【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
ThiagoAmorim
Membro Novato
# nov/17
· votar


Quanto tamanho, dreadnought seria a preferência.
Captação poderia ser pelo menos mediana.
Beleza não é questão predominante.
Com cutway.
Afinador não é importante.
Esse fender (1800) acima tem tampo sólido em spruce, e corpo laminado em mogno, captação fishman formato concert.
Você me indicou o MR710F(2300), mas acabei achando o MR600F que tem praticamente as mesmas características e está custando 1750.
Esse Crafter está acima de 3000, nesse patamar acho que valha mais a pena pegar o Yamaha AC3M que é todo sólido e tem a captação top da Yamaha, SRT2.
Então você ficaria no Yamaha AC1M (2190) ou MR710F(2300)/MR600F (1750).

MisaPereira
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: MisaPereira
· votar


Olá!
Gostaria de uma opinião dos mais veteranos e experientes, já que tenho apenas 16 anos.
Eu toco à mais ou menos 2/3 anos e comecei com um Tagima Dallas e mais tarde ganhei um Tagima Kansas Mahogany, e considero este último um instrumento razoável com um som bacana.
No meu caminhar da música eu estudei, aprendi e exerci, e até acho que poderia ter feito mais e dedicado tempos extras para meu aprendizado.

Contudo, quero trocar de violão no final do ano.
Base de preço em até $3.500,00.
Toco em ensaios, aulas e estudos no modo acústico e elétrico, então preciso de um violão que me atenda corretamente.
Estou analisando à algum tempo e minhas exigências são essas (lembrando que desenvolvo CHORD MELODY e FINGERSTYLE em muitos repertórios):
•Modelo de caixa em Mini-Jumbo (FXC), Médio-folk ou Médio-jumbo ou Médio-Folk, exceto Folk e Flat.
•Tampo em madeira sólida.
•Captação com recursos de amplificação (não citarei quais exatamente desejo pois cada marca impõe sua peculiaridade).

Me interesso muito em Takamines, mas tenho medo da ação e efeito exaustivo das cordas, já que possuem timbres fortes e por isso poderia não surtir o efeito esperado.
Gosto muito do Eagle EMA-663 (especialmente este), Yamaha AC3M e Takamine GN93CE.
O que me dizem do Eagle? Sempre gostei deste modelo, e não quero um violão caríssimo na mesma qualidade do Eagle pois gostaria de montar um SET e comprar novos acessórios para o violão. Nesta ocasião, seria melhor o Eagle e novos equipamentos com o restante do valor. Mas se indicarem um violão realmente superior, é viável investir o dinheiro somente no modelo.
Analisem minha situação, avaliem as possibilidades e os modelos e dêem ideias de novos modelos nesta base de preço.

Grato desde já, MUITO OBRIGADO.

AgMedina
Membro Novato
# nov/17
· votar


Quero aprender a tocar violão, então decidi investir uns 350,00 na compra do instrumento. Queria que vocês me ajudassem na escolha...
Vi algumas possíveis aquisições do Mercado Livre:
Violao Clássico Memphis By Tagima Ac 60
Violão Giannini Nf14
Shelby Sgd 193c Violão Elétr Folk Aço C/ Afi

Sei que não são os melhores violões do mundo, mas considerem que sou iniciante, então eu só quero começar meu aprendizado.
Não ligo se for nylon ou aço. Vou me adaptar.
Podem avaliar esses modelos e sugerir outros que tenham um preço parecido? Eu gosto daqueles que têm afinador... não ligo pra elétrico, n tenho equipamento.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


AgMedina

Não ligo se for nylon ou aço. Vou me adaptar.

É importante decidir isso, pois apesar de serem chamados de violoes, terem o mesmo numero de cordas, e mesma formacao de acordes na escala, ELES nao sao iguais.
Tem tocabilidade diferente.
É muito ruim tocar choro e flamenco num violao de aço.
Assim como é muito ruim tocar pop-rock num nylon.

Decicido isso, fica mais facil dar opcoes até os 350,00 reais.

MisaPereira
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: MisaPereira
· votar


Na opinião de vocês, qual é o melhor? Cort SFX 10 Abr ou Ealgle EMA-663?

AgMedina
Membro Novato
# nov/17
· votar


É importante decidir isso, pois apesar de serem chamados de violoes, terem o mesmo numero de cordas, e mesma formacao de acordes na escala, ELES nao sao iguais.

Ah, cara, mas eu não tô apto a escolher essas coisas ainda. Gosto de todos os estilos, Rock, samba, pop, clássica etc, mas no começo eu devo tocar só Legião mesmo, algo do gênero.
Eu gostaria de aprender algumas do Eric Clapton, como tears in heaven e change the world, Gravity do John Mayer. Blues eu quero muito aprender um dia... acho que o ideal seria de aço, mas como a qualidade do som não é prioridade agora, gostaria de um violão mediano que seja tranquilo para aprender.

AgMedina
Membro Novato
# nov/17
· votar


Eu gostei do Shelby Sgd 193c Violão Elétr Folk Aço C/ Afi. Só não sei se é bom.

fernandotieppo
Membro Novato
# nov/17
· votar


AgMedina

Eu já discordo um pouco do Buja, creio que o ideal para quem está começando a estudar seria com cordas de nylon, do mesmo jeito que também creio que a maneira ideal de aprender é através do método do Henrique Pinto, mas esse sou eu, obviamente.

Já sobre qual violão escolher, nessa faixa de preço a gama de instrumentos é extremamente baixa, eu recomendaria ir numa boa loja e tentar tocar em alguns pra ver qual te agrada, quem sabe até um usado seja mais vantagem do que um novo.

Jota Magaman
Membro Novato
# nov/17
· votar


Amigos, olá. Podem me ajudar com indicações? Vou voltar a fazer apresentações ao vivo e preciso de um bom Violão Nylon, pois atualmente só tenho um Nylon feito por Luthier que não é elétrico, e não quero investir pra microfonar e nem quero botar meu bichinho pra ralar na noite.

1. Montando a planilha

a) Quanto você tem ou pretende gastar?
R: Até R$2000,00

b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
R: Composição e Apresentações Pequenas

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
R: Ainda não os adquiri

d) Qual é o seu nível técnico?
R: Toco as acústicas do Kiko Loureiro sem dificuldades

e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
R: Ser de Nylon
R: Braço Largo (Violão para bases e tenho mãos grandes, já tenho um de Aço e não quero um com braço semelhante) e, preferencialmente, "Chato" (reto na parte de trás do braço), como os Talent da Di Giorgio.
R: Ser Elétrico (Plugável)

Observações que podem influenciar: Sou do Rio de Janeiro, Capital, e sim, considero a possibilidade de um Usado.

fernandotieppo
Membro Novato
# nov/17
· votar


Jota Magaman

Amigo, você está disposto a investir um pouco mais do que 2000? O luthier Samuel Carvalho tem uma linha em sua lutheria de violões mais acessíveis, sendo que um deles é um modelo com amplificação fishman e cutway que está exatamente no valor de R$ 2352,00... nessa faixa até 2500 é disparado o melhor instrumento que você pode encontrar, tenho o modelo TS4 dele que paguei 1600 reais e acusticamente dá de 10 a zero em qualquer violão de série que você encontra por 5-6 mil por ai.

Agora se você realmente não quer investir mais que R$ 2000,00 creio que um dos melhores no mercado hoje nessa faixa de preço é o GC1CE da Takamine.

Jota Magaman
Membro Novato
# nov/17
· votar


fernandotieppo

Amigo, qual exatamente seria esse modelo do Samuel Carvalho e onde eu posso encontrá-lo? O Site dele parece desatualizado, sem preço nem modelos. Pode me ajudar?

fernandotieppo
Membro Novato
# nov/17
· votar


Jota Magaman

Ele possui dois modelos já amplificados, agora não lembro de fato a referência, mas está no site da Carvalho Lutheria (www.carvalholutheria.com.br). Eu posso dizer que com certeza é o melhor violão que você vai encontrar por esse preço, competindo de igual pra igual com violões em série muito mais caros, não é o próprio Samuel que fabrica por inteiro, mas é ele que seleciona a madeira e faz os ajustes finais. Detalhe que esse preço já é com case incluso.

manoelguerra
Membro Novato
# nov/17
· votar


Olá, pessoal. Estou em duvida entre o Hofma HMF250 e o Michael VM925DT ST. Na opinião de vocês, qual o melhor?

DanCastroOfc
Membro Novato
# nov/17
· votar


Já peço desculpa por que sei que ficar respondendo esse tipo de pergunta em meio chato, ja fiz uma pergunta imensa aqui com todos os dados que vc pedem mais tive nem uma resposta.

Minha pergunta é:

Pretendo comprar um Takamine GD11 no final do ano, o que vocês acham dele?
O que me indicão nessa mesma faixa de preço e com essas características (Folk de aço).

fernandotieppo
Membro Novato
# nov/17
· votar


manoelguerra

São dois violões bem similares de marcas já estabilizadas no mercado... você tem como testar ambos? Falando puramente de modelo vs modelo não há um claro vencedor.


DanCastroOfc

É um bom violão, nessa mesma faixa de preço tem o Takamine GD12 também e o Rozini RX320ATN que já tem um tampo maciço, o que dá uma sonoridade superior, sem contar que é de fabricação brasileira.

Torquato Neto
Veterano
# nov/17
· votar


Pessoal,

Estou disposto a comprar um bom violão, na faixa de $800 a $1200 (dolares)... gostaria de pegar um todo sólido, será que nessa faixa eu consigo ? toquei em alguns martin e achei muito confortável ... entre martin e taylor nessa faixa.. sendo solido.. algum modelo ?? ou outra marca ?? muito obrigado pessoal...

fernandotieppo
Membro Novato
# nov/17
· votar


Todo sólido dificilmente você vá encontrar nessa faixa de preço, porém já encontra com tampo sólido, que na realidade é o que mais importa.

Falcon guitar
Membro Novato
# dez/17
· votar


Galera, queria saber a opinião de vocês pra um violão de aço de no máximo RS 700. Busco 2 coisas principalmente: 1 - Som encorpado e bem definido, principalmente plugado. 2 - Conforto e tocabilidade. Quais marcas e modelos vocês indicam?

metal_ofender
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: metal_ofender
· votar


Torquato Neto

Não conheço muito de modelos Martin e Taylor, até porque no Brasil é difícil achar esses violões, e não da pra comparar uma faixa de preço do Brasil com EUA, mas as marcas são do mesmo nível, as melhores !

A diferença ta que, pra mim, Martin tem uma sonoridade única, que só violões Martin tem, é um Estalado diferente, não sei explicar. E como o Fernandotieppo disse, o mais importante é o tampo sólido.

Falcon Guitar


Tente definir o tipo e da uma pesquisada sobre modelos nessa faixa de preço de cada um, uma horinha no mercado livre vc encontra muita coisa, volte aqui com uns 6 modelos que vc gostou que a galera pode te ajudar mais.

Dreadnough/Jumbo/OM? Pelo som encorpado acho que iria ser melhor um Jumbo.

Cutway /No Cutway? Se vc acha que irá usar casas acima do 12º Traste, pegue um com Cutway (Corte), a diferença é que perde um pouco de volume de som (bem pouco)

Captação Você disse que a captação é importante pra vc, tente achar um com captação Fishman (acho difícil nesse orçamento, talvez tenha que investir um pouco mais)

fernandotieppo
Membro Novato
# dez/17
· votar


Falcon guitar

Nessa faixa de preço você provavelmente vai se ater a um Strinberg SA/SD/SF/SJ 20 (ai depende do corpo que você quer) ou um Tagima Dallas. Já a captação, nessa faixa de preço sinceramente não tem muito o que esperar, uma captação boa já sai quase mais caro do que isso, o negócio é ir numa loja de instrumentos e testar todos nessa faixa de preço pra ver o que te agrada mais.

Falcon guitar
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: Falcon guitar
· votar


fernandotieppo e metal_ofender

Nessa faixa de preço você provavelmente vai se ater a um Strinberg SA/SD/SF/SJ 20 (ai depende do corpo que você quer) ou um Tagima Dallas.

Cara, não curto muito o som do Dallas, acho a qualidade do som baixa. Tem que ser um cutway, vou dar uma pesquisada em alguns modelos e posto aqui os que gostei visualmente e pelas caracteristicas ok.

Falcon guitar
Membro Novato
# dez/17
· votar


fernandotieppoe metal_ofender
Dei uma olhada no ML e encontrei esses aqui, o que voces me dizem das características de cada um deles?
1-Hofma Hmf250 Violão Folk Aço
2-Violão Strinberg Folk Elétrico Sd20 Mogno
3-Strinberg Cutway Eletrico Mahogany Fosco Aw58c
4-Violão Elétrico Tagima Dallas Mahogany Cutaway
5-Violao Tagima Kansas Eletrico

PS: Qual a diferença da linha Dallas e Kansas da Tagima?

metal_ofender
Membro Novato
# dez/17
· votar


Tenho o HMF 250, e já tive o Tagima Dallas. São dois bons violões.

O Hofma tem um som bem bacana pelo preço que paguei, na época R$ 480,00, pesquisei e testei bastante violão e entre todos que testei ele era o que tinha melhor som.

Mandei para o Luthier para regular com 0.11 e colocar NUT/PESTANA de osso, ficou com um som muito bom e bem macio.

A Captação não é nenhum fishman, mas quebra o galho, até pq não adianta ter uma captação boa se vc vai tocar num Amplificador de 500 reais...

O Tagima não é ruim, tem um som legal, mas não sentia que era um bom violão para tocar dando porrada ( na época eu participava muito dessas rodinhas de violão).

O Strinberg parece ser da mesma linha dos dois de cima, mas nunca vi ninguém falando sobre, então não vou poder opinar.

Torquato Neto
Veterano
# dez/17 · Editado por: Torquato Neto
· votar


fernandotieppo

Pois é... o violão que eu estava procurando era o 000-15M (todo sólido), porém viajei não encontrei muitos modelos da martin, acabei comprando um de entrada DX1AE que tem o tampo sólido Sitka spruce e é mogno as laterais, tem um bom sustain e o som encorpado, harmônico. Paguei U$ 800 dólares. Estou gostando muito dele, tive que rebaixar rastrilho e nut, pois vem meio alto, deixei 2.5mm ~3.0 mm, ele vem com uns 5.0mm de altura (nao tem dedo que aguente).
link violao DX1AE

metal_ofender

Gosto muito da sonoridade dos martin`s, queria comprar um bom violão e decidi pegar um martin, mas não encontrei o modelo que eu queria. Pra se ter uma ideia, em comparação com os taylor, os mexicanos 114, 214 eles são laminados, só a partir dos 314 que são americanos que tem tampo sólido. o 314 já é U$ 1500, então o martin fica muito na frente, fora q o som acústico deles dão de 10 nos taylor mais simples. A única coisa que achei melhor nos taylor (114, 214, 314 ..) foi a captação, é bem melhor que a fishman que vem no martin (eu particularmente não gosto, fica meio estridente). ai comprei um LR baggs M1a que acho muito foda o som dele. problema resolvido.

Falcon guitar
Cara, com 700 reais fica difícil alcançar os seus requisitos (1 - Som encorpado e bem definido, principalmente plugado. 2 - Conforto e tocabilidade), boa captação somente em violões mais caros, de intermediário para cima, por exemplo tem uns takamine de R$ 2.500 ~ R$ 3.500 que vem com um pre amp tk-40 q é muito bom.
Dos violões baixo custo, gosto muito dos tagima, e entre o Dallas e Kansas que você mencionou, com certeza o kansas tem muito mais som que o dallas, caixa maior, som mais encorpado, porém a captação dele não é boa.
Minha dica campeã... compra o Kansas, regula direitinho de acordo com tua pegada, abaixa as cordas, deixa confortável para tocar (se não souber paga pra alguém, pede a um amigo) e compra encordamento elixir 0.11 phosphor bronze. pronto, vc terá um excelente instrumento com pouco dinheiro.
O violão é uns R$ 550 ~ R$ 600 reais e as cordas uns R$ 130 (a corda é cara mais dura 3x em comparação a qualquer uma).

Eu tenho um kansas com elixir (essas cordas no vídeo tem quase 2 anos de uso, e nao é a phosphor bronze), só que uso o captador lr baggs m1a nele... não sou profissional, toco somente para me divertir mesmo e gosto de gravar algumas musicas em casa, da uma sacada no som para ver se é mais ou menos o que vc quer...



Falcon guitar
Membro Novato
# dez/17
· votar


Torquato Neto
Estou em dúvida entre o Kansas Tagima e o Hofma hmf 250

fernandotieppo
Membro Novato
# dez/17
· votar


Torquato Neto

Fundo e laterais sólidos são desnecessários na realidade, a função da lateral e do fundo é dar uma sustentação firme pra refletir a vibração sonora do tampo, na realidade fundo e laterias laminados/prensados podem acabar dando até uma projeção de som maior que os maciços, grandes construtores renomados mundialmente como Ramirez e Smallman usam laterais e fundo laminados, o Samuel Carvalho também utiliza e gosta muito do resultado.

jupter
Membro Novato
# dez/17
· votar


Galera, estou pensando em comprar um novo violão. Tenho um violão de entrada da Giannini (daqueles sem captação nem nada) e queria ir pra um eletroacústico pra tocar plugado mesmo. Estou entre esses dois instrumentos:

Hofma HFM 250
Yamaha FX310 (usado)

O Yamaha é cerca de 100 mais caro e é usado, porém até que está em boas condições. O Hofma tem o benefício de ser novo...

Pleonasmo
Membro Novato
# dez/17
· votar


jupter
Gosto muito dos Hofmas, são ótimos custo beneficio, mas eu iria de FX310 se ele puder ser testado e estiver em bom estado.

zGabriel Guitar
Membro
# dez/17
· votar


a) Quanto você tem ou pretende gastar?
Maximo 500 R$

b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Apenas aprendizado, vou iniciar.
Quero um violão acústico, tipo nylon, preferencia novo erudito.
c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Tenho nada.
d) Qual é o seu nível técnico?
Vou aprender, então é zero.
e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
Acústico de nylon simples, para aprendizado, com características próximas ao erudito, pois é onde mais vou focar.

fernandotieppo
Membro Novato
# dez/17
· votar


zGabriel Guitar

Amigo, nessa faixa de preço acho que seria muito mais vantagem investir um pouquinho mais e buscar um Rozini RX210 (ou buscar algum desse modelo usado), é indiscutivelmente o melhor que você vai conseguir abaixo de 1000 reais, fabricação brasileira e tampo maciço (o que muito takamine de 1500 mango não tem)... você encontra ele na internet por menos de 650 reais, se você vai focar no violão clássico creio que seria a melhor escolha, abaixo disso não vale o dinheiro gasto na minha opinião.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda