has4 Veterano |
# jul/10 · Editado por: has4
· votar
Para tentar ajudá-lo, repito o que havia respondido em outro tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/112391/ mas aqui, dei uma reformulada na minha resposta anterior. Digamos que seja uma forma de exercitar, na prática e realmente de ouvido:
1º de tudo: Ouvindo muita música.
2º liga o rádio q isso aí é Rock'n'roll = Liga o rádio e fica tocando em cima do que vc tiver ouvindo, qualquer música, deixa acontecer... errar à vontade (dar NOTA FORA à vontade), afinal, vc não está em um show... assim, vc acostumará a buscar as notas do instrumento de acordo com o que você está ouvindo... Pode dar 'nota fora' à vontade! Não discrimine música alguma, deixa o rádio rolar o que vier... e vai em cima (da MÚSICA)!
3º É mais ouvido do que TÉCNICA... então, o que vc ouve, vc pode executar... melhora ainda: o que você conseguir cantarolar (cantar, assoviar) afinadinho, vc poderá tentar tirar nota por nota... procure músicas com uma melodia simples (NÃO COMECE com solos complicados não)! O que conseguir repetir com a voz, dá pra tirar no instrumento... mas tem que ser afinado.
4º Estudar escalas ajuda pacas (pentatônica, mixolídia, doriana, arabica, niponica, tudo o que puder estudar de escalas ajudará)
5º Quando for solos complicados e velozes, há sistema de diminuição da velocidade sem mudar a tonalidade.. que dá a oportunidade de ouvir devagar e portanto tirar a melodia devagar (ou harmonia se for instrumento harmonico). Para isso, há o windows media player, por exemplo, e com ele você pode retardar o andamento sem alterar a afinação de uma música, assim, vc poderá ouvir num andamento mais lento a música escolhida para ser tirada. Então, no media player, por exemplo, vá no menu 'Reproduzir', e, em 'Velocidade de Reprodução', ali você terá as três opções: 'rápido, normal e lento', escolha a opção 'lento', daí, vc ouvirá a música lenta, porém, sem mudar a tonalidade.
à parte: hoje muitos tem (sem o circunflexo? rsrs) estes recursos; antes, para tirarmos músicas, tínhamos que usar os toca-discos com os bolachões (vinil) e mudávamos a rotação, mas também o andamento mudava junto... conseguíamos tirar os solos, mas tínhamos sempre que transportar o que tirávamos. Hoje, tudo está bem mais fácil... nem revistinhas (c/ cifras) compramos mais, pois achamos as músicas cifradas por aí! rsrsrs
ENFIM = Tentar e tentar... sozinho mesmo... nunca ouvi falar em regras básicas, acho que não desafinar poderia ser a principal de todas, mas a única que posso garantir que existe é que: TEMPO e PACIÊNCIA é o canal pra fazer isso!
Emobra não os conheça, ouvi dizer que EXISTEM Livros que dão toques sobre IMPROVISAÇÃO! Aqui mesmo, neste tópico, foi mencionado um bom tópico para leitura, sobre harmonia, etc.
ENTÃO, vá lá! BOA SORTE... eu tb tô nessa aí, não sou expert no assunto nem nisso não, mas tô fazendo assim e talvez sirva pra vc tb e para alguém mais!
Olha, há muitos tópicos sobre este assunto aqui no FCC, por exemplo, abaixo, colei outro texto interessante sobre o assunto, publicado em 2004 por Ronin, daqui do FCC:
Este é um texto que disponibilizei no meu site. Está um pouco desatualizado, mas ainda pode dar uma ajuda. .....................................................
ALGUMAS DICAS PARA TIRAR MÚSICAS DE OUVIDO
Raphael Mr.IO Bonelli www.rbonelli.hpg.com.br
Bem, este texto não tem a intenção de ser a última palavra, nem o grande milagre de como se tirar sons de ouvido. A primeira regra básica, é claro, é o treinamento, ou seja, tirar o maior número de músicas possíveis e estudar muito contra-baixo. Uma dica sobre o estudo:
Sempre que fizer estudos no seu instrumento, reserve um tempo para estudos auditivos, ou seja, toque escalas (qualquer, principalmente a cromática) lentamente de maneira que você ouça cada nota soando. Assim seu cérebro vai se acostumar com o som das notas. (cheque a afinação antes).
PRIMEIROS PASSOS
Antes de mais nada: Não ligue o som e tente sair tocando.
Um primeiro passo justificável é conseguir as cifras (violão e gui- tarra) da música que você vai tirar, apesar de não resolver o problema ela vai lhe dar alguma direção sobre de onde começar. Mas isto não é imperativo já que você pode tirar a canção do zero mesmo.
Básico. Primeiro coloque o som, e deixe seu instrumento bem longe. Escute a música diversas vezes (o número de vezes vai depender da comple- xidade da música), solfeje a música diversas vezes (mentalmente ou em voz alta) até notar que você está certo da existência de cada nota. Tente ligar a linha de baixo aos outros instrumentos e a voz (tenha uma idéia da letra) para mapear mais facilmente a música.
Neste ponto você deve estar com a canção quase toda na cabeça, e poderia assoviá-la, por exemplo, se fosse necessário.
Agora reparta a canção em pedaços: Introdução, estrofe, refrão, bridge e etc... tente entender o padrão de cada parte da música e como ela se repete. Algumas canção dão a impressão de terem sido completamente improvisadas, não havendo muitas repetições, mas músicas de estúdio quase sempre tem partes bem óbvias que se repetem conforme um padrão.
AGORA PODE PEGAR O INSTUMENTO
Tendo feito isto, você pode pegar o instrumento.
O primeiro passo com o intrumento é ligar a música e retirar a 1a. nota da música, pois quase sempre ela indica o tom da música e conhecendo o tom vai facilitar o entendimento da mesma.
Agora vá tirando o som, por partes (lembrá-se da divisão que você fez no início?), de maneira que você nunca deixe o som rolar demais, faça assim: Escute alguns segundos da música (o espaço de poucas notas) e pause o som, tire estas notas e passe a diante... de tempos em tempos rebobine a canção do início e toque desde o cameço até a parte que você já tirou, para testar a integridade das partes.
Vá com calma, sem pressa. Escutar e tirar nota por nota é mais simples do que tentar tirar uma estrofe inteira.
*DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DIC AS*
Aqui eu colecionei algumas dicas que recolhi com amigos e com a experiência.
- Estude seus baixistas favoritos, eles costumam ter uma pegada muito características, frases e escalas que costumam usar. Você vai ver que depois de tirar umas quatro músicas de um mesmo baixista você começar a notar estes padrões.
- Cheque sempre a afinação do seu instrumento antes de começar a tirar, as vezes você passa altos tempo vendo que não consegue encontrar as notas só para descobrir que a afinação está errada.
- Pela manhã, é o melhor horário para tentar tirar música... depois de você ter dormido bem uma noite toda, e seu ouvido ainda não estará saturado pelo som do dia-a-dia.
- Alguns programas podem ajudar, o MP3 é uma grande mão na roda pela facilidade de ir a certos pontos da música. Procure pelo WINAMP 2.71 em "www.winamp.com", depois de pegá-lo, procure no mesmo site o plug-in "PACEMAKER", ele consegue diminuir uma música em 50% da ve- locidade sem alterar o tom das notas.
- Estude, estude, estude... escalas, modos, e etc... depois de um tempo certas escalas ficam tão fixas na sua cabeça que ao escutar você já saca o que está acontecendo...
- Não perca muito tempo tirando canções que não tenham uma linha fíxa de baixo (ou seja, que o baixista fica improvisando), faça o mesmo, tire apenas uma base do que ele faz e improvise sobre aquilo, vai fazer bem para seu nível de improvíso.
|