Partitura: nº dentro de um círculo. O que é?

Autor Mensagem
    Well DenBa
    Veterano
    # jun/10

Como se toca a nota quando vem acompanhada de um número dentro de um círculo (1, 2, 3 ou 4)?

Na verdade, o que significa esse círculo (ou bola) com número dentro?

Abraços

kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar

Well DenBa
    eu acho que significa a casa no braço do violão. (não lembro, faz muito tempo que nao leio partitura).
    não tem tambem uma bolinha com um zero?

se nao era a casa, era a corda. alguma coisa assim.

Caio Gomes
    Veterano
    # jun/10
    · votar

Nunca vi isso oo'. Deve ser alguma notação de alguém para estudos se for como o kiki disse.

Del-Rei
    Veterano
    # jun/10
    · votar

kiki

Fala, cara!!!

eu acho que significa a casa no braço do violão

Numa PARTITURA???

Oo

Falou!!!

Um aceno de longe!!!

kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar

Del-Rei
    Caio Gomes
    é

partitura de violão tem umas notações especificas
    essas bolinhas (elas ficam perto das notas) indicam alguma coisa da escala, ou era a casa, ou era a corda. ou dedo.

ah, acho que era o dedo!
    0 = solto
    1 2 3 4

e tem marcação de pestana tambem, parecido com de palm mutting na tab, com um numero pra dar a casa

Well DenBa
    Veterano
    # jun/10
    · votar

A marcação da pestana geralmente começa com um C. Tipo CII, ou seja, pestana no segundo traste. Tem também os números sozinhos que indicam qual dedo você deve usar na mão esquerda para fazer a nota.

A minha dúvida vem do estudo º1, do Fernando Sor, edição do Segóvia. O Segóvia coloca muitas indicações para facilitar a vizualização das notas no braço por parte do estudante. Mas essa realmente não conheço. Se alguém souber, ficarei profundamente agradecido.

Rachmaninoff
    Veterano
    # jun/10
    · votar

Olha, faz muito tempo que resolvi cair fora desse fórum, acabei entrando neste tópico por acaso e, por acreditar que esta é uma dúvida nobre e também por eu ter voltado a estudar violão clássico, resolvi tirar a poeira do meu login e ajudar o colega Well DenBa.

Essa notação com um número dentro de um círculo em partituras de violão significa a corda na qual a nota deve ser tocada. Também acontece de letras virem dentro de círculos (E, A, D, etc) também indicando a corda, as partituras do Villa-Lobos estão assim.

É isso. Boa sorte com os estudos.

Alvaro Henrique
    Veterano
    # jun/10
    · votar

O Rachmaninoff está corretíssimo.

Número fora de círculo quer dizer digitação, com que dedo da mão esquerda você toca, da seguinte forma:
    0=corda solta
    1=indicador m.e.
    2=médio
    3=anular
    4=mindinho

Número dentro de círculo é a corda em que a nota será tocada. Lembrando que em música se conta sempre a partir do agudo. Assim como o primeiro violino é o que toca as notas mais agudas, a primeira corda é a mais aguda.

LeandroP
    Moderador
    # jun/10
    · votar

O Alvaro Henrique fechou o assunto.

+1

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Partitura: nº dentro de um círculo. O que é?