【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
chokito_ss
Veterano
# fev/12
· votar

ok! Gostei muito do som desse Crafter,hein! não era muito chegado a essa marca mais me encantou a timbragem viu, vi um vídeo no youtube, vou procurar uma loja e testar valeu galera pela dica.

Rvcezar
Veterano
# fev/12
· votar

Pessoal,

eu tenho um violão de nylon (Violão Light Nylon Elétrico Ativo Flat - GWNLSD - GIANNINI) e descobri que para o tipo de musica que eu curto ele não é o mais indicado... daí li TODO o tópico (heheheh) pq estou à procura de um novo violão em aço...

o estilo de musica que eu gosto mais é rock, blues e folk... (pearl jam seria uma referência (eles eram grunge e hoje estão mais para folk... hehehe tipo neil young)

um amigo meu possui um CORT que tem mais de 10 anos.. não sei o modelo... mas o som é fantástico... me baseio por ele para comprar um violão pra mim... eu queria um violão que dure um bom temp também... (o meu gianinni é de 2002 e tá inteirinho)

lendo esse tópico fui dar uma catada nas lojas aqui de porto alegre... aqui eu visitei 3 lojas e o resto eu vi pela internet... aqui está a lista do que eu achei até agora...

Tagima Dallas - 328,00 (porto alegre)
Tagima nashville - 575,00 (porto alegre)
hofma hmf 240 - 379,00 (porto alegre)
hofma 239 - 382,00 (online)
hofma hmf 250 - 423,00 (online)
hofma ye220 - 433,00 (online)
hofma y223 - 450 (online)
hofma 350 - 860,00 (porto alegre)
condor SD10 - 360,00 (online)
yamaha f310 - 350,00 (porto alegre)
yamaha fx310a - 526,00 (porto alegre)
eagle GL36 - 598,00 (porto alegre)
eagle ch 887 - 615,00 (porto alegre)
eagle ch888 - 714,00 (online)
epiphone dr100 - 449,00 (porto alegre)
takamine g320 natural - 590,00 (porto alegre)
cort sfx e - ns - 695,00 (porto alegre)

então... esses mais caros eu acho que não sou muito a fim de comprar não.. tipo o hofma 350... tudo bem que vem com fishman e um case show de bola... mas eu não pretendo usar ele muito plugado não... tanto que até tem alguns modelos aí que nem são elétricos... e para transporte uma bag tá de bom tamanho... até pq não pretendo transportar para lá e para cá... e em casa ele vai ficar na parede e não dentro da bag...

o que eu quero é algo com um som bom e que dure bastante...

agradeço desde já

naidson
Veterano
# fev/12
· votar

Pessoal ajuda estou em duvida em qual comprar, gosto de tocar rock e sertanejo, tenho um gianini iniciante mais o som dele nao e legal quer comprar um desses dois pra ver se me inspiro rs,

qual dos dois e melhor, tipo, material que ele e feito se alguem ja testou e sabe se o som e bom...

Tagima Elétrico FOLK Aço Sunburst Kansas 43427
Características
- Braço: Mahogany (Mogno)
- Controles: Volume, Graves, Médios, Agudos, Presence e Brilliance
- Cor: Sunburst
- Cordas: Aço
- Equalização:
- Tagima TEQ-5, ativo de 5 bandas e afinador;
- Captação: Piezo.
- Escala: Rosewood 25.5´
- Faixa e fundo: Mahogany (Mogno)
- Marcação: White Dot
- Tampo: Spruce
- Tarraxas: Cromadas e blindadas
- Trastes: Nut ´capo traste´ de 43mm

---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------

Violão Elétrico Aço Ventura Steel 35674

Descrição
- Marca: TAGIMA
- Modelo: Ventura Steel
- Seu afinador digital possibilita uma afinação perfeita sem a necessidade de conectar vários cabos ou equipamentos externos, possibilitando também ao músico afinar o instrumento de maneira discreta e silenciosa já que o afinador fica embutido ao equalizador.
- Enfim, o Violão Aço Elétrico Ventura Steel TAGIMA é um excelente instrumento. Ele é perfeito para todos o tipo de músico, desde quem está começando, até quem já está a algum tempo nos palcos.
- Controles: Grave, Médio, Agudo e Volume
- Cor: Vermelho
- Cordas: Aço
- Equalização: Piezo com pré ativo de 4 bandas e afinador digital
- Escala: Rosewood 25.5´
- Faixa e fundo: Mahogany
- Marcação: White Dot
- Tampo: Spruce Sólido
- Tarraxas: Blindadas
- Trastes: 22

WebTiago
Veterano
# fev/12
· votar

Rvcezar
Olha amigo, muitas pessoas talvez discordarão o que irei dizer. Dentre essa lista que você postou, eu dava prioridade as que são de Porto Alegre, e não as online. Assim você pode testar os violões. Eu particulamente, ficaria com o Tagima Dallas ou o Hofma 350.

WebTiago
Veterano
# fev/12 · Editado por: WebTiago
· votar

naidson
Qual o máximo de dinheiro que pode investir no violão?

Rvcezar
Veterano
# fev/12 · Editado por: Rvcezar
· votar

webTiago eu também to com esse pensamento... de comprar só o que eu conseguir testar aqui em porto alegre mesmo...

agora... tagima dallas (328,00) ou hofma 350 (860) é muito 8 ou 80...

ficou exatamente do mais caro ao mais barato... hehehehehe

fora que to meio que deixando de lado esse hofma 350 por ser muito caro e também pq eu não preciso de um fishman e nem de um case... (ótimo custo x benefício mas não vou aproveitar tanto esses benefícios aí) pretendia gastar no máximo 650 reais (mas na hora nunca se sabe né... hehehe)

valeu pela ajuda... no aguardo de mais opiniões para justificar a minha compra....

ps: alguns dos que estão como online eu até tenho como testar aqui em porto alegre... como o condor e alguns hofmans

WebTiago
Veterano
# fev/12
· votar

Rvcezar
Sim a diferença é grande devido ao Hofma ter case e Fishman. Já testei o Tagima Dallas, muito bom o violão! Sensacional pelo preço dele. Nada contra para falar dele. Se o Hofma nao viesse com case e não viesse Fishman que é um captador caro, mas bom.

PigO
Veterano
# fev/12
· votar

gostaria de sujestoes de voces....

vendo pela net, gostei muito do crafter bubinga, por videos, e ja vi uma vez um cara tocando nele ao vivo, gostei do som dele, era plugado, claro! Pela net esse ta em torno de 1700-2000!

outro violao que gostei muito, tbm é da crafter, o De7/N, um pouco mais barato mais gostei demais do som dele plugado, tbm vi um cara tocando com ele, esse ta em torno de 1000-1500.

tbm andei olhando uns takamine mais preferi o bubinga da crafter, eu queria mesmo era testar em loja, se achar vou testar, se achar pq por aqui nao é tao facil....entao gostaria de mais opnioes de vcs para violao eletroacustico nessa faixa de preço, nao conheço muito os modelos, pesquisei mais a opiniao e sujestao de quem ja toco no violao é melhor, takamine, eagle, sei la, o que vcs acham que eu deveria comprar nessa faxa de preço??

me dissetam tbm pra fazer em um luthier, aki tem um que falam muito bem dele, mas ele fez um serviço no meu violao que nao gostei entaum nao tenho segunrança pra mandar fazer....

ps: pretendo comprar em loja para testar, pela net nem pensar! rsrs

naidson
Veterano
# fev/12
· votar

WebTiago

olha ate 500 ou 600 reais
tem uma boa susgestao pra mim?

Thallis
Veterano
# mar/12
· votar

Preciso de um violão de aço (preferencia para o modelo FOLK), até os 450 reais...
Andei vendo alguns modelos, gostei muito do HMF 250... Mas na minha cidade não achei nenhum para experimentar...
O que vocês me dizem? Quais seriam outras boas ideias de violão nessa faixa de preço?

WebTiago
Veterano
# mar/12
· votar

naidson
Nessa faixa tenta experimentar os Eagle, Eagle CH70F, Ch889. São os melhores na faixa

WebTiago
Veterano
# mar/12
· votar

Thallis
Procure por Tagima Dallas, é um bom violão nessa faixa de preço.

WebTiago
Veterano
# mar/12 · Editado por: WebTiago
· votar

PigO
Olha amigo, se você gostou do violão, pegue já rsrs! O violão é bonito(menos as florzinhas rsrsrs) brincadeiras a parte.
Tampo: Engelmann Spruce Maciço
Fundo e lados: Bubinga
Escala e ponte: Rosewood
Pìckups: LR Baggs - Uma captação de muita qualidade, concorrente do Fishman.

ps: pretendo comprar em loja para testar, pela net nem pensar! rsrs
Concordo.

PigO
Veterano
# mar/12
· votar

WebTiago

se você gostou do violão, pegue já rsrs!

é o que tenho em mente de fazer... gostei muito, se conseguir em loja intaum pretendo levar esse! se tbm nao tiver nenhum otro pra fazer mudar de ideia...
vlw

Thallis
Veterano
# mar/12
· votar

Giannini gf2m x Tagima Dallas x Hofma HMF 250

O que acham? Eu gostei do giannini e do hofma... E também eu estava a procura de um violão no modelo Folk... Mas vou comprar pela internet, então não teria como eu testar os intrumentos... (aqui na cidade não tem nenhum deles...)

WebTiago
Veterano
# mar/12
· votar

Mas vou comprar pela internet, então não teria como eu testar os intrumentos... (aqui na cidade não tem nenhum deles...)
Amigo, eu nao fazia isso não. Não seria melhor você testar na loja que tem ai na sua cidade, os violoes até 450 reais como você disse? Assim, daria oportunidade de testar antes de levar o violão. Vamos supor que você compre o Hofma HMF 250, blz. Chegou direitinho, mas, não era o que você queria.... O som, saca?

Rvcezar
Veterano
# mar/12
· votar

aviso para quem quer comprar pela internet....

eu tinha achado o hofma 350 lindão... achei por 800 reais na minha cidade... com um case show e captação fishman... o vendedor me recomendou de cara o violão... e deu uma palhinha do bicho... realmente até que saiu um som bem alto e agradável...

pedi para ver o violão na minha mão (hehehehe) nem acreditei...

o braço estava cheio de farpas, com certeza dava para enfiar uma "feupa" na mão... hehehehe e ainda achei um buraco no meio do braço... consegui colocar 1cm de papel lá dentro... de tão grande que era o buraco...

mostrei para o vendedor e ainda perguntei se era esse o tipo de produto de qualidade que ele estava acostumado a vender como produto ideal para o cliente... o vendedor ficou vermelho e falou que deveria ser um defeito do lote.... pegou outro violão e também estava terrível... ele é lindo só nas fotos do site... na loja tinha um cort mr-e que era 200 reais mais barato do que o hofma e ainda o acabamento impecável... quase levei na hora... mas decidi antes dar uma pesquisada poraqui...

a minha dúvida agora fica entre se vale a pena esse cort mr-e por 640 ou um cort cj1f por 800 (se vale o investimento....)

fica a dica...

WebTiago
Veterano
# mar/12
· votar

o braço estava cheio de farpas, com certeza dava para enfiar uma "feupa" na mão... hehehehe e ainda achei um buraco no meio do braço... consegui colocar 1cm de papel lá dentro... de tão grande que era o buraco...

mostrei para o vendedor e ainda perguntei se era esse o tipo de produto de qualidade que ele estava acostumado a vender como produto ideal para o cliente... o vendedor ficou vermelho e falou que deveria ser um defeito do lote.... pegou outro violão e também estava terrível... ele é lindo só nas fotos do site...

Corretissimo amigo, o que sempre acontece na maioria das vezes é isso. Por exemplo, vou comprar um violão na internet, e vejo ele lá bonitão, sem arranhão... Mas quando chega..... Decepção.

Rvcezar
Veterano
# mar/12
· votar

amanhã vou em uma loja catar um CORT pra mim... me cansei de olhar esses hofma aí...

ou a loja recebeu um lote da segunda linha dos hofma ou a coisa tá feia pros hofma... os eagle também não me agradaram muito no som (acabamento impecável)

tinha pensado em um yamaha fx370... mas daí ele fica mais caro do que o cort cj1f e nem tem tampo sólido...

vou no cort que sei que vai durar com certeza mais de 15 anos (meu professor tem um com essa idade)

agora a dúvida é se pego um

CORT MR-E NS (680,00)
ou um
CORT CJ1F NS (800,00)

chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar

Rvcesar

Vou te dar uma dica a respeito de violões aço ou nylon. O ideal para o violão ter uma boa propagação no som, é que ele seja feito com madeiras maciças e violões deste tipo custam caro. Então a opção ideal para nós, pobres músicos amadores, é que o violão tenha pelo menos o tampo maciço.

Tenho um cort cj10x e te digo é um baita violão fica um pouco acima do que tu quer gastar mas te digo é um violão pra vida toda. Regulei e coloquei cordas 0.12 ficou animal o timbre desplugado. A não ser que eu ganhe muita grana e resolva comprar algo melhor, trocaria ele apenas por um violão na faixa de R$8.000,00 pra ter um real ganho em qualidade, pq senão fico com ele.

Um violão com a mesma qualidade do que eu tenho é o cj5x que deve estar na faixa de R$1200,00.

Rvcezar
Veterano
# mar/12
· votar

chris o cj1f não serve???

pq só achei esse aqui em porto alegre por um preço bom à vista...

cj5x ou cj10x não encontro nas lojas daqui... (mal encontro cort... hehehehehe)

só achei esse por 1140

Violão Cort MR710 OV ( fundo Ovankol... que isso??)
captação fishman classic 4t

chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar

Rvcesar

Claro que serve hehehe... Se ele tem tampo sólido já é meio caminho andado. Parece ser um bom violão, o ideal é tu testar eles bastante (CJ1F e MR710) não conheço muito bem a captação de ambos.

Ovankol deve ser o tipo de madeira, se tu olhar bem verá que tem MR710 OV, MR710 F QB, MR710 F SE, MR710 F NS. cada um tem uma madeira diferente. No site da musictech mostra bem isso.

Acho que as maiores diferenças é que um folk e o outro jumbo. O folk tende a ser mais incisivo e agudo que um jumbo mas só ouvindo os dois pra comparar. Testa várias vezes por um bom tempo estes violões em mais de um dia pra amadurecer bem tua percepção e gosto antes da compra.

Rvcezar
Veterano
# mar/12
· votar

muito obrigado pelas dicas chris...

amanhã eu vou visitar algumas lojas (junto com o meu professor, pra ficar mais fácil) e vou dar um jeito de comprar um bom violão... depois eu posto o resultado...

ps: será que é necessário levar também o violão em luthie após a compra?

chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar

Rvcesar

Claro que sim, a regulagem é fundamental pra ti deixar o violão com as cordas mais baixas e com a ação das cordas mais macia, acho que violão aço tem que ter calibre de pelo menos 0.11. Quando comprei meu cort cj10x, comprei um case da gator e cordas elixir 0.12 e mandei regular, ou seja, foi um baita gasto extra mas valeu a pena. O timbre ficou gordo e cristalino.

Qualquer instrumento deve ser regulado após a compra pra adequar ao que o músico necessita e pra corrigir ou melhorar algo fora do lugar ou ainda algo desregulado. Até pq cordas oxidam com o tempo, suor e uso ainda mais em lojas onde todo mundo põe a mão.

Rvcezar
Veterano
# mar/12
· votar

chris... fui com o meu professor hoje procurar um violão...

achamos 4 concorrentes e a ordem de compra ficou mais ou menos assim...

1º lugar - CORT CJ1F - desplugado é muito alto e com bastante grave, médio e agudo (plugado não deu pra testar)
800,00

2º lugar Crafter HDC24eQ - desplugado ele não é tão alto... mas é super equilibrado... típico violão para quem toca mais dedilhado do que outra coisa... pra rock ficou meio fraco... plugado ele apresenta muuuuuito grave... é grave até demais... o que atrapalhou muito o resto.. matou os agudos... tiramos todo o grave do violão e do ampli (marchal) e ainda assim tinha muito grave... pode ser o ampli também... vai saber..(também não vou usar tanto plugado né..)
845,00 vem com uma bag e com um cabo.

3º lugar Takamine EG340C - bem legal, bem equilibrado, lindo, acabamento de primeira... mas o verniz do braço deixa a mão colando um pouco no instrumento... o braço é um pouco mais gordo... e o preço!
1099,00

4º lugar Ibanez que eu não lembro o modelo... mas era lindo e deixava um pouco a desejar nos médios... aaa e tudo trastejava... pq as cordas estavam beeem baixas.... nada que uma boa regulagem não acerte né...
mas ele era beeeem bom de tocar... o braço era ótimo mas ficou em quarto...
940,00

só não comprei o cort cj1f pq meu professor disse que vai dar uma volta em algumas lojas no final de semana e vai testar mais alguma coisa nessa faixa de preço... se ele não achar nada de mais interessante daí compro o CORT.

chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar

Rvcesar

É isso aí, o fundamental pra quem quer um instrumento é tocar e sentir na prática o que ele oferece, teu professor tá certo, tem que pesquisar bem. Se tu almeja som acústico e ele foi superior aos outros vai sem medo, acredito que não existam melhores opções, pois porto alegre não tem muitas opções em termos de instrumentos. Eu mirei nesta mesma escolha, bom som acústico, mas queria um violão que também pudesse usar plugado e com qualidade então o cj10x foi minha escolha.

Este fórum tem muita informação pra aquisição de qualquer instrumento então é sempre bom ler bastante e pequisar aqui pq informação é sempre bom pra nortear nossas decisões. Eu mesmo quando comprei meu, li uns dois tópicos sobre o cj10x pra ajudar a me decidir, inclusive quando comprei ele me baseei no que li por aqui pq as lojas milsons e multisom não tinham este violão aqui pra venda, ou seja, não pude nem testar o dito cujo. Tu já teve esta sorte, hehehe...

BraveYoungMan
Veterano
# mar/12 · Editado por: BraveYoungMan
· votar

Olá galera, infelizmente tive um tópico fechado, peço desculpas.

Parece que aqui é o lugar certo pra quem está com duvidas na compra de um violão..

Procuro algo na faixa de R$ 650,00 (de preferencia mais barato)
Folk ou Jumbo com cutway, cordas de aço.

Importante que a sonoridade acustica seja boa, porque se tiver captação, vou usar pouco.

Pelo que andei pesquisando o Eagle CH 889 é uma boa pedida.

Por favor olhem o tópico que foi fechado ali já possui mais informações:
Esse tópico

Me indicaram um Michael VM925 que não tem o "cutway".
Esses outros ainda não tive a oportunidade de ver, estou com pressa:

js02 da strinberg
hofman hmf250

De noite eu volto e dou uma pesquisada com mais tempo, fico no aguardo das suas opiniões, e sugestões.

Obrigado

WebTiago
Veterano
# mar/12
· votar

estou com pressa:

Desse jeito você nao vai fazer uma boa compra meu amigo! A melhor forma de escolher o violão é testando, com calma, nao teste somente 1 dia e somente uns 10 minutos e já vai comprando... Teste, teste, teste, escolher violão é uma coisa chata e difícil. Então tenha paciência.

WebTiago
Veterano
# mar/12 · Editado por: WebTiago
· votar

BraveYoungMan
Nessa faixa que você citou, dê preferencia para estes: Eagle CH70f, Eagle Ch889 ---> O que você também tinha dito no seu tópico fechado. Certamente esses são os melhores nessa faixa.
Esse Hofma 250 que você citou eu não pegaria, por esses motivos citados do amigo lá em cima:

aviso para quem quer comprar pela internet....

eu tinha achado o hofma 350 lindão... achei por 800 reais na minha cidade... com um case show e captação fishman... o vendedor me recomendou de cara o violão... e deu uma palhinha do bicho... realmente até que saiu um som bem alto e agradável...

pedi para ver o violão na minha mão (hehehehe) nem acreditei...

mostrei para o vendedor e ainda perguntei se era esse o tipo de produto de qualidade que ele estava acostumado a vender como produto ideal para o cliente... o vendedor ficou vermelho e falou que deveria ser um defeito do lote.... pegou outro violão e também estava terrível... ele é lindo só nas fotos do site... na loja tinha um cort mr-e que era 200 reais mais barato do que o hofma e ainda o acabamento impecável... quase levei na hora... mas decidi antes dar uma pesquisada poraqui...

fica a dica...

Fica a dica hehe :D

Dlolz
Veterano
# mar/12
· votar

Eu queria uma ajuda, pretendo comprar um Violão Folk Eletro-acustico mas estou na duvida entre o Tanglewood Eletro-Acústico TW28SL e um Yamaha FX 370C, ambos custando 880 Reais, quais dos 2 tem uma melhor qualidade sonora?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda