entao cara tambem acho que meu problema é psicologico, mas ja estou com o psicologico muito abalado kkkkkkkkkk
    foda, mas velho coo uso o metrometro no canto desculpa a leiguiçe, mas nao sei como usar rsrss, o meu grande problema foi nunca ter feito aula de violão, fui aprendendo a musica do jeito mais errado possivel e fui adquirindo esperiençia, hoje em dia toco, mas nao canto nada, estou desanimando ja, nao sei o que fazer para cantar direito

    slashfan
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    BrunoFisio

    mas quando começo a cantar meu deus sai de perto, eu começo a acelerar a musica, perco completamente o ritmo, me desafino, e não sai nada


    Já pensou em pegar musicas bem lentas, para pegar um ritmo legal, e tal, (nao vou entrar em bla bla bla de pegar independencia na mao direita... pq vc toca ha 10 anos), comece por musicas batidas e com poucos acordes, recomendo umas musicas:


    -natasha(Capital Inicial)

    -Cai a Noite(Capital Inicial)

    -sutilmente(Skank)


    -(outras BRASILEIRAS, para poder pegar boa respiraçao durante o canto)


    depois disso vera que ficou mto mais facil


    valeu

    BrunoFisio
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    entao tipo, seu eu tocar em uma banda, só tocar rsrss blz faço solos, base, nao tenho diculdade nenhuma , pode ser musica facil, musica dificil, extremamente foda, mas tiro base e solo tranquilo, isso em banda ou as vezes tocando um sertanejo, mas quando vo cantar ai fode tudo kkkkkk

    BrunoFisio
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    as vezes fico imaginando sera que é só eu que tenho esse problema, não vejo ninguem com tanta dificuldade para cantar, vejo meus amigos que nem toca direito, sabe meia duzia de acordes e só pq sabe canta acaba se saindo melhor que eu rsrsr, todo mundo fala vc manda bem mas nao canta nao pelo amor de deus rsrs só toca, não quero ser um cantor mas quero poder chegar um churras na facul e fazer bonito

    FLO7v
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    BrunoFisio

    cara..
    o metronomo é p/ nao acelerar o ritmo da música, consequentimente o do vocal..

    luquinhas12
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Headstock invertido

    =D

    Caio Gomes
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    luquinhas12

    Calma cara, cuidado com a demagogia... Problema no septo é muito relativo. Por exemplo, o desvio do BrunoFisio deve ser de grau 2 no máximo (numa escala patológica de 4), não necessitando de cirurgia. O seu provavelmente era um grau 3, quem sabe 4, onde a respiração é prejudicada acentuadamente. Eu mesmo possuo desvio no septo mas não preciso de procedimento cirúrgico por ser ínfimo, inclusive só descobri que tinha quando reparei por acaso, então único tratamento é contra alergia. Único meio de saber mesmo se necessita de cirurgia, é com rinoscopia.

    OBS: Desvio no septo não evolui.

    BrunoFisio

    Relaxa que você não tem problema nenhum, é psicológico, quem sabe pela timidez. Eu já fui assim (creio que todos), continua tentando que um dia vai fluir normalmente.

    Quem sabe um relaxamento na hora de cantar, enquanto estiver ouvindo uma música mesmo, não ajude.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    BrunoFisio

    Praticar, praticar e praticar.

    IMPORTANTE:

    Sinta a música e entenda a letra. Isso vai ajudar não só a tocar e cantar melhor, mas colocar emoção na interpretação, inclusive improvisando!

    tenho desvio de septico, mas nao muito acentuado, mas creio que isso possa estar dificultando um pouco,

    Nada a ver. Eu também tenho e se não me engano até o Christhian tem!

    Abs

    ps. tem "n" tópicos sobre isso! ;-)

    luquinhas12
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Caio Gomes

    puts cara,eu num sei explicar,minha respiração tava muito ruim mesmo,o médico falou alguma coisa em torno de obstrução na respiração de 80%...
    E também que o desvio no Septo estava aumentando pelo excesso de carne esponjosa.Fiz a adenóide e a de retirar carne esponjosa,ainda à pouco tempo.Mudou bastante.
    Obrigado a quem me esclareceu melhor aí =D
    abraço

    Caio Gomes
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    luquinhas12

    Então era grau 4 que requer cirurgia urgente. Acho que o "aumentando" deve se referir a dificuldade de respiração, provavelmente por alergia, já que o desvio digamos que "incha". Enfim, cada caso um caso ^^.

    BrunoFisio
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    entao meu grande problema acho que é a timidez, eu acelero muito a musica, tenho muita vergonha na hora de cantar, nao sei como mudar isso, queria pular essa fase kkkkkkk

    Loues
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    BrunoFisio
    Ei cara, tenho o mesmo problema que tu! Geralmente quando canto, não sai no ritmo que eu queria que fosse, e as batidas no violão saem meio duras, meio amarradas... também acho estranho quando tenho consciência da minha voz (no dia-a-dia nem me toco dela), é bem comum sair cantando baixo, ou anasalado, ou até dar umas desafinadas...

    Também acho difícil achar o tom certo da voz, quando canto grave sai baixo, e agudo desafina, ou não sai...

    Alguém tem algum conselho, isso é só falta de treino? Dá pra corrigir na boa? Só acho estranho que pra mim cantar de segunda voz, acompanhando parece mais fácil; é mesmo ou é encucação minha?

    BrunoFisio
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    eu tambem so assim, se for para fazer a segunda voz blz, sai ate legalzinho, mas a primeira voz não da, acelero muito a musica, mudo o ritmo, tem alguma tecnica especial para treinar isso?
    ta foda viu rsrs

    Remo Yaconi
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Aproveitando o Tópico,

    Quando canto, eu escuto a minha voz e parece boa para mim.
    (Sem brincadeiras idiotas por eu ouvir uma voz --`)

    Mas ai se eu gravo isso vejo que não está tão boa como parece, e as vezes na realidade está pessima.

    POr que acontece isso? é normal?

    abraço

    Caio Gomes
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    BrunoFisio
    Loues

    Cantem quando estiverem sozinhos então :]. Loues isso é corrigido com aulas de canto, ou apenas um pouco de teoria e prática, vídeo aulas deve ajudar. Sempre estando relaxado (preste atenção nos ombros) e sem fazer caretas como franzir a sobrancelha. Mas se for na prática vai ter que cantar e alto, procurando os seus erros e como melhorar. Por isso professor é sempre o recomendado.

    Remo Yaconi

    Normal, tem a ver com a orelha estar atrás da boca. É só fazer uma experiência: coloque as duas mãos atrás da orelha com a palma para frente (momvimento que artistas fazem quando dizem que não estão escutando a platéia).

    OBS: Tem outros fatores envolvidos só que não me lembro ;x.

    Loues
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Caio Gomes
    Valeu a dica, talvez eu faça mesmo umas aulas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O meu grande problema é cantar